Iniciante

Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

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Modelo: enem

 

A Constituição brasileira de 1988, no artigo 196 prevê que a saúde é um direito de todos e um dever do estado. Mas na prática isso nem sempre acontece pois, muitas pessoas não tem acesso, principalmente, as vacinas, devido à desordem das unidades de atendimento e ao movimento antivacina, que vem gerando graves problemas.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que há um despreparo dos postos de saúde com a superlotação e a falta de vacinas. Ademais, algumas cidades afastadas do centro não possuem uma boa infraestrutura nas unidades e a vacinação não é prioridade. O que provoca novos desafios, como a contaminação de várias pessoas e um gasto excessivo do governo no tratamento, que poderia ser usado na prevenção.

Outrossim, o movimento antivacina cresce ao longo dos anos em proporções significativas. Nesse contexto, na série médica “The Good Doctor”, em um episódio os médicos tratam um menino cujo os pais são desse movimento, ou seja, não acreditam na sua eficácia. Fora da ficção, isso é fruto das chamadas “fake news” e por causa delas alguns acreditam que a vacina não protege, mas gera doenças, por exemplo o autismo. Por esse motivo, não se vacinam e ocorre a volta de doenças já erradicadas, tais como sarampo e febre amarela.

Em virtude desses fatos, faz-se necessário que o governo, por intermédio do Ministério da Saúde, que é o órgão responsável por administrar a saúde pública no Brasil, promova mais campanhas como a do Zé Gotinha por meio das mídias como redes sociais e televisão, além de mutirões de vacinação especialmente em lugares mais retirados, a fim de desenvolver na população um discernimento sobre a vacina, acabar com os desafios e cumprir o artigo 196.

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2 Correções

  1. Ótima redação
    Prestar atenção no uso da vírgula!!!
    D1 poderia ficar melhor articulado
    Espero ter ajudado bons estudos 😘

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  2. Olá!
    Percebi que no segundo parágrafo faltou um repertório (argumento de autoridade) para embasar o argumento. Por isso, as competências 2 e 3 foram atingidas, pois a ausência torna o texto menos argumentativo e autoral.
    Eu achei uma redação bastante clara e sucinta, fácil de o corretor identificar os elementos que ele procura.
    C1: 200
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

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