A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a emprego como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, quando se observa a ineficiência de garantir a empregabilidade, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal constitucional é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de investimentos do governo quanto da imprudência corporativa pela substituição de mão de obra pelas máquinas. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Mormente, é crucial pontuar que escassez de investimentos de capacitação profissional nas classes menos favorecidas deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismo que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. A título de exemplo, cabido à falta de ação das autoridades com a empregabilidade no país, evidentemente, a desigualdade social se expande causando a pobreza, tráfico de pessoas e perpetuação de práticas inadequadas que impulsionam tal crime, bem como roubos e outros agravos. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a substituição de mão de obra por máquinas como promotor do problema. De acordo com, consoante o Sociólogo Alemão Dahrendorf no livro ‘’A Lei e a Ordem’’, a anomia é uma condição social onde em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perderam sua validade. De maneira análoga, a anomia assemelha-se ao atual cenário brasileiro, à medida que o drástico avanço das máquinas ocasiona a brusca caminhada da mão de obra se encontrar nas empresas e a depreciação desse corpo social caracteriza ao desemprego. Consequentemente, tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a substituição da mão de obra contribui.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o desemprego, necessita-se, que o Tribunal de Contas da União direcione capital para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que será revertido em investimentos, por intermédio de debates, a fito de surgir mais oportunidades de emprego. Desse modo, urge que a sociedade e a mídia incentive por meio das atividades o jovem para garantir melhor empregabilidade, a fim de diminuir o tráfico e a desigualdade social no país. À vista disso, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo dos desafios de garantir a dignidade de emprego e a coletividade alcançará a Constituição Federal do artigo 6°.
BEATRIZADM
Oiie!
Que redação bem feita a sua! Parabéns.
INTRODUÇÃO
-Sua introdução esta completa, você apresentou contexto, abordou o tema proposto , deixou a tese bem clara e usou os recursos coesivos corretamente.
-Uma introdução com início, meio e fim, ta ótimo!
D1
-Seu D1 também esta completo, apresentou um tópico, mostrou repertório, explicou e concluiu ( Isso demonstra que você organizou o texto ).
Mas acho que você poderia ter mostrado algum dado para justificar o seu exemplo, eu não tenho certeza se só citação de alguém ja é o suficiente, mas acho que não..
-Erros de gramática:
*”Mormente, é crucial pontuar que escassez de…” depois do “que” esta faltando a preposição “a”.
Gostei do “Mormente” esse nunca vi!
* “no que concerne à criação de mecanismo que coíbam tais…” É “mecanismos”, deve estar no plural.
D2
-Seu D2 também esta completo, apresentou um tópico, mostrou repertório, explicou e concluiu ( Isso demonstra que você organizou o texto ).
-É o mesmo caso do seu D1, acho bom apresentar algum dado concreto que justifique o que você explica e não só a obra de alguém e tal ( isso também é bom, claro ).
-Erros de gramática:
* “De acordo com, consoante… ” As duas tem o mesmo senido, então pode só colocar uma delas.
* “ocasiona a brusca caminhada da mão de obra se encontrar nas empresas e …” Eu achei essa parte um pouco confusa, parece que esta faltando algo.
CONCLUSÃO
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
-Você apresentou 2 propostas e pelo que eu entendi é uma para cada desenvolvimento certo?
*Primeira:
Agente: “ Tribunal de Contas da União ”
Ação: “ direcione capital para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ”
Modo: “ por intermédio de debates ”
Detalhamento: “ que será revertido em investimentos ”
Efeito: “com o intuito de mitigar o desemprego,” e “a fito de surgir mais oportunidades de emprego.”
*Segunda:
Agente: “sociedade e a mídia”
Ação: “incentive o jovem”
Modo:”por meio das atividades”
Detalhamento: ?
Efeito:” a fim de diminuir o tráfico e a desigualdade social no país.”
* Eu só não consegui identificar seu detalhamento na segunda proposta.
-Você retomou o problema e concluiu esse paragrafo, isso diz que o texto teve uma organização.
C1 Língua portuguêsa-160
C2 Abordagem/gênero-200
C3 Defesa/Coerência-160
C4 Coesão/Articulação-200
C5 Prop. de intervenção-160
Nota:880
Continue assim!
Boa sorte!
;)