O desenvolvimento sustentável caracteriza-se em ser uma prática que busca o equilíbrio entre a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a equidade social, com o intuito de permitir uma qualidade de vida nas gerações presentes e futuras. Entretanto, essa prática enfrenta diversos desafios, principalmente no que tange o recorte histórico, em que as cidades surgiram sem devido planejamento, além da falta de visão das empresas privadas acerca da corresponsabilidade que possuem com o meio ambiente e a sociedade como um todo. Desse modo, urge pensar em medidas para que esses desafios sejam minimizados e o desenvolvimento sustentável possa ser uma realidade brasileira.
Partindo desse pressuposto, é notório que essa problemática tem um caráter histórico no Brasil. Nesse sentido, o surgimento e o posterior crescimento das cidades brasileiras deu-se de forma desorganizada e desenfreada, o que é visualizado no hodierno, em que não há infraestrutura inteligente na urge. Sob essa análise, nota-se, portanto, que existe uma dificuldade de manter uma sustentabilidade nas construções, dado que irá constantemente possuir a necessidade de fazer mais moradias ou modificações estruturais nas cidades. Dessa maneira, há a geração não somente de um custo financeiro elevado como também, sobretudo, ambiental, pois esse setor consome muitos recursos naturais em todas as suas fases, desde a retirada da matéria-prima necessária à construção em si.
Diante desse cenário, a ausência de visão das empresas privadas a respeito da corresponsabilidade que possuem é um outro grande desafio para o desenvolvimento sustentável. Sob essa perspectiva, o livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, retrata uma sociedade a qual foi acometida por uma cegueira branca, o que tornou todos cegos perante os acontecimentos sociais, sendo individualistas e, portanto, com ações que beneficiavam somente a si. Nessa análise, as empresas privadas portam-se como portadoras da cegueira branca de Saramago, dado que possuem atitudes maléficas para o meio ambiente e para as sociedades presentes e futuras, em prol de um crescimento econômico individual, o que demonstra que elas ignoram a sua grande corresponsabilidade com os problemas ambientais, já que não buscam desenvolver de maneira sustentável.
Destarte, é imprescindível que o Tribunal de Contas da União em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente – uma vez que são os órgãos responsáveis por cuidar das finanças e de todos os setores que envolvem o ambiental, respectivamente – fomentem concessões fiscais aquelas empresas que, de forma efetiva, possuírem práticas sustentáveis, além de uma elevação de impostos a outras que não adotarem esse tipo de atuação. Assim, é necessário que haja fiscalizações, feitas pelo Ministério do Meio Ambiente, dentro das empresas, para que seja mais bem visualizado a efetivação dessas práticas. Tudo isso a fim de que essas grandes corporações deixem de possuir a cegueira branca e que o desenvolvimento sustentável possa ser cada vez mais presente na sociedade brasileira e, com isso, a qualidade de vida nas gerações seja garantida.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
Introdução –
Você introduz bem o tema mas há trechos e informações que podem ser resumidos para que não fique muito longa.
Desenvolvimento 1 –
Parágrafo muito bem escrito, ótimos argumentos. No entanto, falta repertório, falta alguma área do conhecimento à parte para complementar sua argumentação.
Desenvolvimento 2-
Esse parágrafo ficou bem melhor que o outro, justamente por estar bem contextualizado com um repertório e tem uma apresentação excelente.
Conclusão –
Há uma síntese de ideias e uma boa proposta de intervenção, mas tome cuidado porque informações demais também atrapalham, então seja concisa e escreva apenas o necessário.
C1 – 180
C2 – 160
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 200
brunalismo
Olá! Estou no rumo dos concursos, mas seja qual for o seu seguimento, irei corrigir conforme o que sei de maneira que ajude. Não sou especialista.
//INTRODUÇÃO\\
-A sua explicação mediante ao termo Desenvolvimento Sustentável é muito esclarecedor. Ainda mais por ser algo amplo. Porém, para quem pouco conhece se tornou claro.
-Sua introdução está bem redigida e não encontro erros ortográficos.
//DESENVOLVIMENTO\\
-Percebo que ao decorrer de seus desenvolvimentos, 1 e 2, poderia ser mais objetivo. Os 2 parágrafos ficaram longos e fica parcialmente cansativo para leitura. No entanto, gosto da sua organização de ideias.
-Usar dados no desenvolvimento ajudaria na sua contextualização e ficaria bem sob às vistas do leitor. Geralmente, dados estatísticos demonstram maior objetividade textual.
//CONCLUSÃO\\
-Sem dúvidas, o melhor parágrafo do seu textuo e de todo o site até agora. Expôs bem as soluções e a atribuição de cada órgão. Conseguiu citar muito bem a referência do livro, após citá-la no desenvolvimento. Avante!