Quando descobertas no Reino Unido, durante o século XVIII, as vacinas provocaram horror na população pois não tinha conhecimento dos efeitos positivos dessa conquista. Hordienamente, a vacinação ainda causa desconfiança, acarretando os desafios para a imunização dos brasileiros. Tal desconfiança se dá devido a desinformação da sociedade e a precarização dos serviços públicos de saúde.
Primeiramente, é válido ressaltar que o Brasil passou por um período em que a vacinação era mau vista, a chamada Revolta da Vacina. Com os surtos de varíola, o médico Oswaldo Cruz promoveu a vacinação em massa, conquanto, a escassez de informação acarretou uma concepção errônea sobre a imunização. Destarte, o movimento anti-vacina, em que o medo, causado pelas fakes news(notícias falsas) nas redes, faz com que o pátrio poder negue o acesso a prevenção das crianças. Dessa forma, os índices de imunizados diminui além de promover a reincidência de doenças erradicadas.
Outrossim, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as vacinas são a forma mais efetiva e de menor custo no combate às doenças. Porém, a precariedade do SUS (Sistema Único de Saúde), dificulta, por vezes, o processo. Assim, a falta de vacinas, o armazenamento inadequado e a estrutura precária dos postos desestimula a população a se prevenir diminuindo periodicamente, a procura pela prevenção.
Nesse contexto fica evidente portanto que medidas devem ser tomadas para garantir a vacinação dos brasileiros. Assim, o Ministério da Saúde deve informar a população sobre a imunização ultilizando-se da mídia, mediante comerciais e anúncios em horário nobre, além de promover campanhas sobre todas as vacinas periodicamente, para que a população entenda a necessidade de se proteger. Em adição, a fiscalização e melhoria dos postos pelo Ministério Público, auxiliaria para que o local de vacinação torne-se adequado, estimulando a população a se vacinar.
NatallyIniciante
Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros
Compartilhar
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bem?
1.Muito bom ter citado a reação da população do Reino Unido e a Revolta da Vacina, mostra que tem repertório;
2.Gostei muito da defesa do seu argumento 1, com fatos históricos ficou muito bem embasada, eu aconselho colocar as doenças que haviam sido erradicadas e retornaram (Se não me engano é a Rubeola, o Sarampo e a Poliomielite);
3.Foi muito bom citar a OMS;
4.Eu acho que cabe uma vírgula após “prevenir”;
5.Eu gostei bastante do uso dos conectivos, estão bem diversificados e deixou seu texto bastante coeso;
6.A divisão dos períodos está boa, não tornou seu texto cansativo(Mas acho que poderia ser mais um período na conclusão);
7.Está boa a estrutura e a divisão dos parágrafos;
8.Você está muito bem embasada, mas se quiser, você também poderia citar que a vacinação implica na garantia do direito a saúde previsto na Constituição Federal e que os pais, como responsáveis legais do menos devem zelar por sua vida, isso é garantido no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente);
9.Sua conclusão também está boa.
Parabéns.Continue praticando♡.
alisongms96
Boa tarde. Sua redação esta ótima, mas vi alguns desvios gramaticais:
“população(,) pois não tinha conhecimento dos efeitos…”
“vacinação era mau”(mal: contrário de bem)
“prevenir(,) diminuindo periodicamente..”
“Nesse contexto(,) fica evidente(,) portanto(,) que medidas..”
Nota: 920
liviali19
Achei sua redação ótima, com os argumentos muito bem estruturados e embasados, mas acho que você deveria ter desenvolvido um pouco mais a proposta de intervenção explicando, por exemplo, como a fiscalização seria realizada.
Uma dica que me deram e te dou também é tentar retomar a alusão que você fez na introdução, de forma a “amarrar” sua redação. Fica bem legal!
Uma outra observação – mais relacionada ao site do que ao próprio enem – é vc delimitar direitinho cada parágrafo para o leitor não ter dificuldade em destaca-los.
Rayara
Boa tarde!! Seu texto apresenta uma ótima estruturação.
No entanto, aconselho rever um pouco as regras gramaticais no que se refere ao uso da vírgula, O conteúdo argumentativo está ótimo, vc expôs seus ponto de vista e comprovou ele com fatores dentro de contextos históricos. Sua conclusão poderia ser um pouco fora do senso-comum, algo que pode acabar pesando na tua nota, Também seria interessante que vc desse um detalhamento no final da tua conclusão, abrangendo todo o contexto…
Não sou professora profissinal de redação, portanto aqui são só alguns comentários que eu vi q podem ser feitos de acordo com teu texto.
C1-180
C2- 200
C3- 160
C4 – 180
C5- 180
900