Desafios para inclusão de idosos na educação

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O artigo 25 do Estatuto do Idoso,estabelece que o Estado apoie e incentive a abertura de universidades e de projetos educacionais voltados para os idosos, como uma forma de inclusão. No entanto, é notável que ainda existem obstáculos por parte da sociedade, como também a falta de oportunidades tornando-se um desafio.
A princípio,a exclusão dos idosos se dar principalmente na educação tecnológica,uma vez que muitos não tem contato,como foi observado pelo método proposto por Charles Darwin, segundo esse os seres mais adaptados ao meio sobrevivem e os menos adaptados são excluídos.Dessa forma,os idosos são excluídos da sociedade , visto que que muitos não tem conhecimento e nem acesso ao meio tecnológico,além disso também pode ser notado que muitos idosos por falta de estímulo acabam se achando incapaz ou velhos para aprender algo novo. Consequentemente,a falta de educação tecnológica é o principal fator de exclusão,já que no século 21 a principal forma de comunicação é pelo meio digital.
Somado a isso,q falta de projetos que estimulem aos idosos a voltarem a estudar agrava a situação. No filme “O estagiário” relata a história de Bem, um senhor de 70 anos,que se sente desmotivado até encontrar um programa de estágio para idosos . Entretanto, fora da ficção é notável que existem poucos projetos voltados para a inclusão dos idosos no Brasil,tal como a maior parte dos idosos não concluirão o ensino básico. Por essa razão,fica claro a necessidade da ampliação de projetos voltados para esse público alvo.
Portanto, para resolver essa problemática é necessário que o Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC),trabalhem juntos na criação de projetos e programas que estimulem a inclusão de idosos na educação. Essas ações ocorrerá, por meio da ampliação no número de escolas para idosos e matérias obrigatórias sobre a tecnologia. Sendo assim, ocasionará o aumento de idosos no cenário educacional , dessa forma o desejo de inclusão estabelecido no Estatuto do Idoso será cumprido .

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2 Correções

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    Primeiramente, separe sua redação em parágrafos antes de mandar aqui porque facilita a correção.
    – “a exclusão dos idosos se dar”. Esse “dar deve estar conjugado, portanto,”a exclusão se dá”.
    – “se dar principalmente na”. Esse principalmente deve vir entre vírgulas, pois é advérbio de intensidade.
    – “muitos idosos por falta de estímulo acabam se achando incapaz”. Incapaz concorda com idosos, logo, o correto é incapazes.
    – Recomendo que revise o uso da vírgula, é um assunto que os estudantes têm bastante dificuldade, mas com um tempo aprendemos.
    – Sua proposta de Redação está excelente.
    Não esqueça de revisar o texto antes de postar aqui

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  2. Olá! Não sou especialista da área, mas posso lhe pontuar algumas coisas:

    – Sempre substituir palavras repetidas por sinônimos;
    – Conclusão do ENEM deve ter agente, forma, finalidade, intervenção, resultado, etc. Parece que atendeu alguns requisitos.
    – Palavras estrangeiras sempre entre aspas “disk stalker”;
    – Conjunções entre frases agregam mais pontos em coesão e coerência;
    – Marcar parágrafos, seja online pulando linha (informal) ou recuo;

    Parabéns, continue praticando!

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