O artigo 196 da Constituição Federal garante que a saude é um direito de todos e dever do Estado. Contudo, esse princípio enfrenta desafios para se tornar efetivo, uma vez que desafios para vacinação se fazem presentes constituindo um problema de saúde pública. Logo, torna-se necessário analisar os fatores contribuintes de tal conjuntura: negligência governamental aliada a desinformação da população.
De início, é válido ressaltar que a omissão da máquina pública atua como propulsora da problemática. Pois, sendo a responsável por resguardar o bem-estar da população apresenta escassez de políticas públicas voltadas para erradicação dos obstáculos que impedem a imunização. Prova disso, é a realização de campanhas episódicas que não possuem a periodicidade que deveriam, além da distribuição de um cartão físico que não conserva de maneira efetiva os registros de vacinação. Dessa forma, doenças que eram erradicadas ressurgem, como o sarampo que reapareceu em 2018 fazendo o Brasil perder o certificado de eliminação da doença.
Em segunda análise, é lícito postular que o déficit informacional corrobora para perpetuação desse cenário, visto que, segundo o médico Drauzio Varella, a falta de conhecimento proporciona a estigmatização. Desse modo, o movimento antivacina ganha notoriedade fazendo com que pessoas não queiram se imunizar o que impede que doenças sejam controladas.Além disso, o corpo social não engaja-se para resolver a situação, dado que enxerga como norma o que é repassado por esses movimentos que negam a ciência.
Mediante o exposto, é perceptível que os desafios para a vacinação são um problema de saúde que precisam ser superados. Desse forma, é ideal que o governo federal crie campanhas e projetos constantes durante todo o ano, por meio de mídias digitais e sociais a respeito da imunização, visando extinguir com a estigmatização e incentivar a vacinação. Ademais, é essencial que o mesmo agente desenvolva um banco nacional on-line com registros de vacinação, para que se tenha maior controle dos imunizados. Destarte, o prometido pela Constituição será realidade de todos os brasileiros.
somebody
Introdução(virgula após a constituição federal)
contexto-ok
tema-ok
tese-ok
des. 1
dado, comprovação – ok
argumentos-ok
des. 2
comprovação- ok
argumentos-ok
conclusão
agente-ok
acao-ok
modo, meio-ok
efeito-ok
detalhamento-ok
Como uma estudante, avaliei sua redação com base nos meus conhecimentos. Ótimo projeto de texto, coesão e coerência, conectivos( no inicio da introdução acho importante adicionar um conectivo), repertorio sociocultural..Parabens!!! Continue assim praticando sempre…
Acredito que sua nota seja 920+
(alguns erros posso não ter percebido, mas acredito que ela esta ótima.)