Durante a Revolução Industrial, houve o desenvolvimento das máquinas a vapor que revolucionou a maneira de viajar e possibilitou às pessoas de chegarem mais rápido aos seus destinos. A Inglaterra foi a primeira a oferecer passagens e travessias transoceânicas, o que fez com que ela dominasse o mercado marítimo e permitisse às pessoas de irem e virem de outros países. Ainda hoje, podemos observar que a Inglaterra permanece sendo um dos principais destinos de viagem de pessoas do mundo inteiro. Enquanto isso, no Brasil podemos ver algumas dificuldades em relação ao turismo, isso pode ser explicado pelo fato da falta de propagandas positivas sobre o Brasil no exterior, a má infraestrutura e o alto índice de criminalidade noticiado.
É notável a falta de investimento do país nessa área que deveria ser mais bem explorada, principalmente pelo fato de que se fosse mais bem aproveitada ela traria um imenso lucro ao Brasil. Entretanto, não vemos o governo se posicionando para mudar nossa atual reputação nos outros países. Na verdade, nunca houve uma preocupação muito grande em relação a isso, como por exemplo durante a Copa de 2014, o governo não investiu em propagandas, outdoors ou marketing sobre as belezas do Brasil, eles acreditaram que os jogos agiriam por si mesmos e atrairiam mais pessoas para cá.
Além disso, o Brasil não possui uma infraestrutura muito boa, especialmente em relação a viagens de avião, isso por não apresentarem companhias aéreas de baixo custo, nas quais o serviço se concentra basicamente ao transporte e todos os outros adicionais são cobrados à parte, o que faz com que o preço das passagens caiam bastante. Sem contar a inexistência de transportes ferroviários e poucas estradas asfaltadas em relação ao imenso território que possuímos. Outro fator importante é que no Brasil encontramos um alto nível de criminalidade, principalmente em cidades que são bem visitadas como o Rio de Janeiro e São Paulo.
O Ministério do Turismo deveria trabalhar mais na questão da acessibilidade e estrutura do país em relação a voos e estradas principalmente, deveriam também trabalhar em conjunto com o governo para desenvolver maneiras de aumentar a segurança do país, além de campanhas que poderiam ser feitas para promover o turismo, tanto propagandas no próprio país como no exterior. Tomando essas medidas com certeza haveria um aumento no número de turistas no Brasil.
rick.froc
Seu texto é dissertativo argumentativo, porém alguns pontos precisam ser denotados, de acordo com minha visão. Eu acredito que o tema poderia ser melhor explorado, já que ele refere-se aos desafios para incentivar o turismo, não exatamente os desafios enfrentados pelo turismo brasileiro. O que impede que o *incentivo* ao turismo no Brasil seja algo precário? Além disso, acredito que apresentar dados com fontes seria melhor para seu texto, já que legitimaria seu repertório.
Em sua introdução, você apresenta três tópicos a serem desenvolvidos, portanto seria interessante fazer um parágrafo para cada um deles. Essa é uma estrutura relativamente nova, mas que traz bons resultados, após o domínio do estudante sobre ela. Ademais, os desenvolvimentos devem trazer uma introdução, desenvolvimento e conclusão dentro do próprio parágrafo, com o objetivo de possibilitar uma progressão textual fluida, atente-se a isso.
Finalmente, sua proposta de intervenção precisa conter os 5 elementos previstos pela competência 5 do Enem, algo que não consegui enxergar. Assim que os 5 elementos forem explorados, você terá mais chances de tirar uma maior nota em sua quinta competência.
Espero ter ajudado.
Joaobarbosa20
Eai Analu, tudo bem? Você entende bem a estrutura, mas vou dar algumas dicas:
Introdução:
– você argumenta bem, porém é preciso que você seja mais concreta e bjetiva a fim de evitar grande quantidades de linhas que podem ser voltadas para os desenvolvimentos
– Você precisa deixar bem claro na sua tese apenas 2 argumentos, pelo o que vejo vc colocou 3 ai na sua tese
– Vocè precisa utilizar conectivos, eles fazem parte de uma das competencias. Tentei mexer o minimo possivel na sua introdução: ( eu faria assim)
Em virtude pioneirismo relacionado à Revolução Industrial e da expansão marítima, a Inglaterra foi um dos primeiros países a oferecer travessias transoceânicas, o que além de permitir o domínio do mercado marítimo, facilitou a locomoção de pessoas entre países. Ainda hoje, podemos observar que a Inglaterra permanece sendo um dos principais destinos de viagens turísticas do mundo inteiro. Contudo, diferentemente desse contexto, o Brasil apresenta dificuldades em se estabelecer no mercado do turismo, seja pela falta de propagandas positivas sobre o Brasil no exterior, seja pela insegurança quanto à criminalidade.
Desenvolvimento:
– Você precisa entender os desenvolvimentos com inicio, meio e fim
-A utilização da copa do mundo foi uma boa sacada para repertório, todavia sugiro que utilize outros repertorios para que consiga discorrer ainda melhor na redação.
– Vc precisa utilizar um conectivo que de a noção de inicio no primeiro paragrafo
– utilizei a copa do mundo pra confirmar o meu argumento a partir da ideia de Locke
Como eu faria:
Em primeiro plano, o filósofo John Locke assinala, em sua obra “O Contrato Social”, que somente por meio da participação efetiva do Estado uma sociedade pode alcançar o progresso.( INICIO) No entanto, ocorre que a concepção de Locke está distante de ser a realidade do turismo brasileiro, tendo em vista o ineficiente aparato estatal no que diz respeito à divulgação dos eventos e das paisagens presentes no Brasil. No período da copa do mundo de 2014, por exemplo, houve mínima preocupação do governo quanto ao investimento em marketing sobre as belezas físicas e culturais do país. ( MEIO) Logo, enquanto a negligência governamental se mantiver, o turismo no Brasil não será devidamente explorado. (FIM)
Conclusão:
– Na conclusão, você precisa responder as seguintes perguntas: QUEM vai fazer ? O QUE vai fazer? COMO vai fazer ? Para que vai fazer ? E, além disso, é preciso detalhar essa prosposta:
Portanto, para impulsionar as viagens turísticas com o destino ao Brasil, é preciso que o Ministério do Turismo, por meio do investimento em publicidade com alcance internacional, promova a produção de imagens e vídeos constantes das belezas brasileiras nas redes sociais, bem como a parceria com grandes celebridades que possam interagir com o conteúdo que represente a importância de se explorar as paisagens brasileiras, a fim de que a participação do Estado seja efetiva e conquiste o interesse mundial pelo turismo no país.
– Talvez não tenha ficado boa, mas foi só pra te dar uma noção, espero que ajude e desculpa ai qualquer coisa !