Desafios para combater os crimes cibernéticos no Brasil

  • 1

Em novembro de 2012, a sociedade conheceu a inclusão de mais uma norma no código penal do Brasil: A Lei Carolina Dieckmman, cujo conteúdo tipifica os chamados delitos ou crimes informáticos. Entretanto, o grande aumento da criminalidade informática impede que os brasileiros usufruam deste estatuto de maneira exímia. Com efeito, a solução do problema pressupõe que se combata a carência de educação informática, mas também a ineficiência do Estado.

Diante desse cenário, os aumentos de cibercrimes fragiliza a dignidade humana dos usuários de internet. Nesse sentido, a alteração da Lei Carolina Dieckmman – promulgada em 2021- aumentou as punições para crimes virtuais, os tornando mais graves. Ocorre, que mesmo com a renovação desse código, o fato de não haver a educação digital mais acessível para a população de zonas mais pobres, em especial, para os mais velhos ainda demonstra que o problema esta longe de ser reduzido, afinal, essas pessoas são as mais afetadas pelos crimes de internet pelo fato de serem mais inocentes e não terem um conhecimento e minuciosidade para notar os golpes.

Ademais, a inaplicabilidade mais efetiva estatal, torna a diminuição das infrações virtuais inviabilizáveis. A esse respeito, o empresario Steve Jobs criador da Apple, entende que a internet deveria servir como benefícios para beneficio para as relações humanas, porém o crime cibernético faz esse ambiente se tornar hostil e isso se da pelo fato de o Poder público brasileiro não esta preparado para lidar com a onda de crimes virtuais, já que a tecnologia esta atualizando cada vez mais rápido.

Dessa forma, é necessário que o Governo Federal em parceria com o Ministério da educação e a ajuda de empresas especializadas em internet, invistam na educação digital nos mais diversos níveis, fornecendo materiais de multimídia e cartilhas voltadas para os mais diversos públicos, afinal, um cidadão bem informado e que principalmente possui o conhecimento está menos exposto aos crimes da internet.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olha, Muito Bom tendo em vista que vc nao fugiu do tema, entretanto usou palavras não formais tipo: pra… mas de resto 10.

    Introdução ok 10 na vdd, colocou a ferida do cibercrime do pq ter começado então nota 10 aí..

    Desenvolvimento 1 ok tbm, achei interessante pq vc abordou temas em ligação ao tema que vc escreveu colocando na faixa que idosos tbm precisam de ajuda nesse sistema que é hj conhecido como ‘Internet’, então sem muito a dizer mas só a elogiar ‘Parabéns’ nota 10…

    Desenvolvimento 2 ok tbm, Muito bom, mas ouve um pequeno errinho lá no steve ‘jobs, de resto vc apontou que a tecnologia está cada vez mais ‘Evoluindo’ bom é vdd cada ano ai tem uma coisa nova ai, Portanto muito bom nota 9.

    Conclusão d+ vc colocou uns que é fundamental para uma redação achar um orgão capaz de resolver o problema e o que é necesário para resolver o problema, muito bom gostei d++ da sua redação..

    ‘PARABENS’

    • 1
  2. BOA NOITE,
    SOU ESTUDANTE TAMBEM,MEU TECLADO ESTA COM DEFEITO ENTAO A FALTA DE ACENTUACAO E POR ESSE MOTIVO.
    INTAO A INTRODUCAO ESTA BOA ACHO QUE PODERIA COLOCARB UM CONECTIVO FICARIA LEGAL 200
    O DESENVOLVIMENTO 1 ESTA EXECELENTE ,MAS ACHO QUE PODERIA DA OUTRA EXEMPLIFICACAO PARA VALORIZAR MAIS 180
    DESENVOLVIMENTO 2 GOSTEI 200
    CONCLUSAO 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.