Aprendiz

Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 1

A Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, foi uma rebelião que salientou a insatisfação do povo. A população se opôs a aceitar a imunização contra a varíola desacreditando de sua eficácia. Contudo, mesmo após um século do ocorrido, garantir a vacinação dos brasileiros ainda é um revés na sociedade. Outrossim, a falta de informação que gira em torno de muitos pais e a ausência de recursos em municípios colaboram para o agravamento do problema. Mediante o assunto, tem-se em vista que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse.

Convém ressaltar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito à vacinação à menores de 18 anos. No entanto, desde 2013 há um decréscimo no número de crianças e adolescentes vacinados. Em primeiro plano, destaca-se a falta de informação que acomete milhares de pais. A ideia de que doenças supostamente disseminadas como poliomielite e sarampo, levam pais a pensarem que estas enfermidades foram erradicadas. Consequentemente, nesta linha de pensamento os responsáveis não imunizam seus filhos. Prova disso é que em agosto de 2018, 84% das crianças ainda não haviam sido vacinadas contra poliomielite e sarampo. Desse modo, a falta de imunização pode acarretar a volta de doenças que já haviam sido eliminadas do país.

Por conseguinte, muitos municípios sofrem com o descaso da má gestão dos recursos públicos e corrupção. Em virtude disso, a falta de vacinas ocasiona o aumento da taxa de mortalidade infantil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 houve aumento da mortalidade infantil de 13,3 (1990) para 14 mortes a cada mil nascidos. Isso ocorre porque a falta de vacinas desencadeia a volta de males antes erradicadas no país. Em vista, a Carta Magna de 1988 garante a todos o direito à saúde, mas na prática está distante de ser a realidade no Brasil.

Perante os fatos mencionados, é visível que os desafios que remetem à vacinação são problemas na atual conjuntura e, que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao governo, através do Ministério da Saúde juntamente com o Ministério das Comunicações desenvolver campanhas e panfletos de vacinação que atendam todos os públicos; expondo a veracidade dos fatos e os problemas advindos da falta de imunização. Além disso, o Ministério da Saúde deve proporcionar a melhoria das condições do sistema de saúde por meio de investimentos em vacinas, com o objetivo de aumentar a taxa de pessoas vacinadas. Desta forma, o direito à saúde promulgado na Constituição poderá se tornar uma realidade no país.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa tarde VanessaJuchniewski! 1. Sua redação possui muitos pontos finais, onde a utilização da vírgula seria necessária, um exemplo é no seu 1° desenvolvimento: “…Em primeiro plano, destaca-se a falta de informação que acomete milhares de pais. A ideia de que doenças…” – Você não deveria ter colocado o ponto final se ainda não terminou a sua afirmação, ou seja, você iniciou dizendo que a falta de informação acomete milhares de pais e continuou afirmando isso, então o uso do ponto final não é correto. Outro exemplo para confirmar o que eu disse “…A Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, foi uma rebelião que salientou a insatisfação do povo. A população se opôs a aceitar a imunização…” – Após o ponto final você continuou falando sobre a Revolta da Vacina, então se atente ao uso correto de vírgulas e pontos!
    2. Se atente ao funcionamento dos Ministérios. O Ministério das Comunicações funcionou apenas até 2016 e logo após foi agrupado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – ao citar, este por sua vez, deve ser citado por completo.
    3. Achei suas propostas interessantes, mas acredito que falte detalhamento. Visto que, as campanhas e os panfletos já existem e estão disponíveis em postos de saúde, achei interessante a parte de “atender a todos os públicos”, visto que nem todos tem conhecimento sobre isso, então você poderia ter detalhado o diferencial da comunicação para abranger toda a população. Digo isso também para a parte do investimento em vacinas. Ademais, achei sua conclusão boa, você resolveu os impasses da sua tese, e o que falta realmente foi o detalhamento.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!!

    • 2
  2. Ola, vou tentar ajudar um pouco.
    A priori você escreve muito bem, mas fique de olho nas pontuações, invista em virgulas e tome cuidado com muitos pontos finais.
    Citar a melhoria das condições do sistema foi uma ótima ideia, visando que em muitos lugares a falta de vacina é um dos problemas.
    Continue escrevendo pois logo chegará na sua meta, você tem muito potencial!!

    • 1
  3. Bom, pelo que eu entendo, você escreveu bem,só em alguns aspectos que faltou mais argumentos, como falar sobre as populações mais pobres,acho que poderia falar também sobre pessoas que muitas vezes têem acesso mas por conta de alguns motivos se recusa a tomar vacinas, com isso agrava o aumento de doenças, mas melhorando isso, acho que está ótima.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.