Iniciante

Desafios para garantir a vacinação no Brasil

  • 2

Ao afirmar que, “O melhor dos profetas do futuro é o passado”, o poeta romântico Lord Byron faz, de certo modo, uma analogia pertinente aos entraves da sociedade atual. De fato, pode-se preconizar que a revolta da vacina foi uma conjuntura histórica que contribuiu para o surgimento dos desafios para vacinação no Brasil, em pleno século XXI. Nesse sentido, é necessário analisar com parcimônia o problema, intrinsecamente ligado à inoperância estatal, bem como a desinformação das pessoas.

Sob esse viés, é imperioso ressaltar a baixa atuação dos setores estatais, sobretudo da saúde, no tocante às políticas públicas para promover a vacinação. Por conseguinte, pode-se apontar o papel passivo do Ministério da saúde, que investe infimamente na logística da vacinação, ou seja, promovendo pouca contratação de agentes de saúde, postos, e também se utilizando da baixa divulgação das campanhas de vacinação. Desse modo, os agentes estatais rompem com o pensamento do filósofo Thomas Hobbes, no qual diz que o estado deve garantir o bem estar social. Logo, é factual a efetividade de tal pensamento na sociedade.

Outrossim, a problemática supracitada encontra erra fértil na falta de informação das pessoas, que as levam à pensamentos negligentes e a banalização das vacinas. Nessa lógica, o pensador Arthur Shopenhouer traz uma contribuição relevante ao constatar que os limites do conhecimento de uma pessoa influencia na forma como esta vê o mundo. Dessa maneira, a ausência de conhecimento contribui para perpetuação de ideais antivacina, modulados por crenças errôneas que tal antídoto pode causar mal aos indivíduos. Em suma, é preciso coibir estas convicções deletérias urgentemente.

Em face dos argumentos postulado, torna-se evidente a necessidade de medidas peremptórias para resolver o problema. Destarte, cabe ao Ministério da saúde, por meio de capital direcionado pelo tribunal de Contas da União, investir adequadamente no setor de vacinação. Tal investimento contaria com a contratação de agentes de saúde para vacinar as pessoas a domicílio, e distribuição de cartilhas informativas sobre benefícios da vacina. Ademais a mídia, por meio das redes sociais e rádio, podem ajudar a conscientizar a população a se imunizar. Dessa forma, a questão não mais será influenciada pelo passado, como evidenciou Lord Byron.

Corrijam e e me deem a nota! obg.

Compartilhar

5 Correções

  1. 👉”[…]Ao afirmar que, “O melhor dos profetas do futuro é o passado” […]” virgula descabida depois do QUE . Separou um Verbo transitivo do seu objeto.
    👉Além disso, você começa com um citação, que apesar de ser boa, não tem relação temática com alguma palavra do tema. Até algum tempo poderia fazer tal, mas não pode mais. A citação tem quer ter relação direta com alguma das palavras do tema. E outra, que entraves atuais são esses ?
    👉” levam à pensamentos” . Pensamentos é palavra masculina. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição “a” e o artigo definido feminino “a” (fonte:google)
    👉 peremptórias. No emprego dessa palavra, não seria melhor optar por algo mais simples como DECISIVAS ?
    👉”[…] Ademais a mídia, […]” Vírgula errada, era pra ter uma antes do ademais.
    👉Algumas considerações finais:
    👉ARGUMENTOS SÃO BEM CONSTRUÍDOS;
    👉 A INTERVENÇÃO MUITO BOA
    👉 CUIDADO COM OS ERROS DE VÍRGULA E CRASE
    👉 Vou chutar notas aqui;
    C1 = 120
    C2 = 200
    C3 = 160 ou 200 (depende de como o corretor veria a forma como Você mencionou HOBBES no D1 – achei um pouco jogada)
    C4 = 160 (crase perde na C1 e C4)
    C5 = 160 (Acho que podia detalhar mais quando fala de mídia)
    TOTAL – Entre 800 e 840

    • 4
  2. A primeira correção já diz tudo, então eu só vou reforça-la, procure utilizar palavras mais simples, pois algumas são palavras que ficam fora do nosso cotidiano, o que requer pesquisá-la, acredito eu que o corretor não terá tempo de ficar indo no dicionário por várias vezes, haja vista que ele tem mais 300 redações pra corrigir em um dia. Pense bem!

    • 3
  3. “Outrossim, a problemática supracitada encontra erra fértil na falta de informação das pessoas, que as levam à pensamentos negligentes e a banalização das vacinas. Nessa lógica, o pensador Arthur Shopenhouer traz uma contribuição relevante ao constatar que os limites do conhecimento de uma pessoa influencia na forma como esta vê o mundo. Dessa maneira, a ausência de conhecimento contribui para perpetuação de ideais antivacina, modulados por crenças errôneas que tal antídoto pode causar mal aos indivíduos.”
    Excelentes pontuações, contudo quando você cita sobre o conhecimento poderia ter explanado sobre o papel das Escolas, já que este é o principal lugar de construção de conhecimento para crianças, adolescentes e todos aqueles diretamente vinculados.

    • 1
  4. Vou iniciar a correção pelo tema proposto “Desafios para garantir a vacinação no Brasil “, pela sua redação você quer chegar ao ponto de problemas da atualidade voltando a questões do passado , “revolta da vacina” creio que esteja falando do Rio de Janeiro cujo a falta de políticas sanitárias eclodiu vários problema. Certo, primeiro ponto os “desafios para vacinação no Brasil, em pleno século XXI, não é apenas por questão citada por você, lembre-se que temos um problema muito maior, que é questão geográfica, o nosso país não é populoso, ele tem centros urbanos populosos porem o território em geral tem baixa densidade populacional, onde ocorre falta de informação correta ao ouvinte final, e isso não se da apenas pela inoperância do estado, não podemos afirmar que o estado resolveria o problema sozinho, o Brasil não vive um regime totalitário e é um país laico.
    “O pensador Arthur Shopenhouer …”, você acertou nesta linha de pensamento, pois a nossa maior solução é o maior problema, qualquer pessoa passou a ser um influenciador de ideias e ideais através de sistemas digitais pela rede mundial de computadores.
    No ultimo paragrafo você traz novamente o problema para o “único”, no caso o Ministério da Saúde, sendo que o sanitarismos de grandes centros urbanos temos todos os ciclos da sociedade envolvido ou seja a dinâmica da vida moderna, mas tudo nasce da educação de se portar perante ao próximo, perante a sociedade e educação de conhecimento que é a base para se desenvolver alguma atividade qualquer que seja.
    Na sua linha de pensamento no geral, deixe mais claro o pensamento inicial sobre a proposta para vislumbrar no meio e se concretizar com clareza no final.
    Evite palavras difíceis em trechos isolados se você não tiver nível intelectual para desenrolar o texto com a mesma conjuntura, e se sim uniformize seu texto do inicio ao fim.
    No mais está tudo ótimo, parabéns você vai chegar lá.

    • 1
  5. Acredito que o que precisava ser dito sobre a sua redação, já foi dito.
    Realmente, a sua redação é ótima. Entretanto, tem aqueles “errinhos” de ortografia, acentuaçaõ e pontuação (para mim não tira o valor da sua redação) e o uso de palavras um tanto difíceis, poderia optar por palavras mais simples e formais.
    Muito bem estruturada e crítica.
    Daria uma nota maior que 800.
    Parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.