Iniciante

DESAFIOS PARA INCLUSÃO DIGITAL DA 3ª IDADE

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De certo, a perspectiva do sociólogo francês Émile Durkheim de que “o coletivo é capaz de influenciar nas ações individuais” se adequá no que tange os desafios para a inclusão digital da 3ª idade. Não só os idosos possuem dificuldade para entender como alguns artefatos tecnológicos funcionam, como também muitos não confiam neles e preferem realizar as tarefas da forma antiga. Como resultado, grande parte da geração mais velha fica refém da necessidade de ter alguém constantemente fazendo as atividade eletrônicas por eles.

Primordialmente, os jovens possuem uma facilidade em entender o funcionamento e os recursos das tecnologias atuais, como os celulares e computadores, por terem crescido com esses eletrônicos. Em contraste com esses jovens, os mais velhos vieram de uma época com pouco tecnologia, fato que pesa na dificuldade em serem incluídos na era digital. De tal forma, eles acabam sendo deixados de lado no avanço tecnológico, o que os leva a terem menos contato com a internet e os benefícios dela.

Além do mais, essa falta de conhecimento digital faz que os idosos acabem não confiando no uso de eletrônicos, por medo de terem a privacidade e dados expostos, e acabam presos a realizarem as tarefas, como pagar um boleto, da forma mais tradicional. Contudo, contrariando essa ótica, relaciona-se o pensamento do jornalista irlandês George Shaw de que “o progresso é impossível sem mudança, aqueles que não conseguem mudar as suas mentem não conseguem mudar nada”. Portanto, o receio do uso de celulares e computadores que alguns idosos possuem acaba sendo apenas um sentimento que os impedem de mudar.

Dessarte, é necessário que o Poder Público se una com o Setor Privado para realizar cursos gratuitos, por meio de locais públicos, que ensinem ao público mais velho como utilizar os eletrônicos de uma forma simples e segura, fazendo com que eles percam o medo de utiliza-los. Na sequência, empresas que fabricam celulares e computadores devem criar linhas voltadas para os idosos, com os recursos mais intuitivos, que visem facilitar a inicialização deles no universo digital. Por fim, cabe aos familiares mais jovens a auxiliar no uso, através da internet, para que prospere a inclusão da 3ª idade na era digital.

 

 

POR FAVOR, se possível corrija de acordo com as competências do ENEM! Obrigada :)

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5 Correções

  1. *Competência 1: 160; algumas inadequações *Competência 2: 160 ; pode melhorar na estrutura do texto
    *Competência 3: 160 ;pode melhorar na organização do argumentos no texto *Competência 4: 160, Fez um bom uso dos conectivos intraparágrafo e interparágrafo *Competência 5: 200

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  2. Oi,também sou aluna mais amei sua redação e as ideias nela inseridas.
    Olha,cuidado com as vírgulas e uso de conectivos…procure estudar mais sobre eles para não ficar solto na redação,continue argumentando que você vai se sair bem!
    Estude citações, vírgulas,conectivos, coesão e coerência.

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  3. SUA REDAÇÃO FICOU BOA, MAS PRECISA MELHORAS ALGUNS ASPECTOS, ESTÁ NO CAMINHO CERTO
    POR FAVOR
    CORRIJA A MINHA DE VOLTA!!!!!

    Competência 1: Dominar linguagens (DL) 120

    Competência 2: Compreender fenômenos (CF) 120

    Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) 100

    Competência 4: Construir argumentação (CA) 160

    Competência 5: Elaborar propostas (EP) 200

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  4. Introdução: ótima escrita e apresentação do tema! Porém faltou antecipar seus argumentos.
    Obs. Uma dica, ao invés de utilizar a citação direta procure fazer a citação indireta, é melhor do que ter que memorizar as citações.

    D1: repetição da palavra “jovem”;
    “eles acabam sendo deixados de lado no avanço tecnológico” expressão coloquial
    Sua argumentação ficou fraca, utilize mais palavras com juízo de valor em seu texto.

    D2: parágrafo muito expositivo;
    Utilize repertórios mais legitimados;

    Conclusão: muito bem! Apresentou todos os elementos da conclusão.

    Por fim, você deve prestar mais atenção nas expressões coloquiais, nos acentos, evitar a utilização do gerúndio… isso tudo afeta sua competência 1
    A competência 2 foi afetada por não apresentar um repertório legitimado no D1
    A competência 3 foi afetada pelo texto expositivo ao invés de argumentativo
    A competência 4 foi afetada pela falta de alguns conectivos no início dos períodos

    C1-120
    C2-120
    C3-80
    C4-160
    C5-200
    Total: 680, parabéns!

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  5. Sou aluna tambem, mas vou deixar minhas considerações, desculpe qualquer coisa.
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo texto, expos fatos interessante, tese bem embasada, mas, é preciso salientar a questão da progressão de suas idéias, cuidado com a coerencia e coesão, uso de conectivos, cuide tambem, quanto a pontuação, acentuação, conectivos e outros. Ademais, parabens e sucesso.

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