Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

  • 1

O tão conhecido movimento antivacina ocorrido em 1998, que foi ocasionado pela desinformação social, torna-se uma referência extraordinária para conduzir os desafios de garantir a vacinação dos brasileiros no século XXI. Desse modo, vê-se que a baixa influência da mídia e a pouca circulação de informações a respeito da importância da vacina são os principais causadores dessa dificuldade.

Primordialmente, a “internet” tornou-se uma das maiores influências a respeito de diversos assuntos, dentre eles, a vacinação. Sendo assim, observando o  filme da Marvel “O Hulk”, o contraste que ocorre na cena em que o protagonista é vacinado e o desenvolvimento dessa medida lhe causa resultados de infecção, contempla-se o comportamento irracional de ofertar essa exemplificação ao público, pois transmite ao seu interlocutor uma ideia de que a vacina pode ser maliciosa, ocasionando negligências perigosas contra a da imunização passiva.

Além disso, a baixa circulação de informações concretas a respeito da importância da imunização da população brasileira auxilia para que ocorra maior circulação de doenças e óbitos, por falta de proteção imunológica em meio a sociedade. Como claro exemplo disso, observa-se o século XXI, onde há grande disponibilidade de vacinas, porém apenas 1,6% de toda população foi vacinada em meio a pandemia do covid-19 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, a desinformação e a baixa influência midiática a respeito desse assunto mantém-se sendo os principais desafios a serem enfrentados para contenção da problemática.

Logo, para fins elaborais e prudentes, a mídia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) devem promover palestras, anúncios e campanhas que enfrentem os desafios citados a cima, por meio das redes sociais e canais de televisão (por serem os principais órgãos responsáveis pela garantia da atenção social), para enfim garantir a concreta vacinação dos brasileiros e estabelecer uma nação saudável e equilibrada.

Compartilhar

4 Correções

  1. O tão conhecido movimento antivacina ocorrido em 1998, que foi ocasionado pela desinformação social, torna-se uma referência extraordinária para conduzir os desafios de garantir a vacinação dos brasileiros no século XXI. Desse modo, vê-se que a CAUSA 1 [baixa influência da mídia] e a CAUSA 2 [pouca circulação de informações a respeito da importância da vacina] são os principais causadores dessa dificuldade.

    Primordialmente, a “internet” tornou-se uma das maiores influências a respeito de diversos assuntos, dentre eles, a vacinação. Sendo assim, observando o filme da Marvel “O Hulk”, o contraste que ocorre na cena em que o protagonista é vacinado e o desenvolvimento dessa medida lhe causa resultados de infecção, contempla-se o comportamento irracional de ofertar essa exemplificação ao público, pois transmite ao seu interlocutor uma ideia de que a vacina pode ser maliciosa, ocasionando negligências perigosas contra a da imunização passiva. [CAUSA 1, achei o argumento fraco, acho que você poderia ter relacionado o filme à atitudes que descredibilizam a vacina no mundo real. Eu poderia citar falas do presidente bolsonaro, acho válido, mas a gente corre o risco de ficar muito emocional e tendencioso né? de qualquer modo, ficou raso usar somente um exemplo cinematográfico. Também acho que faltaram mais consequências, aí a argumentação ficou meio fraquinha, se liga?]

    [CAUSA 2 ] Além disso, a baixa circulação de informações concretas a respeito da importância da imunização da população brasileira auxilia para que ocorra maior [negligência em relação à doença, alimentando a] circulação de doenças e óbitos, por falta de proteção imunológica em meio a sociedade. Como claro exemplo disso, observa-se o século XXI, onde há grande disponibilidade de vacinas [isso não é verdade, o Brasil não tem vacina para todo mundo], porém apenas 1,6% de toda população foi vacinada em meio a pandemia do covid-19 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, a desinformação e a baixa influência midiática a respeito desse assunto mantém-se sendo os principais desafios a serem enfrentados para contenção da problemática. [acho que faltou justificar mais aqui. você poderia dizer, como sugeri, que a população negligencia a doença e a necessidade do lockdown e outras medidas restritivas que ajudariam a parar a disseminação da covid-19. Como uma consequência, acho que seria bem bacana mencionar os perigos de potenciais mutações do vírus, podendo ocasionar cenários ainda mais imprevisíveis. De novo, aqui, acho que faltam mais consequências.]
    [uma dica pessoal: não se apegue aos dados concretos, como você citou o IBGE, acho que basta utilizar expressões partitivas, uma parcela pequena da população, etc..]

    Logo, para fins elaborais e prudentes, a mídia e a Organização Mundial da Saúde (OMS) devem promover palestras, anúncios e campanhas que enfrentem os desafios citados a cima, por meio das redes sociais e canais de televisão (por serem os principais órgãos responsáveis pela garantia da atenção social), para enfim garantir a concreta vacinação dos brasileiros e estabelecer uma nação saudável e equilibrada. [pessoalmente, acho que aqui, por se tratar do Brasil, caberia muito mais ao Ministério da Saúde promover tais palestras.
    Outra dica: evite usar “acima citados/mencionados etc. “, acho mais interessante simplesmente dizer os desafios da vacinação em meio a uma pandemia, já resolve de maneira simples.]

    De maneira geral, está bem estruturada. Intro/Tese, D1, D2 e Conclusão/Solução seguem uma linha lógica. Mas os argumentos poderiam ser mais bem desenvolvidos, ficaram um pouco “leves”, sabe? e você está tentando me convencer. neles, as causas estão presentes, mas senti falta de uma justificativa mais plausível e de mais consequências que essas causas trazem.

    A solução é bem construída, mas acho que a tese – de que a mídia é a principal causa – é um pouco fraca.
    Acho que poderia aliar essa desinformação com algo mais e, aí, você teria uma tese mais forte e poderia ter uma conclusão/solução mais forte também.

    Você escreve muito bem, acho que só falta ser um pouco mais incisiva, não tenha medo disso :). Se houverem fatos que concordem com o que você diz, então não haverá problema.

    enfim, é isso, espero ter ajudado. continue escrevendo \õ

    • 1
  2. Boa Tarde.

    A introdução está bem complexa, sua tese casa bem com as informações concretizadas.

    A primeira argumentação chama a atenção pelo exemplo usado , no caso o filme da Marvel. é algo extremamente interessante, além de se encaixar perfeitamente com o tema abordado.

    A segunda trouxe os fatos da situação atual em que nos encontramos no mundo, exemplificou a falta de informação e mal utilização da mídia no meio.

    A conclusão está bem elaborada , mas inovações contariam mais pontos.

    • 1
  3. Boa tarde,

    A sua redação está quase perfeita, mas não pude deixar de notar que a sua alusão ao filme da Marvel poderia ter sido escrita de outra maneira. EX: ”Também como mostrado no filme ”O Hulk”, produzido pela Marvel Studios,…”.

    Também notei que a sua conclusão ficou um pouco curto (te aconselho a escrever 6 ou 7 linhas cada parágrafo), além de você ter trago uma resolução muito comum (eu acho que quando o corretor lê ”palestras” e ”campanhas de conscientização” ele até revira o olho).

    Portanto, C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 120
    Total: 840

    • 1
  4. Introdução: bem articulada, com alusão histórica e apresentação do problema.

    Argumento 1: Boa comparação em relação ao filme, e foi bem mostrado o porque de algumas pessoas ainda terem medo da vacinação.

    Argumento 2: foi apresentado bem o segundo problema envolvido na temática, além disso abordou causas e consequências.

    Conclusao: utilizou todos os elementos necessários: agente, meio, modo e finalidade.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.