Desafios para o aumento da doação de órgãos no Brasil

  • 1

No livro “Tartarugas Até Lá Embaixo”, de John Green, é retratada a síndrome de TOC, uma condição que afeta o próprio autor e é encorporada na protagonista Aza Holmes, é ilustrada semelhante a uma espiral. Nesse contexto, uma realidade análoga a espiral é vivenciada no Brasil, tendo em vista a alta demanda pela transfusão de órgãos e a dificuldade para o aumento da doação, um problema complexo que requer atenção. Desse modo, entre os fatores que contribuem para esse cenário negativo, estão o medo da sociedade e a falta de infraestrutura.
Primeiramente, vale ressaltar que a doação de órgãos é algo traumático para a sociedade e o medo a respeito é compreensível. Em um dos episódios da série Gray’s Anatomy os médicos Dr. Sheppard e O’malic, impediram que uma paciente considerada descerebrada e sem chance de recuperação fosse levada para a remoção de órgãos, pois eles verificaram que a paciente ainda possuía sinais vitais de vida cerebral e altas chances de recuperação. Com base reflexiva no trecho da série, é perceptível o medo de se tornar um doador de órgãos, e das famílias em autorizá-la. Dessa forma, enquanto permanecer o tráfico de órgãos, a sociedade não se sentirá totalmente segura para realizar a doação.
Ademais, o problema também provém, bastante, da falta de infraestrutura. No livro “Um Lugar Bem Longe Daqui”, de Delia Owens, o brejo é um local de baixíssima infraestrutura, marcado por dificuldades e preconceitos, lá morava sozinha a protagonista Kya Clark, uma menina abandonada pelos pais. Nesse panorama o “brejo” se assemelha a baixa infraestrutura da saúde referente a doação de órgãos no país, na qual a grande parte dos órgãos doados não podem ser aproveitados, esse é um problema gravíssimo que impede o avanço dos transplantes e também das doações e a confiança das famílias a permitirem a doação, pois ter que lidar com a frustração de doar e mesmo assim os órgãos não poderem ser aproveitados é escruciante. Logo, esse cenário deve ser combatido urgentemente.
Portanto, fica evidente a necessidade de intervir para que as dificuldades na doação de órgãos não sejam mais realidade. Para isso é preciso que o Ministério da Saúde crie um plano intensivo de combate ao tráfico de órgãos, e torne uma prioridade a infraestrutura dos hospitais e equipes que retiram os órgãos doados, por meio de investimentos dedicados a área da saúde, a fim de tranquilizar a população e aumentar os índices da doação de órgãos. Com a ação em andamento será evitado ao máximo os prejuízos por falta de infraestrutura. Dessa maneira, a espiral presente no problema poderá ter fim.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem?
    Depois de ler sua redação, vou fazer uns apontamentos para avaliarmos seu texto, ok?!

    D1
    – avalie se citar tráfico de órgãos foi algo proveitoso e somativo à sua argumentação, ou se somente deixará seu leitor confuso, tentando entender sua linha de raciocínio. Pense comigo: você estava falando sobre o medo do paciente e da família em querer e autorizar a doação, onde o tráfico prejudica? Isso poderia ser um outro argumento a ser melhor discutido.
    D2
    – nesse, você tem um foco nos locais que não possuem estruturas, mas também retoma as famílias que não autorizam. Acredito que deixar somente para falar da falta de infraestrutura seria a melhor opção, visto que o outro argumento já foi discorrido, para que não fique repetitivo.
    INTERVENÇÃO
    – você deve focar no tratamento do problema a partir das causas que você citou e discorreu, ou seja, como disse na sua tese: “Desse modo, entre os fatores que contribuem para esse cenário negativo, estão o medo da sociedade e a falta de infraestrutura.”

    No mais, parabéns pelo seu trabalho. Espero ter lhe ajudado.

    • 1
  2. Oii
    Sobre o repertório que você usou na introdução: Qual seria a relação do livro com a doação de órgãos no Brasil? Tente relacionar mais o repertório com o tema.
    Não recomendo que seja utilizado o “e é incorporada* na protagonista Aza Holmes”, porque não seria uma informação que acrescentaria na redação, pode ocupar muitas linhas. Fora esses dois detalhes, a introdução tá ótima e apresenta dois argumentos muito bons.
    Dica: dê um espaço antes de cada parágrafo, exemplo: ” inserir introdução”

    Ótimo tópico frasal, parabéns.
    Faltou uma vírgula após o ” Em um dos episódios da série Grey’s* Anatomy”.
    Em “…os médicos Dr. Sheppard e O’malic” não é necessário falar o nome dos médicos porque ocuparia muitas linhas.
    Sobre o repertório do D1: ótima alusão, porém cuidado pois ele não “casou” com o problema que você abordou antes.
    Informações demais em “lá morava sozinha a protagonista Kya Clark, uma menina abandonada pelos pais.”.
    Sobre o repertório do D2: Tente debater um pouco mais a questão da falta de infraestrutura porque foi clicado novamente na tecla da família e bem vagamente em como a falta de infraestrutura impede o problema de ser resolvido.

    Conclusão perfeita. Texto cíclico, 5 elementos de intervenção e tópico frasal.

    C1- 160
    C2- 160
    C3- 140
    C4- 180
    C5- 200

    Sucesso, espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.