Estudante

Desafios para melhorar o precário saneamento básico brasileiro

  • 0

 A Organização Mundial da Saúde divulgou uma pesquisa, em 2015, a qual mostrou que para cada 1 dólar investido em saneamento básico, havia 5 dólares economizados na saúde pública. Hodiernamente, o Brasil possui um precário saneamento básico que é fruto tanto da negligência do Estado, como também da omissão da sociedade em exigir a efetivação dos deveres dos governantes.
De início, é importante afirmar a ineficiência estatal em garantir qualidade de vida, bem estar social e um meio ambiente equilibrado a toda população brasileira. Uma vez que os governos federal, estadual e municipal têm sido negligentes no que diz respeito ao planejamento e execução desses serviços essenciais. E, como consequência dessa falha, há o surgimento de doenças quem afetam, sobretudo, os estados mais pobres do país. De acordo com o IBGE, as regiões Norte e Nordeste são as mais prejudicadas pela ausência desse serviço básico, pois há inúmeros casos de moléstias como cólera e desinteira que acometem, principalmente, crianças e idosos. Em suma, o descaso das autoridades públicas confirma o pensamento do jornalista Gilberto Dimenstein, na obra “O Cidadão de Papel”, o qual diz que muitos brasileiros possuem direitos apenas no papel.
Somado a isto, a falta de interesse em assuntos políticos e a passividade da sociedade brasileira contribuem para a persistência desse grave problema. Nesse contexto, o pensamento do filósofo grego Platão é pertinente, o qual diz que o castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus que gostam dela. Nesse sentido, visto que parte da população não tem interesse em assuntos políticos e nem cobram dos parlamentares o cumprimento das leis, eles se tornam culpados pela persistência da problemática. Ademais, segundo filósofo Aristóteles, “o homem é um ser político”; desse modo, ele deve pensar e agir com vistas a sua sociedade. No entanto, o que se observa no Brasil é que parte da população não se comporta como o “animal político” descrito pelo filosofo, já que se exime da responsabilidade e do compromisso político e social que lhes é devido.
Em suma, medidas são necessárias para superar os desafios do saneamento básico no Brasil. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, deverá investir recursos financeiros para ajudar os estados a implementarem as políticas públicas de saneamento básico para a sociedade brasileira, por meio de contratação de empresas privadas que farão o serviço de tratamento de esgoto e fornecimento de água potável a toda população. Além disso, o povo brasileiro deverá votar em candidatos que tenham propostas para o problema, e, então, agir como cidadãos na cobrança de direitos, e, através de manifestação pacífica, exigir do Poder Executivo o cumprimento dos deveres previstos em na CF. Dessa forma, o Brasil assegurará a recomendação da OMS  e vencerá o desafio.

Compartilhar

2 Correções

  1. Um Ótimo texto, amei as suas argumentações, tem indício de autoria, e isso é muito bom. Apresenta repertórios socioculturais que embasam os seus argumentos.
    Só quero pontuar a sua proposta de intervenção que apresenta 2 meios e a falta da finalidade da proposta.
    Alguns erros quanto a norma padrão.
    Tirando isso o texto é muito bom, tá no caminho certo.
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160
    Tota: 920

    • 0
  2. “O Brasil possui um precário saneamento básico” – Ao meu ver está muito “amplo”, como se o saneamento básico fizesse fosse uma parte do país, acho que seria mais interessante especificar mais detalhadamente onde realmente se encontra o problema, “O sistema de saneamento básico do País se mostra deficiente, problema esse que é advindo: “Negligencia do Estado” ao meu ver está muito amplo, senso comum, acho que você poderia ser mais específico, em relação a negligência, “ Má administração de recursos que deveriam ser empregados ? uma falta de um melhor planejamento de um sistema mais eficiente?” algo nessa vertente.
    “garantir qualidade de vida, bem estar social e um meio ambiente equilibrado a toda população brasileira” – Está faltando a crase, quem garante, garante algo “a” alguém, o verbo pede preposição – À TODA POPULAÇÃO
    Uma vez que os governos federal, estadual e municipal – Problema de concordância, se são os GOVERNOS, está no plural, é FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.?
    há o surgimento de doenças quem afetam – Doenças QUE afetam, erro de grafia.
    O verbo “Afetar” pede preposição, em “há o surgimento de doenças quem afetam, sobretudo, os estados” – Afetam AOS ESTADOS
    Em “Somado a isto,” deveria ser usado “Somado a ISSO” pois você está retomando algo que foi dito
    “EsTe, EsTa, IsTo – inTroduz algo que vai ser dito
    eSSe, eSSa, ISSo – paSSado-, já foi dito.”
    Somado a isto, a falta de interesse em assuntos políticos e a passividade da sociedade brasileira contribuem para a persistência desse grave problema. – Senti falta de uma coisa que desse mais um “Liga” entre Sociedade Brasileira e Contribuem, ficaria melhor se fosse
    Somado a isto, a falta de interesse em assuntos políticos e a passividade da sociedade brasileira ACABAM POR contribuir para a persistência desse grave problema
    Ou Acabam contribuindo
    “nem cobram dos parlamentares o cumprimento das leis” os parlamentares não são os responsáveis por CUMPRIR leis para resolver o problema, eles fazem parte da elaboração de leis, acho que eles deveriam ser citados no sentido de: Um maior compromisso/empenho na elaboração de leis que resolvam problemas X,Y.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.