Desafios para erradicar o analfabetismo no Brasil

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No filme Central do Brasil,de 1998,a protagonista Dora é uma professora aposentada que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas. A obra retrata a falta de letramento de uma camada social,majoritariamente pobre.Portanto,a partir dessa problemática, convém analisar algumas das causas do analfabetismo:a evasão escolar e o descaso governamental.

Inicialmente,é importante ressaltar a evasao escolar como um dos principais antagonistas para a erradicação desse problema.Na música Pra Não Dizer Que Não Falei Do Ódio,o cantor Projota fala :”Mal ensina a escrever/Sem chance pro menino virar doutor/Mas foi o bastante pra ele ir pra rua”.A canção mostra que o jovem,desinteressado do ensino público, desiste dos estudos em busca de outras alternativas.A realidade desse sistema consiste em conteúdos monótonos,de baixa qualidade e básicos,limitando e desestimulando jovens sonhadores que buscam por melhores condições de vida.

Outrossim, o descaso governamental corrobora com a perpetuação dessa problemática. Segundo o polímata brasileiro Rui Barbosa,a palavra é instrumento irresistível da busca pela liberdade.É compreendido que o individuo que não se manifesta ,não pode ser livre. Analfabetos, sem saber ler e escrever,sem noção dos seus direitos,se tornam manipuláveis e presos à sociedade,sendo vistos como massa de manobra. A perceção da alfabetização como possível forma de manipulação da democracia e manuseio da população,questionam o progresso rumo ao fim do analfabetismo.

Diante dos desafios citados,que impedem o direito de alfabetização para todos, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelos assuntos relacionados ao ensino,uma mudança nas grades curriculares ofertando conteúdos práticos, como aulas de música, dança, teatro,que interessem os alunos de modo a dar fim à evasao escolar. É necessário o aperfeiçoamento de profissionais ,por meio de cursos e palestras,para que haja aprendizado e sejam possíveis oportunidades e chances como dito na música de Projota e a busca pela liberdade de Rui Barbosa.

Por favor,dêem toques ,me ajudem,quem puder corrigir como no Enem também.
Desde já agradeço qualquer correção.

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1 Correção

  1. Oi, boa noite!

    Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 160
    Naquela parte onde você cita a canção, utilize vírgulas para separar as orações, e não essas barras!!!

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – 200
    Gostei muito do seu repertório, bem variado e cada um teve seu propósito, vc não citou só por citar como algumas pessoas fazem.

    Competência 3 – coerência do texto – 160
    No início você falou sobre a conexão entre a camada mais carente da sociedade e o analfabetismo, mas senti falta de uma ligação entre os assuntos no segundo desenvolvimento.
    (Não sei se encaixa nessa competência, mas de qualquer modo, vc disse que os analfabetos não têm noção de seus direitos. Acho que você exagerou um bocado, e seria mais adequado dizer algo como: Dificilmente têm acesso e compreende seus direitos, ou algo assim).

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200
    Eu achei que seus conectivos estavam tranquilos, mas tem gente que aconselha a usar mais do que vc usou. Tente utilizar mais durante o desenvolvimento do texto em cada parágrafo, como nos 2 desenvolvimentos.

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 200
    Pra mim não teve defeitos. Continue se aperfeiçoando! (e cuidado com erros bobos de vírgula e tal). Parabéns.

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