Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

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O médico inglês Edward jenner, em torno de 1796, realizou um experimento onde injetou em uma criança secreções da varíola animal, conhecida por ser uma versão branda da doença, tornando a criança imune a varíola humana. A partir disso surgiu a vacina que vem passando por diversas dificuldades para ser garantida aos brasileiros, tanto pela falta de recursos em pequenos municípios quanto no surgimento de movimentos anti-vacinação.

Para realizar as campanhas de vacinação é necessário recursos materiais e financeiros, estes dificilmente chegam a cidades do interior brasileiro, trazendo como consequência diversas crianças e adolescentes que correm o risco de contrair doenças como por exemplo a caxumba, o sarampo ou a rubéola.

O primeiro movimento anti-vacinação do Brasil é conhecido como Revolta da vacina, que ocorreu em 1904. Com a aplicação obrigatória da vacina muitas pessoas negavam-se a tomar, pois, pela falta de informação, acreditavam que era uma forma de envenenamento criado pelo governo, desde então pais se negam a vacinar seus filhos e dificultam o trabalho do país.

Portanto os movimentos Anti-vacinação e a falta de recursos dos pequenos municípios são grandes desafios para garantir a vacinação dos brasileiros. Por isso o ministério da saúde juntamente com a imprensa, por meio de propagandas e campanhas publicitárias deve conscientizar e informar melhor a população a respeito de seus direitos e deveres a respeito da vacina, com o intuito de que possam ser beneficiadas corretamente perante a lei.

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4 Correções

  1. olá duda!
    c1- 120- Você precisa se atentar mais as colocações da vírgula, dos pontos finais e não utilizar muito o gerúndio.
    c2- 140-o seu texto tem um ótimo repertório sociocultural pertinente ao tema.
    c3- 80- o seu desenvolvimento está mais pro tipo dissertativo do que argumentativo, você poderia aprofunda-los mais, explicando melhor as causas e as consequências.
    c4-100- o use mais conectivos no seu texto. Eles conectam as frases e os parágrafos e dão mais fluidez na redação.
    c5- 100-a sua conclusão apresenta solução apenas para uma das causas levantadas ( movimento anti vacina) e deixa a desejar a solução para a falta de recursos. Além disso, está faltando o detalhamento.
    Se aprimore e continue treinando!!

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  2. Vamos lá
    A introdução: achei muito longa, tenta colocar alusão em apenas 3 linhas no mínimo, você tangengiou ao tema, não se pode falar metade dele, tem que falar o tema completo, isso te faz ficar com apenas 40 pontos na competência 2.
    D1. Quando fizer os desenvolvimentos se pergunte “por que é um problema?” Ou “qual é a causa desse problema?” . Só vi informações e nada do seu posicionamento.
    D2. Você deu outra informação, dessa forma os parágrafos não conversam entre sim nesse segundo desenvolvimento você tem que se perguntar “por que ainda não foi resolvido?” Ou ” qual é a consequência desse problema?”
    Introdução: alusão, descrição do tema, tese, encaminhamento para argumentos.
    Desenvolvimentos: afirmação ou tópico- frasal, explicação, exemplificação ( repertório sociocultural), conclusão dos parágrafos.
    Conclusão: depois de conectivo acrescenta a vírgula, depois de agentes tbm!
    Te avalio em 620

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  3. Olá! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
    Sua contextualização já na introdução efetivou a importância da vacinação em comparar um período histórico tão acometido por doenças o século XVII. Nesse sentido, sua tese apresenta-se de forma explicita pois a questão da vulnerabilidade econômica e a resistência de movimentos contra a vacinação são os argumentos apresentados por você. Primeiramente, a progressão das ideias é nítida, mas a falta de abordagem em exemplificar se essa falta de recursos materiais são as próprias vacinas ou se os impasses financeiros são a baixa oferta de profissionais contratados ocasionam lacunas para a compreensão. Diante disso, seu segundo desenvolvimento retreta a situação do Rio de Janeiro em 1904, porém, não há uma contextualização cronológica para o nosso tempo e realidade de agora. Sendo assim, seu fechamento textual retoma a tese e exemplifica uma intervenção de propagação de informação para resolver a temática, contudo a questão da ausência de fatores matérias, financeiros ou estruturais não é remediada ficando solta. Parabéns novamente você escreve bem, só precisa atentar-se a questão coesiva/coerente do seu texto.
    Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Rumo ao 1000!

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  4. Elaborei uma planilha que faz a correção conforme as competências avaliadas no ENEM, e segundo a minha visão do texto cheguei as seguintes conclusões:
    COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    120-Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    120-Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    80-Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    80-Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    160-Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Nota: 560.
    Lembrando que essa correção foi feita com base nas premissas disponíveis no link: https://tinyurl.com/y958n8et. ( Está correção não reflete um possivel resultado real na prova, porém, pode nortear quais abilidades devem ser estudadas com mais atenção)

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