Para Djamila Ribeiro, para pensar em uma solução para certa realidade é necessário tirá-la da invisibilidade. No entanto, no que concerne à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, essa máxima não é verificada, o que configura um grave problema. Nesse contexto, faz-se mister apontar como algumas causas: o legado histórico e a omissão governamental presentes na sociedade brasileira.
Em primeiro plano, é fulcral a análise do legado histórico acerca da permanência dessa problemática. Para Claude Lévi-Strauss, para entender adequadamente as ações coletivas de uma sociedade é preciso interpretar através de eventos históricos. Nesse sentido, é necessário retomar a escravidão feminina nas atividades de trabalho no Brasil, fato que deixa marcas na sociedade desde o século XVI. Esse contexto histórico ainda gera a banalização das tarefas exercidas pelas mulheres, causando a ausência de direitos e o menosprezo desses trabalhos. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure na sociedade brasileira.
Além disso, a omissão governamental possui parte agravante na invisibilidade do trabalho realizado pela mulher, uma vez que a lacuna legislativa ocasiona a irregularidade das atividades exercidas, não assegurando a remuneração devida à essas mulheres. Ocasionando a permanência dessa prática, que tem por consequência a discriminação da mulher no papel de cuidadora. Conforme Locke, as leis devem ser criadas para os homens e não para as leis. Sendo assim, vê-se necessária uma regulamentação para prover o direito à qualidade de trabalho tornando visível o papel dessas mulheres.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo brasileiro, associado ao poder legislativo- responsável pela criação de leis- deve requisitar a criação de uma lei trabalhista que regulamente a atividade laboral exercida pelas mulheres, a fim de proporcionar direitos e dignidade à esse público e diminuir a permanência do problema. Dessa forma, a prática do cuidado exercido pelo grupo feminino será visível, concretizando a máxima de Djamila Ribeiro.
Samoroso1
Creio que houve repetição de algumas palavras.
Mas é a única coisa a se observar nesse texto, ele está realmente incrível.
Vamos la:
C1: 200. Dominas muito bem a gramática.
C2: 200. 100% de coesão, ao meu ver, com o tema.
C3: 160. Não vou dar 200 aqui, porque senti embora muito conteúdo de informação, a organização não tá perfeita.
C4: 160.
C5: 160. Creio que faltou um pouco do “como”, para a proposta de intervenção.
880, ao total
Ficaria entre 840 e 920. Mas, creio eu, que com enormes chances de chegar aos 900+.
Parabéns pelo seu texto!
Temóteo
Repetiu muitas palavras como PARA.
Um dos seus repertórios, vc usou “para Locke” quem é locke? Vc não disse quem é ele, é seu tio, seu pai, seu irmão, seu professor, entendeu, vc precisa dizer quem ele é.
C1 140 ( demonstrar e utilizar o domínio da norma culta referente à língua portuguesa(
C2 200 ( compreender a proposta de redação e respeitar os limites estruturais de um texto dissertativo argumentativo)
C3 160 ( selecionar e organizar argumentos para defende seu ponto de vista)
C4 160 ( entender os mecanismos necessários para a construção de uma argumentação, coesão e coerência)
C5 200 ( elaborar uma proposta de intevecao para o probela supracitado respeitando e valorizando os diretos humanos )
840
Maria@F
Agradeço demais sua correção,porém não é preciso dizer quem é a pessoa citada se for conhecida, valeeeu
Alam28012003
Competência 1: Demonstrar Domínio da Modalidade Escrita Formal da Língua Portuguesa (200 pontos):
Sua redação apresenta um bom domínio da linguagem formal, mas atente-se à coesão e coerência entre as ideias para aprimorar a expressão.
Competência 2: Compreender a Proposta de Redação (200 pontos):
Você compreende claramente a proposta, abordando a invisibilidade do trabalho de cuidado pelas mulheres no Brasil.
Competência 3: Selecionar, Coordenar e Organizar Ideias (150 pontos):
Há uma boa organização geral, mas trabalhe na transição suave entre os parágrafos para melhorar a fluidez do texto.
Competência 4: Demonstrar Conhecimento dos Mecanismos Linguísticos para a Construção da Argumentação (200 pontos):
A argumentação é sólida, mas revise algumas frases para garantir uma conexão mais clara entre as ideias.
Competência 5: Elaborar Proposta de Intervenção para o Problema Abordado (200 pontos):
Sua proposta é pertinente, porém, torne-a mais detalhada e específica, indicando passos práticos para implementação.
Pontuação Total Estimada: 950 pontos.
hugo2007
Ótima redação!
Soube distinguir todas as partes da dissertação e opinar com embasamento. Só uma correção, quando você cita “deve requisitar a criação de uma lei trabalhista que regulamente a atividade laboral exercida pelas mulheres, a fim de proporcionar direitos e dignidade à esse público e diminuir a permanência do problema” na conclusão ficou redudante, já que o trabalho doméstico é amparado em lei no Brasil, todavia alguém precisa estar contratando e assinando a carteira profissional desta pessoa. Ao citar amparo em lei, poderia pontuar o Ministério da Educação para trabalhar tal temáticas nas escolas, já que as crianças e adolescentes são a progressão da sociedade. Para mudar o pensamento dos indíviduos é necessário evoluir no processo de ensino.
Continue praticando e o sucesso é concreto!
Favor corrigir minha redação: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-o-papel-do-estado-e-da-psicologia-na-superlotacao-carceraria-corrija-minha-redacao-que-eu-corrijo-a-sua-de-volta/
scaramig
Oii, eu adorei sua redação e a sua escrita é incrível!
Eu só acho importante notar que nos trechos “Para Djamila Ribeiro, para pensar” e “Para Claude Lévi-Strauss, para entender” seria bom utilizar sinônimos de “para”, alguns poderiam ser:
na opinião de, em relação a, com relação a.
levando em conta, tendo em conta, considerando.
c1: 200
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 120
t: 880
Maria@F
Muuuuito obrigada! Só fiquei com uma dúvida se puder me responder, o que faltou na C5?
AlanJilrst
Oii, eu adorei sua redação e a sua escrita é incrível!
Eu só acho importante notar que nos trechos “Para Djamila Ribeiro, para pensar” e “Para Claude Lévi-Strauss, para entender” seria bom utilizar sinônimos de “para”, alguns poderiam ser:
na opinião de, em relação a, com relação a.
levando em conta, tendo em conta, considerando.
c1: 200
c2: 200
c3: 120
c4: 200
c5: 140
t: 860
nataliabarrossssssss
Oii, eu adorei sua redação e a sua escrita é incrível!
Eu só acho importante notar que nos trechos “Para Djamila Ribeiro, para pensar” e “Para Claude Lévi-Strauss, para entender” seria bom utilizar sinônimos de “para”, alguns poderiam ser:
na opinião de, em relação a, com relação a.
levando em conta, tendo em conta, considerando.
c1: 200
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 120
t: 880