DESAFIOS PARA O COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

  • 1

O livro A metamorfose,de Franz Kafka,narra a história do jovem Gregor Sansa que ,após ser transformado repentinamente em inseto,é rejeitado e excluído por toda a sociedade,incluindo sua própria família.Fora da ficção,no Brasil hodierno ,milhões de pessoas também são excluídas do “status quo “da sociedade diante do grave problema da desigualdade social,que ocorre tanto pela falta de oportunidade dada à maioria da população, quanto pelo histórico concentrador do país.Esse cenário absurdo atravanca o desenvolvimento socioeconômico da nação .
Mormente,a educação é um importante ferramenta de ascensão social,entretanto configura se como um privilégio de poucos, que têm condição de pagar boas escolas,enquanto que a maioria da população tem acesso a péssimas escolas,e,no futuro,certamente não terá oportunidades de encontrar um bom emprego,que a possibilite uma melhoria nas condições de vida.Dessa forma, as desigualdades são perpetuadas ,o que torna a sociedade estamental-com mínimas condições de mudança de classe-como na Roma Antiga.
Ademais,durante o segundo reinado foi aprovada a Lei de Terras que somente permitia a posse de terras através da compra.Essa nova regra contribuiu de forma significativa para a concentração de terras nas mãos de poucos,e consequente submissão da maioria a esse pequeno grupo privilegiado.Assim,é perceptivel um estado de anomia -desordem na sociedade-visto que a população mais pobre trabalha excessivamente nos meios de produção de ricos empresários ,e o que ganha,mal dá para suprir as necessidades básicas de sua familia-lazer,alimentação, saúde.
Destarte,é necessário que o Estado possibilite à população mais oportunidades de melhoria nas condições de vida,por meio do Ministério da Educação ,que deve oferecer aos estudantes da rede pública ,um ensino de qualidade,semelhante à rede privada,que possibilite a equidade nos níveis de conhecimento desses alunos,a fim de permitir que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades e diminuir a mácula da desigualdade social no país .Cabe ainda a essa instituição de poder,garantir que o direito dos trabalhadores seja cumprido,através de gratificações às empresas que tratem com dignidade seus funcionários, por exemplo,a fim de que todos sejam respeitados e incluídos na sociedade,diferente do ocorrido com Gregor,no livro de Kafka.

Compartilhar

3 Correções

  1. Heyyy, boa noite! Vou só apontar algumas besteirinhas que notei
    GERAL:
    -tipo, não vai afetar quando você escrever a redação, mas quando digitar, para a melhora na leitura, use espaço após as vírgulas :) só uma questão estética mesmo;
    -adorei o uso bem certinho dos conectivos, vou até adotar alguns, só senti falta de um no último período da introdução, esse é ESSENCIAL para sua tese.
    INTRODUÇÃO:
    -ótima estrutura, com uso de conectivos (só faltou o da tese) e uma perfeita organização (REPERTÓRIO (ESTRATÉGIA DE ABERTURA) + PROBLEMATIZAÇÃO + TESE) perfeitooo
    -adorei a alusão ao livro
    DESENVOLVIMENTO 1:
    -eu sugiro que você deixe o tópico frasal como: “Mormente, vale ressaltar que a educação é um importante ferramenta de ascensão social.”
    -continuaria assim (AMPLIAÇÃO): Entretanto, essa oportunidade (só para retomar o que foi dito na introdução)…
    -configura-se*
    -para evitar a repetição de escolas, use: que possuem (mais formal) condição de pagar boas escolas, enquanto que a maioria da população tem acesso à (craseado por que a próxima palavra é feminina) outras péssimas.
    -após “bom emprego” não deve haver vírgula;
    DESENVOLVIMENTO 2:
    -após “durante o segundo reinado” deve ter vírgula;
    -“Ademais,durante o segundo reinado, foi aprovada a Lei de Terras, que somente permitia a posse destas (para não repetir terras) através da compra.”
    -evitar repetição de terras;
    -coloque quem propôs o termo anomia: anomia – desordem na sociedade, segundo Émile Durkheim -,(deve usar a vírgula dps);
    -“e o que ganha,mal dá para suprir as necessidades básicas de sua familia(precisa do acento)-lazer,alimentação, saúde.” está muito coloquial, sugiro assim: Ganhando uma renda muito abaixo da necessária para a garantia de um bem-estar familiar.
    CONCLUSÃO:
    -evite o queísmo (muito uso de que’s);
    -após rede pública não deve ter vírgula
    -como esse ensino de qualidade vai ser feito? detalhe mais;
    -possui uma solução para cada causa, porém , no ENEM, você só precisa pra uma delas, mas assim tbm não tá errado;
    -Muito boa a finalização, retomando o repertório inicial
    Gostei muito da redação, hein! Continue praticando! E lembre-se: Bem feito é melhor que perfeito! Qualquer dúvida, pode chamar. beijoooo <3

    • 2
  2. Olá, sua redação está boa!
    Porém, alguns pontos podem melhorar. Vou corrigir por competências do ENEM, afim de ajuda-lo.
    C1 – 120 (Alguns erros gramaticais persistentes, destaco o uso indevido da vírgula).
    C2- 160 (Mostrou que domina bem o assunto do texto, mas faltou uma melhor contextualização).
    C3 – 160 (A estrutura do seu texto poderia ser melhor, achei confuso em alguns momentos, com falha coerência.)
    C4- 160 (Usou bem os conectivos, porém algumas palavras se repetiram demais, poderia trabalhar com um vocabulário maior)
    C5- 200 (Conclusão apresentou todos os elementos necessários).
    NOTA: 800
    Peço que corrija minha redação:
    https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-a-importancia-e-os-desafios-da-oferta-de-educacao-financeira-nas-escolas-brasileiras/

    • 0
  3. Sua redação está muito boa. Contudo, você precisa se atentar para o uso da vírgula, acentuação de palavras e o uso correto dos conectivos. Sua introdução foi muito boa e seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos. Sua introdução também foi muito boa.
    I-140
    II-160
    III-160
    IV-120
    V-160
    Total=740
    Continue praticando e saiba que você vai longe. Caso queira compreender melhor as competências cobradas na redação acesse o site: ortal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.