O filme “Radioativo” relata a história da cientista Marie Curie – que foi uma mulher que teve um papel muito importante para a sociedade por conta de seu trabalho. No entanto, o trabalho das mulheres são muito discriminado no mundo atual por conta do gênero feminino. Nesse viés, o Brasil sofre pelo enfrentamento da invisibilidade do trabalho doméstico realizado por mulheres. Sendo assim, é relevante ressaltar a desvalorização do trabalho do cuidado, bem como a disparidade econômica.
Sobretudo, é notório que a desvalorização do trabalho doméstico é um óbice no Brasil. Conforme Hannah Arendt, a palavra feminina, reservada ao espaço de cuidado, não produzia diferença na vida social. Nesse contexto, é evidente que, apesar dessas tarefas serem essenciais para a comunidade, o preconceito, por conta do gênero feminino, é recorrente. Exemplo disso é o fato desse trabalho ser extremamente mal pago. Desse modo, consequentemente, leva a exaustão das cidadães que trabalham sem parar, e, mesmo assim, não ganham o reconhecimento que merecem. Logo, a falta de valorização mostra como Hannah Arendt apresenta a realidade no ambiente de cuidados.
Ademais, a desigualdade econômica é um desafio sofrido pelas brasileiras. Sob essa análise, a maioria das pessoas que fazem tarefas de cuidado são de baixa rendas que precisam de emprego para sobreviverem. Além disso, a salário é baixíssimo, e por isso sofrem preconceito. Segundo o G1, 72% dos indivíduos que fazem trabalho doméstico são mulheres que recebem apenas o salário mínimo. Desse modo, a consequência disso é a falta de condições básicas para as trabalhadores que precisam de emprego. Exemplo disso é a exaustão que ocorre por muitas horas fazendo os afazeres para depois não receberem o necessário em troca Assim, a disparidade socioeconômico é visível no setor doméstico.
Portanto, para o enfrentamento de invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é relevante que haja a valorização das tarefas domésticas e um trabalho melhor remunerado para que seja suprido as necessidades básicas. Dessa forma, cabe ao Ministério das Mulheres, orgão responsável por garantir a igualdade social entre homens e mulheres, fazer companhas sobre um trabalho melhor remunerado e com maior reconhecimento, por meio de impotos – que já são cobrados para a sociedade -a fim de visibilizar o trabalho de cuidado. Condui-se, assim, que as mulheres serão mais valorizadas nos trabalhos da mesma forma que no filme “Radioativo” inspirado na Marie Curie.
Temóteo
C1 160
C2 200
C3 200
C4 160
C5 200
Total 920
O ultimo período do d2 fala praticamente a mesma coisa que foi dita no final do d1, portanto, faltou uma coerência para não repetir ideias que já foram supracitadas, outrossim teve partes que apresentou uma ambiguidade, já que vc falou como se apenas o grupo feminino (em parte) fosse debilitado economicamente, isso foi ruim para o seu texto. Mas a introdução foi muito boa, especialmente com seu repertório, mas faltou o repertório no d1.
Maria@F
No parágrafo 2 tente deixar mais claro o porque o trabalho é desvalorizado. Tu disse que é por conta do preconceito contra as mulheres
Mas porque existe esse preconceito? não ficou claro
Parágrafo 3- Faltou repertório
Tem alguns erros de palavras mas acho que foi ao digitar, por exemplo a palavra ”Cidadães”
Erros de pontuação : Vírgulas e ausência de alguns pontos
Tente usar a palavra ”Exercem tarefas de cuidado” é melhor do que : fazem tarefas de cuidado
Repetições nos 2 parágrafos de argumentação : ”Desse modo”, ”além disso”, tente substituir essas palavras
Na intervenção :
AGENTE ok
AÇÃO ( o que vai fazer ?) OK
COMO vai fazer ? OK
DETALHAMENTO OK
POR MEIO do que? OK
Na frase final ”Inspirado na Marie Curie” Tente escrever ”Inspirado EM Marie Curie”
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4 : 160
C5: 200
T: 840
PARABÉNS !