Ao afirmar em sua célebre canção ” O tempo não para ” o poeta Cazuza faz uma comparação do presente e passado. De fato ele estava certo, pois, o uso excessivo da tecnologia abrange problemas intelectuais na sociedade. Entretanto é válido ressaltar a tecnologia no comércio medicinal. Todavia os aparelhos eletrônicos é prejudicial na saúde mental e física do indivíduo. Diante isso, a revolução no meio medicinal tem como consequência a influência dos meios tecnológicos, seja por colaborar em descobertas de doenças, seja no desenvolvimento de medicações e na cura de pacientes. Nesse ínterim é indubitável mencionar a Constituição Federal onde preza pela saúde do cidadão no artigo 196, todavia, a tecnologia engloba inteiramente no artigo por ter seu lado negativo e positivo. Nesse viés, desencadeia danos a saúde mental, física e atividades intelectuais na vida do cidadão, causando a “demência digital”. Na contemporaneidade esse “vício” toma proporções que gera diversos transtornos especialmente em adolescentes,, o uso indevido pode levar a pessoa a desenvolver doenças como depressão, ansiedade e problemas visuais pelo excesso de telas. Entretanto essa “demência” tem ligação com o cyberbullyng um crime praticado em redes sociais onde o infrator é raramente punido. Portanto, a necessidade de projetos criados pelas forças judiciais e comunidades, para que possam desvincularem a sociedade do uso excessivo da tecnologia e aparelhos eletrônicos devem ser tomadas, para que os brasileiros socializem no cotidiano
victorEmmanuel
Apenas um amante de redações aqui.
—- Introdução:
+ ” Ao afirmar em sua célebre canção ” O tempo não para ” o poeta Cazuza faz uma comparação do presente e passado. De fato ele estava certo, pois, o uso excessivo da tecnologia abrange problemas intelectuais na sociedade. Entretanto é válido ressaltar a tecnologia no comércio medicinal. Todavia os aparelhos eletrônicos é prejudicial na saúde mental e física do indivíduo. ”
Adendos: Olha, o tema é sobre os desafios para o enfrentamento da demência social no Brasil. É muito importante entender o tema como um todo e o vincular ao repertório. Pelo que vi, voce começa abordando os impactos da tecnologia para a saúde mental, o problema é que você não vincula o seu repertório ao problema, deixando complicado para quem não leu o livro entender o que você quer dizer com “o poeta Cazuza faz uma comparação do presente e passado”; que presente? que passado? como isso está relacionado ao prejuízo e benefício datecnologia para a saúde mental. Seu texto todo deve ser uma unidade, não um conjunto de fragmentos isolado em um sistema.
+ ” De fato ele estava certo, pois, o uso excessivo da tecnologia abrange problemas intelectuais na sociedade. Entretanto é válido ressaltar a tecnologia no comércio medicinal. Todavia os aparelhos eletrônicos é prejudicial na saúde mental e física do indivíduo. ”
Adendos: Muito confusa essa parte, pois eu precisei voltar para ler ela. Eu entendo que você aborda um ponto positivo e um ponto negativo da tecnologia. Uma dica: evite isso e trabalhe com causa e consequência ou causa e causa; considero mais seguras. Uma coisa que me incomoda muito é o fato de você ter usado apenas a tecnologia como desafio, deixando o texto muito restrito. Eu até entendo que você queria dizer, mas precisei voltar para ler, o que significa qeu você não se expressou de maneira clara e concisa.
—- D1:
+ ” Diante isso, a revolução no meio medicinal tem como consequência a influência dos meios tecnológicos, seja por colaborar em descobertas de doenças, seja no desenvolvimento de medicações e na cura de pacientes. Nesse ínterim é indubitável mencionar a Constituição Federal onde preza pela saúde do cidadão no artigo 196, todavia, a tecnologia engloba inteiramente no artigo por ter seu lado negativo e positivo. ”
Adendos: Você não está vinculando seus argumentos com o tema; quase como se estivesse falando de algo completamente diferente do assunto proposto. Como a revolução no meio medicinal por conta das tecnologias está vinculada aos problemas de saúde mental?
—— D2:
+ “Nesse viés, desencadeia danos a saúde mental, física e atividades intelectuais na vida do cidadão, causando a “demência digital”. Na contemporaneidade esse “vício” toma proporções que gera diversos transtornos especialmente em adolescentes,, o uso indevido pode levar a pessoa a desenvolver doenças como depressão, ansiedade e problemas visuais pelo excesso de telas. Entretanto essa “demência” tem ligação com o cyberbullyng um crime praticado em redes sociais onde o infrator é raramente punido. ”
Adendos: Olha, o Nesse sentido foi usado de forma errada aqui, pois, anteriormente, você estava citando um ponto positivo da tecnologia, agora está citando um negativo, então o “nesse viés” não foi bem utilizado.
—- Conclusão:
+ “Portanto, a necessidade de projetos criados pelas forças judiciais e comunidades, para que possam desvincularem a sociedade do uso excessivo da tecnologia e aparelhos eletrônicos devem ser tomadas, para que os brasileiros socializem no cotidiano”
Adendos: Identifico o agente, ação, finalidade. Meio e detalhamento eu não identifiquei. Outra coisa que me incomodou, a conclusão não tem relação com o tema e não apresenta proposta de intervenção que esteja relacionado com os problemas mentais. A conclusão parece ser de um tema tipo: “Os desafios da socialização advindos da cibercultura”.
Jadson_Butzk
Olá JulianaCaetano0, tentarei complementar, por parágrafos, o que o Alam Andrade Saantos Filho Martins Saantos Filho Martins já esclareceu.
Pelo contato que tive com a sua redação, percebo que estás no início dessa fase de aprendizado. Mas garanto que, atentando-se instruções, lendo ativamente, corrigindo os erros e escrevendo periodicamente, não levará muito tempo para chegar a uma redação +900.
Quero ressaltar a você que, logo na primeira frase, a clareza das ideias apresenta-se fragilizada. E ao desenrolar da redação, noto que isso acontece na totalidade do texto. Perceba que existem frases que terminam sem um fim e, consequentemente, falta muitas vezes coesão entre as frases.
Outra coisa, que dá pra notar é o tamanho das frases, que é pequeno. Mas para corrigir isso, basta fazer leituras variadas. Elas lhe darão noção de como desenvolver melhor as suas ideias no papel.
Além disso, existem vários detalhes gramaticais que é bom atentar-se como, por exemplo, o uso da vírgula – essencial para uma leitura fluida.
Sobre a proposta de intervenção (último parágrafo), procure apresentar detalhadamente: o que deve ser feito para mitigar a problemática abordada no texto; quem deve fazer; de que maneira pode ser feito; e com qual finalidade. Não precisa ser nessa ordem, mas precisa ter clareza em cada um desses fatores determinantes.
Bom, espero ter contribuído. Bons estudos!
Alam Andrade Saantos Filho Martins
Vamos atribuir uma nota a cada competência e calcular a média para obter a nota final:
Competência 1: 80 (alguns deslizes na norma culta, mas compreensível)
Competência 2: 60 (falta de desenvolvimento completo do tema)
Competência 3: 70 (as informações estão presentes, mas a organização poderia ser melhor)
Competência 4: 75 (alguns problemas de coesão, mas a argumentação é razoavelmente clara)
Competência 5: 65 (a proposta de intervenção precisa ser mais detalhada e eficaz)
A média dessas notas é (80 + 60 + 70 + 75 + 65) / 5 = 70.
Portanto, a nota final seria aproximadamente 70.
Aqui estão algumas correções e ajustes na redação, com base nas competências do Enem:
—
**Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita**
– Troque “faz uma comparação” por “faz uma comparação entre”.
– Troque “De fato ele estava certo, pois,” por “De fato, ele estava certo, pois”.
– Troque “Entretanto é válido ressaltar a tecnologia no comércio medicinal.” por “Entretanto, é válido ressaltar a importância da tecnologia no campo medicinal.”
– Troque “Todavia os aparelhos eletrônicos é prejudicial” por “Entretanto, os aparelhos eletrônicos são prejudiciais”.
– Troque “Diante isso” por “Diante disso”.
– No trecho “Nesse ínterim é indubitável mencionar a Constituição Federal onde preza pela saúde do cidadão no artigo 196, todavia, a tecnologia engloba inteiramente no artigo por ter seu lado negativo e positivo.”, há uma falta de clareza. Sugiro reformular para algo como: “Nesse sentido, é relevante mencionar que a Constituição Federal, em seu artigo 196, preza pela saúde do cidadão, mas é necessário considerar que a tecnologia possui aspectos tanto positivos quanto negativos.”
**Competência 2: Compreender a proposta da redação**
– Certifique-se de que está abordando completamente o tema proposto. No caso, a relação entre tecnologia e saúde.
**Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista**
– As informações apresentadas precisam estar mais organizadas e conectadas para fortalecer a argumentação.
**Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação**
– A expressão “esse ‘vício’ toma proporções que gera diversos transtornos especialmente em adolescentes,” pode ser reescrita para maior clareza: “esse ‘vício’ cresce e causa diversos transtornos, especialmente entre os adolescentes”.
– Troque “Entretanto essa ‘demência’ tem ligação com o cyberbullyng um crime praticado em redes sociais onde o infrator é raramente punido.” por “No entanto, essa ‘demência’ está ligada ao cyberbullying, um crime cometido nas redes sociais onde os infratores raramente são punidos.”
**Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos**
– A proposta de intervenção precisa ser mais clara e detalhada. Sugiro adicionar como essa proposta será implementada e quais resultados espera-se alcançar.
**Nota final e observações**
Após as correções sugeridas, a redação apresenta uma melhoria na clareza e na organização das ideias. No entanto, para uma nota mais alta, é importante desenvolver melhor a argumentação, conectar os pontos de forma mais coesa e elaborar uma proposta de intervenção mais detalhada e eficaz.