Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 0

No período histórico em que o Brasil passou por uma república oligárquica haviam diversas epidemias assolando a população, o que levou o governante da época à tomar medidas radicais, tornando a vacinação obrigatória. Contudo, parcela da população se recusou à ir se vacinar por medo, devido à falta de informação sobre, o que acabou ficando conhecido como “A revolta da vacina”. Associando aos dias atuais, é fato que garantir a vacinação dos brasileiros é uma problemática pertinente devido à disseminação de notícias errôneas e o perigo de doenças já radicalizadas virem à tona. Diante de tal contexto, medidas devem ser tomadas a fim de conferir uma sociedade integrada.

Primordialmente, podemos entender a disseminação de notícias falsas como sendo um dos principais motivadores que contribuem para os desafios da vacinação. Como para comprovar tal fato, dados do site Programa Nacional de Imunização dizem que, no ano de 2016 a vacinação contra poliomielite ficou abaixo dos 95% recomendados pela OMS, decaindo para 85% de vacinados. Como visto, parcela da população tem deixado de se vacinar e ,consequentemente, levar seus filhos. Fato esse que, mostra-se incoerente, visto que a população se preocupa com a saúde e bem-estar de sua família e país.

Nesse viés, faz-se indispensável frisar que se medidas não forem tomadas tal situação poderá ser agravada, fazendo com que doenças já erradicadas voltem. Como para comprovar, cita-se Confúcio, filósofo e pensador chinês,”não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. Mediante tal contexto, é crucial que a sociedade não negligencie o poder de disseminação de doenças que podem ser evitadas.

Para a conscientização da população à respeito do problema , urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) juntamente aos veículos midiáticos, crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais com a utilização de cartilhas informativas que relatem o perigo de não tomar vacina, e que desmistifique notícias falsas que a rodeiam, sugerindo assim, que o internauta não negligencie a problemática supracitada. Somente assim, será possível garantir uma sociedade integrada que não repita os erros representados durante a revolta da vacina.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. 1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    C1: 200
    2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativa-argumentativo em prosa.
    C2: 180
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos de defesa de um ponto de vista.
    C3: 180
    4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C4: 180
    5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    C5: 160
    Total: 900.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.