Na série Grey’s Anatomy, ganhadora do prêmio Globo de Ouro em 2007, médicos são postos frente a frente de desafios a cada episódio, fazendo com que todos tenham que inovar. Como um dos obstáculos de Grey’s o COVID-19 se mostrou como o principal problemas já enfrentados pela humanidade, o Brasil com a 6º maior população mundial foi um dos mais afetados. Não só a falta de comunicação do governo contribuíram para o alastramento desenfreado do vírus mas também a negligência da população que por muitas vezes descumpriu protocolos contra o contágio do vírus.
Antes de tudo, é importante ressaltar a comunicação é o principal pilar de um estado bem sucedido, essa afirmação diz muito sobre o momento que o país vive. Um governo precisa necessariamente falar a linguagem popular para chegar aos ouvidos da grande massa, um exemplo claro foi como as autoridades tiveram dificuldades em conscientizar a população sobre o perigo do vírus e a respeito dos protocolos que precisariam ser adotados. Nesse sentido o modo de propagar a informação sobre procedimentos a serem seguidos e medidas de controles foram extremamente errôneos.
Ademais, segundo uma pesquisa do Data Folha cerca de 13% das pessoas não utilizam máscaras quando saem de casa. Isso é um dado muito preocupante pois mostra que existe uma fração muito considerável de brasileiro que sequer cumprem o mais básico dos cuidado, colocando a vida de terceiros em risco e ainda por cima a dele própria. Assim fica evidente que ainda existem habitantes que não ligam para o inimigo invisível, criando um ciclo de contagio que poderá matar milhares de pessoas ao redor do Brasil.
Dessa forma, cabe ao Ministério das Comunicação e ao Ministério da Saúde promover, por meio do Secom, campanhas para criar um senso de responsabilidade para que o cidadão saiba que ele pode salvar vidas usando um simples acessório, como a máscara. Além disso, é importantíssimo que a população que tem mais ciência do problema ajude os órgão competentes, por meio de mensagens de WhatsApp ou uma simples publicação em uma rede social espalhando a mensagem que com todos os cuidados o vírus é apenas mais um desafio.
Uma correção no estilo do enem me ajudaria muito.
JoãoVictorOliveira
C1: 120 (Uso de vírgulas e concordância)
C2: 120 (Tente utilizar só um repertório na introdução e atente-se aos tópicos frasais)
C3: 120 (Projeto de texto com algumas falhas e argumentação com o senso comum)
C4: 160 (É importante se atentar ao uso dos conectivos)
C5: 160 (Maior detalhamento e retomada da tese)
Total: 680
Muito bem! Continue praticando!
[email protected]
Oii, tudo bem? Então…. Sua introdução está ótima e muito bem organizada, eu te sugiro estudar somente a gramática, pois percebi alguns erros.
Sua argumentação 1 iniciou com um “Antes de tudo” e isso é muito bom, ótima forma de iniciar.
De resto sua redação está ótima, continue nesse caminho e lembre-se : o máximo de linhas redação Enem é de 30 linhas e as linhas do pc são diferentes de uma folha de papel