DESAFIOS PARA O COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL-REESCRITA

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O livro A metamorfose,de Franz Kafka,narra a história do jovem Gregor Sansa que ,após ser transformado repentinamente em inseto,é rejeitado por toda a sociedade,incluindo sua própria família.Fora da ficção,no Brasil hodierno ,milhões de pessoas também são excluídos do “status quo “da sociedade diante do grave problema da desigualdade social,que ocorre tanto pela falta de oportunidade dada à maioria da população, quanto pelo histórico concentrador do país.Esse cenário absurdo atravanca o desenvolvimento socioeconômico da nação .
Mormente,a educação é um importante ferramenta de ascensão social,entretanto configura- se como um privilégio de poucos, que têm condição de pagar boas escolas,enquanto que a maioria da população tem acesso a péssimas instituições ,e,no futuro,certamente não terá oportunidades de encontrar um bom emprego,que a possibilite uma melhoria nas condições de vida.Dessa forma, as desigualdades são perpetuadas ,o que torna a sociedade estamental-com mínimas condições de mudança de classe-como na Roma Antiga.
Ademais,durante o segundo reinado ,foi aprovada a Lei de Terras, que somente permitia a posse de terras através da compra.Essa nova regra contribuiu de forma significativa para a concentração fundiária nas mãos de poucos,e consequente submissão da maioria a esse pequeno grupo privilegiado.Assim,é perceptivel um estado de anomia -desordem na sociedade-visto que a população mais pobre trabalha excessivamente nos meios de produção de ricos empresários ,e o salário recebido ,é muito abaixo do necessário para suprir as necessidades básicas de sua familia-lazer,alimentação .
Destarte,é necessário que o Estado possibilite à população mais oportunidades de melhoria nas condições de vida,por meio do Ministério da Educação ,que deve oferecer aos estudantes da rede pública ,um ensino de qualidade,semelhante à rede privada,que possibilite a equidade nos níveis de conhecimento desses alunos,a fim de permitir que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades e diminuir a mácula da desigualdade social no país .Cabe ainda a essa instituição de poder,garantir que o direito dos trabalhadores seja cumprido,através de gratificações às empresas que tratem com dignidade seus funcionários, por exemplo,a fim de que todos sejam respeitados e incluídos na sociedade,diferente do ocorrido com Gregor,no livro de Kafka.

Se possivel,atribuam notas segundo as competências do Enem,por favor

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3 Correções

  1. Há uma ideia geral na sua introdução, a exclusão e a desigualdade social. Há, também, uma referência indireta ao livro A Metamorfose, de Franz Kafka. Em continuação, no segundo parágrafo, há outra ideia principal que se liga confortavelmente com a ideia geral do primeiro parágrafo, os meios de educação como uma forma de melhoria de vida.
    Já no terceiro parágrafo, há uma citação histórica sobre a Lei de Terras, onde a propriedade privada no Brasil passou a ter uma regulamentação, fator que contribuiu para desnível social das famílias. Assim, você fechou os parágrafos de desenvolvimento.
    Já na conclusão, há a ideia central de que o Estado deve intervir na melhoria das condições de vida por meio do Ministério da Educação, que deve oferecer um ensino publico de qualidade para todos e assegurar direitos dos trabalhadores.
    De início, você cita o livro A Metamorfose e contextualiza ao tema de desigualdade social. Eu não tenho campo de fala sobre, já que não conheço essa história. Mas, interpretando sua fala, eu levaria essa citação para uma discussão sobre discriminação do ser, por exemplo.
    No segundo parágrafo, você fala sobre a educação ser uma ferramenta importante na ascensão social. Eu trocaria “ascensão social” por “mobilidade social”, ambos os termos preservam o mesmo significado, mas, na minha opinião, “mobilidade social” soa menos individualista.
    Outra, a rede publica de ensino no Brasil deve ser algo a ser defendido com unhas e dentes, e não taxado como “péssimas instituições”. O desejo da mudança no cenário educacional começa com o reconhecimento do que temos de bom para que então possamos entender o que não está indo bem. A construção de um bom argumento começa na exposição do lado bom e do lado ruim do tema escrito. Por mais que seu argumento de que “não terá oportunidades de encontrar um bom emprego que possibilite melhoria de vida” seja forte, mostre os pontos positivos e negativos. Mostre que tem algo errado sim, mas também mostre uma esperança.
    Melhoria nas condições de vida de um indivíduo é uma ideia muito ampla e pode vir de vários caminhos diferentes, não só através do Ministério da Educação. Portanto, sua fala não está completamente errada, apenas mal colocada.
    Um ponto muito importante na construção de uma proposta de intervenção é a viabilidade dessa solução. Sua proposta final apresenta falha numa possível execução, já que sai do contexto educacional a responsabilidade de assegurar direitos e deveres dos trabalhadores.
    Um texto dissertativo-argumentativo pode ser divido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Seu texto atende essa estrutura, embora necessite de um cuidado especial na pontuação, pausas e continuidade de raciocínio.
    E muito importante, é necessário que tenha um cuidado na hora esquematizar suas ideias. Desigualdade social, educação para todos, capitalismo e direitos dos trabalhadores são pontos do seu texto e eles estão interligados sim. Mas nunca esqueça de nunca perder o foco do assunto, que, nesse caso, é a desigualdade social. Poderia buscar uma nova maneira de finalizar sua conclusão, focando, explicitamente, na luta de classes.
    Continue, estamos juntos!
    Abraço. :)

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  2. Olá, boa noite!!
    Sua redação está boa, com plena demonstração, na introdução, da tese e dos temas que vieram a ser trabalhados nos D1 e D2. Estes foram consistentes, contudo gostaria de dar-lhe um conselho, pesquise sobre elementos coesivos de adição, oposição, finalidade, para que, assim, possa transmita uma maior ideia de linearidade. Na conclusão foi ótimo com uma proposta de acordo ao exigido e com a retomada de sua citação feita no início para fechar a redação.

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  3. Oi. Não sou uma corretora profissional, porém há uma falta de conectivos e informações no seu texto. Ex: quando você fala do “segundo reinado” de onde se refere? Brasil? Roma? Essas são informações importantes a se colocar em uma redação, pois quanto maior sua precisão em suas informações mais você impressionaram os corretores do enem. Fora isso sua linguagem está dentro dos padrões do pedido. Parabéns

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