O documentário “A vacina que mudou o mundo” mostra como a poliomielite foi erradicada por meio da vacina descoberta pelo cientista americano Jonas Salk. Apesar da erradicação de muitas doenças conhecidas, o Brasil vem demonstrando queda nos índices de vacinação, principalmente de crianças menores de 5 anos, o que configura um problema de saúde pública a ser combatido.
Uma das causas para o aumento de doenças que já haviam sido erradicadas pode ser a precária estrutura do sistema de saúde pública, principalmente dos postos e hospitais municipais, o que se acentua ainda mais em cidades do interior do país.
Ademais, outro fator relevante consiste na falta de informação por parte dos pais, o que leva a não vacinarem os filhos com receio dos possíveis efeitos colaterais. Dessa forma, o movimento antivacina vem crescendo no país com ideias importadas de outros países em que o movimento é forte, como os EUA. Entretanto, fazendo uma analogia com a revolta da vacina (onde a população foi obrigada a se vacinar, mas não recebeu as informações apropriadas antecipadamente), fica evidente que a resistência dos pais está atrelada à ignorância.
Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério da Saúde intensifique as ações publicitárias em todos os meios de comunicação (rádio, televisão e internet) e que as prefeituras juntamente com o Conselho Tutelar promovam divulgação nas cidades, por meio de outdoors e campanhas nas mídias sociais, além de promover oficinas nos postos de saúde, principalmente no interior dos estados. Assim, a problemática supracitada poderá ser resolvida.
Vitoria08
Sua redação está muito boa, mas acredito que você poderia ter colocado na introdução as causas que você mencionou no desenvolvimento de uma forma resumida, só citando mesmo. Também acho que poderia ter escrevido mais no primeiro parágrafo, aprofundando mais no assunto. Mas no geral sua redação está ótima!!💕
Gostei do seu texto, muito bom de ler.
Faltou mencionar na introdução o que iria ser dito no desenvolvimento.
Que são: precariedade na estrutura do sistema de saúde pública e ignorância da população
Faltou acrescentar, mas em geral, está ótima, parabéns!………………………………………………….
Fabrizia Pacheco
Discorreu muito bem sobre o assunto proposto, sem perder o foco do tema e de forma clara e direta, um texto de fácil entendimento e bem explicado. A única observação que eu faria seria sobre a estética das estrofes, vemos uma evidente desproporção da segunda estrofe em relação as outras, não creio que influenciaria em peso na nota final, porém como é uma característica que sempre foi discutida, achei que seria benéfico comentar. De antemão adianto que minha intenção não é ser indelicada, e que realmente achei sua redação muito bem elaborada. Boa Noite!
Tamara Táfila Santos Fialho
Boa redação! Gostei de sua introdução, fez uma boa citação, sua ortografia está boa, organização dos parágrafos, coerência entre ambos e etc. Além de tudo, chamou-me atenção sua intervenção, com o nome do Ministério cabível, entre outros.Continue praticando!
Obs:não sou profissional na área, nem nada. Mas espero ter tido ajudado em algo!