Desafios para garantir o acesso à justiça e o respeito aos Direitos Humanos no Brasil

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É notório que a imparcialidade da Justiça não é algo comum no Brasil. A corrupção e o preconceito são alguns dos motivos para que isso aconteça.

Em primeira análise, é justo ressaltarmos a interferência da corrupção que atrapalha o bom desenvolvimento da Justiça. Paul Wolfowitz, presidente do Birk (Banco Mundial), afirmou que a corrupção é algo “endêmico e enraizado” no país.

Além disso, existe uma grande desigualdade social e racial no país. O preconceito faz com que grande parte da sociedade seja tratada de maneira injusta e cruel, faltando uma imparcialidade com os indivíduos.

Podemos concluir que medidas precisam ser tomadas.  O Ministério de Educação deve promover campanhas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes de seus direitos de igualdade, fazendo com que seja criada uma sociedade que saiba dizer não a corrupção e segregação social.

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3 Correções

  1. Oi, Ana, tudo bem? Parabéns pelo texto! Vou corrigri por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder =)

    INTRODUÇÃO
    -vc apresentou o tema, mas não expos a sua tese (sua opinião; argumentação crítica)
    -o esqueleto da introdução da redação do enem é: apresentação do tema (sempre bom vir acompanhado de uma citação/alusão) + tese + problemáticas (D1 E D2)
    -pela inexistencia da tese, sua introdução ficou vaga e incompleta
    -sem erros gramaticais, o que é muito bom

    D1 (corrupção)
    -” é justo ressaltarmos” – nunca use a 1° pessoa s/p, o texto dissertativo-argumentativo é desenvolvido apenas na 3° sing/plural
    -faltou argumentação, você fez uma citação de autoridade, ponto positivo, mas não falou da ligação da frase à problemática, bem menos deu sua opinião
    -o esqueleto do desenvolvimento da redação do enem é: tese (apresentação da ideia + afirmação da ideia por meio de alguma citação + informação sobre a sua citação + análise do problema + opinião)
    -sem erros gramaticais

    D2 (preconceito)
    -ausência de repertório socio-cultura, algo que comprove a veracidade das suas informações, o que deixou o parágrafo extremamente vago
    -“O preconceito faz com que grande parte da sociedade seja tratada de maneira injusta e cruel” – argumentação de senso comum (clichê), realidade que todo mundo sabe

    CONCLUSÃO
    -novamente, uso da 1° pessoa do plural: “podemos concluir”
    -proposta de intervenção batida, ela precisa ser inovadora e criativa
    -o que: promover campanhas em escolas para conscientizar crianças e adolescentes de seus direitos de igualdade
    -como: ?
    -quem: Ministério de Educação
    -pra que: ?
    -detalhamento: ?

    *DICAS!
    -na introdução sempre comece fazendo uma alusão histórica, ou comparando um livro/filme/série à temática
    -se atente à estrutura cobrada no enem, sua tese (opinião) é importante em todo o texto
    -explore outras áreas do conhecimento
    -na conclusão, o aconselhável é utilizar 2 setores diferentes da sociedade como agentes
    -evite o uso do gerúndio, pois indica uma ação ainda em ocorrência, e se usada excessivamente, é considerada vício da língua
    -responda aos 5 quesitos da conclusão ao decorrer do seu desenvolvimento, mentalmente msm, isso ajuda bastante
    -utilize conectivos, enriquece seu texto

    C1: 160 (devido ao uso da 1° pessoa do plural)
    C2: 100 (utilizou-se do senso comum e fraco dominio de repertório)
    C3: 100 (conteúdo fraco, oq demonstrou pouco conhecimento aceca do assunto)
    C4: 120 (trabalhar mais o uso das palavras e da argumentação)
    C5: 100 (se atente aos quesitos)
    NOTA: 580

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  2. PONTOS NEGATIVOS:

    – Em primeiro plano, é um texto dissertativo- argumentativo, na qual ambos casos a estrutura está bemmm precária.
    – Ausência de tese, ou seja, não apresenta seu ponto de vista.
    – Ausência de repertórios socioculturais.
    – Argumentação previsível e limitada.
    – Conclusão não apresenta os cinco elementos. está bem genérico e com soluções precárias.

    PONTOS POSITIVOS
    – Apesar da estrutura precária, não apresenta muitos erros gramaticais.
    – apresenta diversidade de conectivos.

    Não irei dar nota, pois não confere com os critérios do ENEM, mas deixo um recado pra você!

    * procure ler redações nota mil para ter uma base de como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, e pratique muuuuuuito!! ♡♡

    Espero ter ajudado, boa sorte!

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  3. Olá, tudo bem?
    Deixarei comentários por parágrafos e depois as notas segundo competências do Enem, ok? Peço desculpas se o modelo esperado de correção não for esse.
    1º parágrafo: Normalmente se começa com uma contextualização do tema feita apartir de uma alusão numeração ou uma citação, tendo no segundo período a tese e no último o encaminhamento arguemntativo: projeto de texto. Cuidado com a exposição do Governo.
    2º Parágrafo: Repertório sociocultural pouco explorado e produtivo, o repertório tem de ter produtividade para ser pontuado. Fique atenta a concordância. Falta o terceiro período com a frase crítica e argumentação, novamente está bem expositivo.
    3º Parágrafo: Falta do devido conectivo inter-parágrafo (No caso em segunda analise). Falta de repertório sociocultural,de argumentação consistente e marca de autoria.
    4º Parágrafo: Falta dos agentes Meio/modo e finalidade. Proposta pouco desenvolvida.
    Agentes: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 80- Domínio do texto dissertativo-argumentativo, falta de argumentação consistente. Pesquise sobre o modelo da redação e cada parte da estrutura para compreender como a banca avalia sua redação e como ela deve ser redigida.
    COMPETÊNCIA III: 80- Apresenta fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema. A falta de organização das ideias atrapalham o entendimento. E a falta de Repertório sociocultural produtivo vai baixar muito sua pontuação.
    COMPETÊNCIA IV: 160- Fique atenta ao uso dos conectivos; são exigidos dois inter-parágrafos para os desenvolvimentos e no mínimo três intra- parágrafos para cada parágrafo.
    COMPETÊNCIA V: 120- Fique atento aos agentes que a banca pede; agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.

    TOTAL: 760.

    Procure sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e o que a banca pede, o Pro- Enem tem alguns vídeos disponíveis no YouTube falando sobre a redação que podem te ajudar.

    Espero ter ajudado, boa sorte!

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