Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas queimaram milhares de livros, apagando um diverso conteúdo histórico e cultural. Nos tempos atuais, os livros não são queimados em fogueiras, porém, há desafios para desenvolver o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes brasileiros. Isso se dá pela negligência estatal e pela ausência de incentivo familiar pela leitura. Logo, é preciso formas de reverter esse cenário.
De início, é importante salientar que a negligência estatal é uma problemática para o desenvolvimento do prazer pela leitura entre os jovens brasileiros. Isso ocorre pois o governo, além do pouco investimento em educação, que seriam investidos em livros paradidáticos, não garantem o cumprimento da lei na qual as escolas são obrigadas a terem bibliotecas e bibliotecários. No livro “As vantagens de ser invisível”, Bill, professor do personagem principal entrega livros para Charlie e pede para ele fazer trabalhos sobre a leitura, fazendo o garoto desenvolver o prazer pela leitura. Infelizmente no Brasil é difícil acontecer isso nas escolas. Diante disso, ações precisam ser tomadas para não haver tanta negligência com essa relação.
Ademais , nota-se que a fala de incentivo à leitura é um fato para escassez de leitores jovens, esse fato ocorre porque a família, por não ter tempo, ou não gostar de ler, esquece-se de apoiar os filhos na leitura. De acordo com Pitágoras. “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. Ou seja, é preciso incentivar as crianças para não haver futuros adultos que não leiam, e seus filhos não continuem esse ciclo. É necessário medidas para mudar essa situação.
Portanto, cabe ao governo, investir em bibliotecas e bibliotecários nas escolas, através de verbas, para assim haver incentivo nas escolas, dessa forma desenvolverá o gosto pela leitura. Cabe aos responsáveis praticar leitura com as crianças, com o fito de desenvolver seu gosto ainda na infância. Por fim, teremos um Brasil cuja prática importante que é a leitura, diferente do que ocorreu na Segunda Guerra.
Kaline Lemos da Cruz
Olá, Beatriz! Irei “corrigir” tua dissertação como faço com as minhas, tá?
Vamos lá!
Ponto positivos:
– Articula bem as palavras
– Consegue fluir na linguagem formal
– Usa de artifícios para enriquecer os argumentos
Pontos negativos:
– Falta de pontuação (vírgula e uso de dois pontos para citação)
– Repetição de palavras (exemplo: leitura, leitura, leitura)
– Erros de ortografia que podem te fazer perder pontos no dia da prova. Isso acontece, muitas vezes, por cansaço ou uma leve falta da atenção na hora de transcrever o texto.
– Erros de concordância verbal
– Falta de proposta de intervenção consistente.
Sendo assim:
*Introdução: 160
*Desenvolvimento 1: 140
*Desenvolvimento 2: 140
*Conclusão: 160
Total: 600
(Sei que faltam pontos a serem abordados, mas eu priorizo estes, pois facilita a visão geral daquilo que precisa ser melhorado, assim o texto é enriquecido no todo)
javurekjunior
Apesar se estar me formando em letras, ainda não tenho experiência com correção de redações. Tentei avaliar dentro das competências do ENEM.
Uma observação: a única coisa que me incomodou em seu texto foi que apesar de você trazer um conhecimento de mundo na introdução, não consegui ver relação alguma entre os livros queimados pelos nazistas e a fala de gosto pela leitura.
Competência 1: 200 – Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
Competência 2: 160 – Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
Competência 3: 120 – Limita-se aos textos motivadores para apresentar opiniões, fatos e informações, defendendo seu ponto de vista de forma pouco organizada.
Competência 4: 160 – Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
Competência 5: 120 – Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
TOTAL: 760 pontos
Beatriz Custodio
Obrigada pela correção. :)
secondcriated
Vou tentar ser o mais direta possível, e o mais educada também (o tema escolhido me chamou muita atenção.)
1º O primeiro e o segundo parágrafos parecem ter sido pensados para serem a introdução, se ao invés de separa-los junta-se os dois teria um resultado melhor no momento da leitura.
2º As referências, principalmente ao livro “As vantagens de ser invisível” foram rasas e poderiam ter sido melhor estruturadas, mas é um bom caminho a se percorrer considerando o contexto do tema.
3º Poucos erros de pontuação, uma leitura agradável, sem muitos pontos e vírgulas, apenas o pulo de linha deve ser evitada pois desconta-se pontos (ENEM), parágrafo abaixo de parágrafo.
4º Falando sobre o tema, a proposta foi um pouco rasa diante de tantas medidas cabíveis dentro desse tema. Uma segunda menção – ou uma menção um pouco mais completa – sobre a questão da destruição cultural feita pelos nazistas e como essa história se repete de formas pouco diferentes dentro do contexto povos originários e como a literatura brasileira é marginalizada por diversos momentos da história seria de bom tom, reforçando ainda mais suas ideias.
Beatriz Custodio
Obrigada pela correção. :)
Alessandraciic
Boa tarde!
Vou tentar corrigir seguindo os critérios do ENEM, mas não sou docente.
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente. 200
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes. 160
3. Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema. 160
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.160
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos
Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.120
Total: 800
O seu texto com algumas melhoras será nota mil facilmente.
Sugiro que você melhore a proposta de intervenção. Colocar o governo é muito amplo… Quem do governo? é federal? estadual? municipal? Tente ser mais específica.
Beatriz Custodio
Obrigada pela correção. Sua nota foi a mais parecida com a da corretora daminha escola. :)