Iniciante

Desafios para educação infantil em questão no Brasil

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No livro “Eu sou Malala” de Malala Yousafzai, é retratado a luta da ativista por uma educação melhor às crianças em meio a um problema social e devastador. Paralelo ao Brasil, as dificuldades com relação à educação infantil, são originadas devido alguns fatores, dentre elas: as desigualdades sociais e insuficiência de verbas destinadas à educação, tendo como consequência um índice educacional baixo em relação a outros países.

Em primeiro plano, as mazelas da sociedade estão atreladas na contribuição de uma educação para poucos. Nesse viés, o Plano Internacional de Educação (PNE) mostra a creche ser restrita a apenas 35% das crianças no país e nesses dados, entre os 25% mais pobres, 26% das crianças de 0 a 3 anos estão na creche, enquanto no grupo dos 25% mais ricos, 55% estão matriculadas nesta etapa. Isso ocorre devido a disponibilidade das famílias em relação ao dinheiro e, apesar de existirem escolas públicas, também se dá ao fato de boa parte morarem em zona rural, o que resulta na falta de empatia do Estado. Com efeito, é possível não haver mudanças acerca disso de acordo com o poder público.

De outra instância, a carência do capital disponibilizada às escolas se mostra como um grande desafio à gestão educacional. Diante disso, o filósofo/sociólogo Karl Marx propôs o materialismo dialético, segundo o qual buscava igualdade coletiva tanto do homem, quanto do trabalho e tinha como ponto de partida a Educação para combater a alienação. A partir desse raciocínio, a equidade nos indivíduos, sendo em cor ou disponibilidade econômica, em relação aos estudos, induz a diminuição no pensamento devaneio das pessoas e dá oportunidade a todos. Entretanto, caso haja problemas de falta de comodidade para os menos favorecidos, os cidadãos serão obrigados a conviver em um grave problema comum: a ignorância.

Dessarte, a relação didática infantil apresenta obstáculos a fim de reduzir sua eficiência. Como proposta, urge ao Ministério da Educação, em conjunto com os governadores – responsáveis por reger os estados – investir nos meios de transportes para aqueles que moram longe dos centros urbanos e criar medidas para inclusão dos pobres e/ou os indivíduos com dificuldades de acesso. Tal medida pode ser criado como um projeto chamado “Igualdade para as crianças” e teria como finalidade distribuir livros e objetos de estudos aos que não tem necessidades de obtenção. Só assim, como diria Malala, “uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”.

 

OBS:. Nesse texto, as linhas estão mais do que 30 linhas, porém eu escrevo na folha também e está com 30 linhas certinho, ou seja, não há problemas nisso :)

Por favor, corrigir de acordo com as competências do ENEM, agradeço!

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2 Correções

  1. Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
    Introdução:
    Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
    Sua estrutura – Contexto (ótimo, demonstrou conhecimentos literários)
    Problemática (Identificada)
    Tese (De fácil identificação, porém sugiro retirar o trecho: “…tendo como consequência um índice educacional baixo em relação a outros países…”, pois causa a impressão que forma apresentados 3 argumentos)
    Sugestão:
    Desenvolvimento 1
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (apresentou o primeiro argumento)
    Repertório (utilizou dados estatísticos para reforçar seu pensamento)
    Conclusão (não acho uma boa ideia dizer que é muito provável essa situação permanecer, pois a intenção da redação é você buscar uma resolução na proposta de intervenção)
    Desenvolvimento 2:
    Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Argumento (ok)
    Repertório (demonstrou conhecimento filosófico e desenvolveu muito bem a ideia)
    Conclusão (da mesma forma que o parágrafo anterior, essa visão “pessimista” para concluir pode te trazer problemas, pois o objetivo é apresentar fatos e buscar resolver, não apresentar mais problemas)
    Sugestão: retirar o trecho “Entretanto, caso haja problemas de falta de comodidade para os menos favorecidos, os cidadãos serão obrigados a conviver em um grave problema comum: a ignorância.”
    Conclusão:
    Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
    Sua estrutura-Retomada do tema ( fez da maneira clara e adequada, muito bem)
    Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
    Ação- investir nos meios de transportes para aqueles que moram longe dos centros urbanos e criar medidas para inclusão dos pobres e/ou os indivíduos com dificuldades de acesso.
    Agente 1- Ministério da Educação
    Agente 2- governadores
    Modo ou meio- projeto chamado “Igualdade para as crianças”
    Detalhamento-teria como finalidade distribuir livros e objetos de estudos aos que não tem necessidades de obtenção.
    -No caso seria aos que tem necessidade de obtenção, o não muda o sentido da frase.
    Efeito- não consegui identificar, sugestão: permitindo o acesso para grande parte das crianças.
    Conclusão do parágrafo (concluiu com uma citação, excelente)
    Competências:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    5. Respeito aos direitos humanos – 120
    Nota: 840
    Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns!

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  2. Eu sou iniciante em redação, mas posso fazer algumas críticas sobre.
    Então vamos lá…
    Sua redação vem bem contextualizada, mas vem com um campo vago, como na introdução, você fala sobre um problema social, mas não cita pelo menos um como abertura do seu texto. Há gramática correta, não achei muitos erros, os argumentos vem com bastante clareza, a conclusão vem batendo em todos os requisitos. Enfim, eu daria uma nota justa de 800. Bons estudos.

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