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DESAFIOS PARA INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE

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A inclusão digital proporciona ao público da terceira idade melhorias sociais e pessoais,  como fácil comunicação com a família e melhora na autoestima. Sendo assim, o assunto deve ser discutido, pois permite promover melhores condições de vida aqueles que apresentam idade avançada. Entretanto, o acesso à tecnologia pelo público idoso apresenta alguns empecilhos, como a dificuldade de aprendizagem e o receio com contato de artefatos tecnológicos nunca antes visto.

     Evidentemente, a medida que envelhecemos nossas capacidades físicas e mentais podem se tornar limitadas, como por exemplo o surgimento da deficiência visual e demência, que dificultam a visão e comumente a alteração da fala, respectivamente. Sendo assim, a aprendizagem do uso de aparelhos eletrônicos se torna limitada. Segundo o psicólogo estadunidense, Jerome Barner, “saber é um processo, e não um produto”, dessa forma, devemos proporcionar ferramentas que facilitem a compreensão durante o processo de aprendizagem.

        Ademais, outro fator que proporciona um obstáculo na inclusão digital na terceira idade é o medo de novas tecnologias. Conforme uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, concluiu-se que 40% dos idosos que participaram da pesquisa, tem medo de manusear e danificar os aparelhos eletrônicos, portanto, os idosos não se sentem confiantes para utilizar aparelhos que permitem sua participação no mundo digital.

         Assim sendo, apesar do meio virtual proporcionar benefícios à vida social e pessoal do idoso, ainda há fatores que dificultam seu acesso. Diante disso, ressalta-se a importância do Poder Público cumprir, bem como da Câmara Municipal fiscalizar, o Artigo 21 Parágrafo 1 do Estatuto do Idoso, no que se refere a oferta de cursos especiais que visam a inclusão nos avanços tecnológicos da vida moderna, de maneira que proporcione confiança e independência ao idoso quando utilizar os aparelhos eletrônicos. Ainda, cabe a iniciativa privada, responsáveis pela fabricação de produtos eletrônicos, implementar ferramentas de acessibilidade, que visem suprir as dificuldades físicas ou mentais, como comando de voz, facial ou botões de fácil manuseio, além de apresentar uma interface compreensível.

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3 Correções

  1. Olá!!!
    Competência I: Alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, “como por exemplo (ou você utiliza apenas como ou apenas por exemplo)”, ” se torna limitada (torna-se)”, “(nós, quem?) devemos proporcionar”, “(os idosos-plural) tÊm medo”. Por isso, 160.
    Competência II: Seu texto é dissertativo-argumentativo por apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão, porém sua argumentação não é consistente, apesar de ter repertório sociocultural pertinente ao tema. Por isso, 160.
    Competência III: Devido à inconsistência na sua argumentação, seu ponto de vista não está coerente, por exemplo, no terceiro parágrafo você expõe uma informação, mas não a articula com sua argumentação. Por isso, 120.
    Competência IV: Seus mecanismos linguísticos são variados, apesar de ter repetido. Apenas colocaria uma conjunção conclusiva na conclusão, como portanto, logo, etc. Por isso, 200.
    Competência V: Diante disso, ressalta-se a importância do Poder Público (AGENTE) cumprir (AÇÃO), bem como da Câmara Municipal fiscalizar (DETALHAMENTO), o Artigo 21 Parágrafo 1 do Estatuto do Idoso, no que se refere à oferta de cursos especiais que visam a inclusão nos avanços tecnológicos da vida moderna, de maneira que proporcione (FINALIDADE) confiança e independência ao idoso quando utilizar os aparelhos eletrônicos. Ainda, cabe a iniciativa privada (AGENTE), responsáveis pela fabricação de produtos eletrônicos (DETALHAMENTO), implementar (AÇÃO) ferramentas de acessibilidade, que visem suprir as dificuldades físicas ou mentais (DETALHAMENTO), como comando de voz, facial ou botões de fácil manuseio, além de apresentar (OUTRA PROPOSTA) uma interface compreensível.
    Ao meu ver faltou um dos cinco elementos, o MEIO. Por isso, 160.
    Total= 800, continue praticando, melhorando e persistindo, torço por você!!! (:

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  2. você escreve bem, mas tenta colocar um cotexto histórico na introdução pra enriquecer e achei também que o segundo paragrafo ficou uma pouco fraco.
    evite colocar aspas em citações porque pode ser que você erre alguma palavra na hora da prova ou as vezes não e exatamente o que o autor falou( um professor meu que me passou isso e eu aumentei minha nota depois que tirei)

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  3. Sua redação ficou muito boa a única coisa que me incomodou foi a conexão entre os parágrafos de desenvolvimentos o primeiro parágrafo ficou a parte como se fosse uma informação que não de ligasse com o resto do texto.(É a primeira fez que corrijo então se falei algo errado peço desculpas)

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