Iniciante

Desafios para o combate da alienação parental

  • 0

É de conhecimento geral, que a alienação parental é uma questão muito presente no Brasil, todavia merece ser debatido. Sobretudo, esse processo é gerado quando um familiar afasta uma criança ou adolescente do convívio com outro parente, por questões pessoais, o que é desagradável. Esse viés pode proporcionar confusão interna à mente dos pequenos, caso não seja bem tratado.

Antes de mais nada, é correto afirmar que essa problemática decorre pelo atrito familiar, ou seja, quando há desentendido entre os genitores da criança. Segundo a Revista Exame, isso ocorre quando há divórcio entre o casal, e em casos de traição se agrava. Sob essa questão, é comum a presença de chantagem, manipulação e mentira contada, a fim de que ocorra um afastamento entre filho e seu mentor, no entanto, visitas são impedidas. Por conseguinte, a vida do menor de idade se torna uma confusão.

Vale ressaltar a forte consequência que essas falhas acarretam : insegurança, depressão, culpa e o medo para o jovem submetido a esse “castigo”, isto é, a difamação entre seus criadores, ocasionando complicações ao seu entendimento. Por essa analogia, a Psicóloga brasileira Marisa Lobo aponta que o mais importante após uma quebra no casamento entre indivíduos, a saúde mental da criança deve ser priorizada. Nesse sentido, ela não estava errada, visto que no Brasil, se vê muita manipulação e menos preocupação para a sociedade infanto-juvenil.

Portanto, para o extermínio da alienação parental é necessário fortes medidas para que não haja mais sofrimento com a partida da União de seus criadores entre jovens brasileiros. Cabe o Governo em conjunto com o Estatuto da Criança e do Adolescente na criação de propagandas, o que mais circula no meio televisivo, por meio de emissoras já existentes (Globo, SBT e Record) com o intuito de informar a população e emitir um alerta na saúde mental infantil e juvenil, para dessa forma ser priorizada.

Compartilhar

3 Correções

  1. Uau!!! Que redação exemplar! Meus parabéns.
    A sua distribuição de parágrafos e pontuação no decorrer do texto está excelente. Gostei muito do seu enriquecimento do vocabulário, vou até aderir algumas palavras kkkk, mas no todo, meus parabéns, certeeezaaaa que com uma redação dessa você conseguirá excelente nota.

    • 2
  2. *Sua introdução ficou muito boa, clara e direta. Mas você disse “É de conhecimento geral, que a alienação parental é uma questão muito presente no Brasil, todavia merece ser debatido.” o que fica confuso pois se esse mal é de conhecimento geral e presente no Brasil , logo ele merece ser combatido. Uma conjunção conclusiva ao invés de uma que indique adversão seria mais adequada.
    *No segundo parágrafo você cometeu o mesmo erro que no primeiro, usando a conjunção adversativa “no entanto” ao invés de uma conclusiva. Você disse “quando há desentendido” ao invés de “quando há desentendimentos” Seus argumentos são bons, mas eu acharia melhor se você desse mais ênfase em como isso acarreta na vida da criança. Seu argumento “Sobretudo, esse processo é gerado quando um familiar afasta uma criança ou adolescente do convívio com outro parente, por questões pessoais, o que é desagradável.” da a entender que você vai priorizar o como isso é desagradável e não explicar mais ainda o que é a alienação parental.
    *Lendo seu terceiro parágrafo percebi que sua redação está um pouco redundante. Sua introdução da a entender que você vai falar como que essa situação é desagradável, seja para a criança ou para os que estão envolvidos. E que depois você vai desenvolver os impactos que isso causa na criança. Eu entendo que são argumentos parecidos, mas diferentes, porém algum corretor pode entender que você só defendeu sua tese com uma só alegação. Fora isso seu segundo parágrafo de desenvolvimento ficou ótimo.
    *Tome cuidado com palavras muito pesadas como extermínio. Nesse caso não vejo problema já que você se posicionou de forma negativa em relação a problemática, mas são pessoas que corrigem as redações de concursos e esse tipo de palavra, muito forte, pode causar desconforto. Sua proposta de intervenção ficou muito boa e o fato de você sair do clichê de citar apenas o governo foi perfeito. Porém você só falar de propagandas na TV ainda é um jeito preguiçoso. O jeito que você deu essa proposta ficou muito bom e enriquece mais sua redação, mas algo mais criativo como palestras, ou acompanhamento pedagógico, ou direcionamento e verbas para isso seria melhor.
    *Considerações finais: sua redação ficou ótima, o jeito que você defendeu sua tese ficou muito bom também, mas preste um pouco mais de atenção na sua escolha de palavras. Boa sorte!

    • 1
  3. Olá, Luise!
    Sua redação ao todo está perfeita, achei ótimo os dados apresentados, apresentando também a opinião da psicóloga, isso mostra que você está por dentro do assunto, concluindo também com uma resolução para o caso, assim pedido nas normas do enem.
    Porém o cuidado seria mais em torno do formato do texto, cuidando assim as margens e seus pontos e vírgulas, fora estes detalhes o texto tá perfeito.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.