Aprendiz

DESAFIOS PARA COMBATER O COVID-19 NO CENÁRIO BRASILEIRO

  • 3

Em dezembro de 2019, a Itália registrou seu primeiro caso confirmado de Covid-19, vírus comumente associado a gripe, mas que causa uma grave insuficiência respiratória em quem o contrai. Algumas semanas depois, o país atingiu a marca de 765 mortos em 24 horas, pois não respeitaram as medidas necessárias para conter o vírus. Correlacionado ao fato, o Brasil atualmente registra mais de 50 mil mortes causadas pelo Coronavírus. No entanto, a maioria da população não se mostra preocupada com o problema, e, por este motivo, a discussão acerca desta temática é de grande necessidade, destacando os impasses que o país enfrenta para combater o Covid-19 e medidas que devem ser tomadas de imediato.

Primordialmente, vale ressaltar que, por parte dos brasileiros, falta compreender a gravidade da pandemia. Segundo o G1, as praias do Rio de Janeiro permanecem lotadas e os banhistas não estão respeitando os alertas do Ministério da Saúde de isolamento e distanciamento social, o que acarreta em uma maior quantidade de casos confirmados da doença. Ademais, a população de baixa renda acaba tendo como única saída o SUS, Sistema Único de Saúde, que, devido à falta de responsabilidade e empatia da população, está, em algumas cidades, saturado.

Além disso, algumas empresas mostram-se imensamente irresponsáveis durante este período tão delicado no qual o país inteiro presencia. Uma notícia publicada recentemente expôs que o parque temático Beto Carrero World, localizado no litoral norte de Santa Catarina, reabriu suas portas após dois meses fechado por conta da pandemia. Tal notícia repercutiu e alcançou níveis inacreditáveis de negligência e descuido por parte dos visitantes, pois a maioria não efetuou o uso de proteção. Este fato demonstra a falta de preocupação por parte dos administradores do parque, visto que o estado registrou um total de, aproximadamente, 17,5 mil casos confirmados e 250 mortes.

Levando em consideração os fatos apresentados, deve-se buscar soluções para solucionar o problema. O governo, juntamente ao Ministério da Saúde, deve, sobretudo, efetuar a aplicação de políticas públicas e leis mais radicais, a fim de evitar aglomeração desnecessária e o contagio acelerado do vírus, visando garantir a proteção dos cidadãos brasileiros. Ademais, cabe também a cada indivíduo desenvolver a empatia, respeitar as medidas do Ministério da Saúde e preocupar-se em se informar sobre a situação atual, com o intuito de atenuar os casos confirmados e mortes já registradas. Realizando a aplicação de tais medidas, a diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil será acentuada, visto que na Itália houve o cumprimento de diversas medidas e um grande declínio dos casos.

Compartilhar

8 Correções

  1. Primeiramente, gostaria de ressaltar que a forma estrutural do seu texto ficou excelente. Porém, erros são notados.
    1º Parágrafo – Erro Gramatical
    Após o “24 horas,” há “pois não” o certo é “pois, não”
    2º Parágrafo – Erro Gramatical
    O verbo “acarretar” não rege com a proposição “em”.
    3º Parágrafo – Erro Gramatical
    Depos de “visitantes,” há “pois a” o certo é “pois, a”
    4º Parágrafo – Sugestão e Erro Gramatical
    Sugestão – “Levando em consideração” é um termo extenso e sem necessidade, prefira por “Considerando”.
    Erros Gramaticais – “o contágio” ao invés de “o contagio”, falta o acento agudo.
    Observações: Sua proposta de intervenção está invasiva, falta detalhes, o modo como a ação será feita. Sua proposta foi uma conscientização, o que ficou algo incompleto e que o Enem não curte muito.

    • 3
  2. Olá, boa noite. Gostei muito da tua redação. No primeiro parágrafo tem contextualização, tu detalhas bem, mas acho que poderia na tese dizer já as causas da problemática (as ideias do D1 e D2). Tanto o D1 quanto o D2 gostei, só reparei alguns erros de pontuação. No segundo parágrafo, na parte ‘’Este fato..’’, toma cuidado que este remete ao passado, o correto é esse. A proposta está ok, mas sempre me recomendaram colocar dois agentes, pois menos de 2 pode descontar nota. Achei tmb a proposta de desenvolver empatia meio vago, como que faz isso? Outro ponto tmb é não repetir os agentes, ali tu falas duas vezes no Ministério da Saúde. Já ouvi mto de professor para se guiar na proposta a partir do agente, ação, meio (que tu não apresentaste ali), detalhamento e finalidade. Não pare de treinar, o 1000 tá próximo!! Parabéns!!

    • 2
  3. Sua contextualização está excelente, porém é nítido alguns erros gramaticais.
    Na primeira linha do primeiro desenvolvimento, quando você utiliza “vale destacar que”, não seria aconselhado utilizar a virgula, pois já foi usada na frente do conectivo, fazendo a sua contextualização ficar sem nexo.
    Na sua conclusão você cita “o governo”, para os corretores O GOVERNO, torna-se banal, pois O governo é dividio por Ministérios. Por exemplo, você poderia ter usado o Ministério da Economia, já que são eles que cuidam da verba.

    • 1
  4. Olá!
    Parabéns pelo seu texto. Você demosntra escrever muito bem a redação, acredito que só esteja faltando pequenos detalhes para que você possa mandar bem nessa prova.
    Faço aqui as minhas ponderações e afirmo que não sou nenhum especialista em redação. Tenho bagaguem de alguns profissionais que me passaram excelentes informações.
    Espero que isso possa lhe ajudar e peço que tenta, na medida do possivel, avaliar as minhas redações que posto aqui na plataforma. Todas elas são muito bem vindas e eu agradeço bastante!
    Bons estudos” =]
    (1)Em dezembro de 2019, a Itália registrou seu primeiro caso confirmado de Covid-19, vírus comumente associado (2)a gripe, mas que causa uma grave insuficiência respiratória (3)em quem o contrai. Algumas semanas depois, o país atingiu a marca de 765 mortos em 24 horas, pois não (4)respeitaram as medidas necessárias para conter o vírus. Correlacionado ao fato, o Brasil (5)atualmente registra mais de 50 mil mortes causadas pelo Coronavírus. No entanto, a maioria da população não se mostra preocupada com o problema, e, por este motivo, a discussão acerca desta temática é de grande necessidade, (6)destacando os impasses que o país enfrenta para combater o Covid-19 e medidas que devem ser tomadas de imediato.
    (7)Primordialmente, vale ressaltar que, por parte dos brasileiros, falta compreender a gravidade da pandemia. Segundo o G1, as praias do Rio de Janeiro permanecem lotadas e os banhistas não estão (8)respeitando os alertas do Ministério da Saúde de isolamento e distanciamento social, o que acarreta em uma maior (9)quantidade de casos confirmados da doença. Ademais, a população de baixa renda acaba (10)tendo como única saída o SUS, (11)Sistema Único de Saúde, que, devido à falta de responsabilidade e(12) empatia da população, (13)está, em algumas cidades, saturado.
    (14)Além disso, algumas empresas (15)mostram-se imensamente irresponsáveis durante este período tão delicado no qual o país inteiro presencia. Uma notícia publicada recentemente expôs que o parque temático Beto Carrero World, localizado no litoral norte de Santa Catarina, reabriu suas portas após dois meses fechado por conta da pandemia. Tal notícia repercutiu e alcançou níveis inacreditáveis de negligência e descuido por parte dos visitantes, pois a maioria não efetuou o uso de proteção. Este fato demonstra a falta de preocupação por parte dos administradores do parque, visto que(16) o estado registrou um total de, aproximadamente, 17,5 mil casos confirmados e 250 mortes.
    (20)Levando em consideração os fatos apresentados, deve-se buscar soluções para solucionar o problema. O governo, juntamente ao Ministério da Saúde, deve, sobretudo, efetuar a aplicação de políticas públicas e leis mais radicais, a fim de evitar aglomeração desnecessária e o (17)contagio acelerado do vírus, visando garantir a proteção dos cidadãos brasileiros. Ademais, cabe também a cada indivíduo desenvolver a empatia, respeitar as medidas do Ministério da Saúde e (18)preocupar-se em se informar sobre a situação atual, com o intuito de atenuar os casos confirmados (19)e mortes já registradas. Realizando a aplicação de tais medidas, a diminuição dos casos de Covid-19 no Brasil será acentuada, visto que na Itália houve o cumprimento de diversas medidas e um grande declínio dos casos.
    COMENTÁRIOS
    (1) Você demonstra ter um amplo conhecimento teórico e estatístico do tema em questão, e isso é muito bom em um texto como a redação do Enem, o qual exige a capacidade do candidato interpretar, relacionar e organizar fatos, opiniões, argumentos e evidências científicas na defesa de um ponto de vista. No entanto, é preciso ter o máximo de cuidado no que diz respeito à adequação textual, a fim de que o seu texto não se apresente expositivo- o que pode fazer com seja penalizado nas competências 3 e 4. A tipologia textual exigida é a modalidade dissertativo-argumentativa, isto é, a redação deve vir com os argumentos pertinentes à temática e, principalmente, é imprescindível que esteja explícita a opinião do autor (Tese). Sua introdução apresenta esses desvios de tipologia, o que necessita um maior cuidado, visto que você pode perder pontos importantes. Além disso, foram identifcados poucos desvios, os quais não comprometem a interpretação do texto, mas, quando se tem esse erro de tipologia, isso pode fazer com que o olhar dos corretores fique mais rigoroso.
    (2) Nesse caso ocorre o fenômeno fonético indicativo de crase, pois o “associado a” exige a preposição ‘’a’’ e o substantivo “gripe”, além de ser uma palavra feminina, exige um artigo “a”. Logo, tem-se “[…] associado a+a=à gripe […]’’
    (3) Recomendo a você substituir a preposição “em” por “a”, visto que isso gera quebra de paralelismo semântico entre as frases. Logo, o correto é “a quem o contrai’’
    (4) Evite a voz passiva. Ela, além de demonstrar um caráter informal ao texto, causa um estranhamento por parte do leitor. Recomendo sempre a voz ativa, pois ela demonstra formalidade e maior sustentação argumentativa. Logo, coloque: “[…] pois as medidas necessárias para conter o vírus não foram respeitadas […]’’
    (5) A palavra “atualmente” funciona, nessa frase, como um vocativo, logo, deve estar separado do restante da oração entre vírgulas.
    (6) Destacando-se é o mais correto nessa frase
    (7) Você inicia muito bem o seu texto, com o uso de conectivo- o que contribui para a competência 4 e também faz o uso do tópico frasal, o qual funciona como uma espécie de síntese dos elementos que serão discutidos ao longo do primeiro parágrafo de desenvolvimento.
    (8) Evite o gerúndio. Recomendo substituir por ”[…] os banhistas não respeitam a recomendação do Ministério da Saúde […]’’
    (9) Recomendo substituir a palavra ‘’quantidade’’ por “número’’, a fim de dar maior fluidez ao seu texto.
    (10) Melhor você substituir por: ‘’[…] acaba por ter como única saída […]”
    (11) Siglas reconhecidas como: SUS, IBGE, MEC, IPEA não necessitam serem significadas. Portanto, use esse pequeno espaço para constituir melhor a sua argumentação.
    (12) Ocorreu erro de sintaxe, nesse caso, visto que há a omissão de um termo subentendido (figura de linguagem- Elipse). Faltou a preposição “de” em: ”[…] devido à falta de responsabilidade e de empatia […]”
    (13) Nesse caso, o correto é “estar”. Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo, o que não ocorre nessa frase.
    (14) Mais uma vez você inicia bem o seu parágrafo de desenvolvimento (no caso o segundo) com o uso de conectivo de adição- o “além disso”, o que causa efeito de continuidade textual (unidade do texto). Assim como foi identificado ao longo do texto, percebe-se que o texto elenca uma série de informações a respeito do tema e isso é importante para a competência 2. Entretanto, verifica-se também o caráter expositivo de seu texto. Recomendo a você tentar refazer esse parágrafo e tentar evitar o excesso de informações. Se atente a argumentar de forma dissertativa, isto é, de forma que expresse explicitamente o seu ponto de vista sobre o problema discutido com termos dissertativos.
    (15) Nesse caso, ocorre ênclise e não próclise, pois o verbo “mostrar” exige um termo de ligação anteposto a ele. Logo, “se mostram” é o mais correto.
    (16) O conectivo “visto que” deve ser colocado entre vírgulas, pois funciona como vocativo. Logo, faltou uma vírgula depois do “que”.
    (17) Faltou o acento na letra ‘’a’’ em “contágio”. Palavras paroxítonas terminada em ‘’o’’ devem receber o acento.
    (18) Nesse caso, ocorre ênclise e não próclise, pois o verbo irregular “preocupar” exige um elemento anteposto a ele. Logo, o correto é “se preocupar”
    (19) A preposição correta, nesse caso, é “de” em:”[…] atenuar os casos confirmados de mortes já registradas […]”
    (20) Em sua Proposta de Intervenção, você responde a três elementos dos cinco exigidos pelo certame. No caso, está presente: Agente, Ação e Finalidade. Entretanto, não houve qualquer menção ao “Modo” e tampouco ao “Detalhamento” de um dos operadores interventores. Logo, de forma proporcional, você deve receber 120 pontos dos 200 na competência 5.
    1- AGENTE: ‘’O governo e o Ministério da Saúde’’ e “o corpo social (na figura das pessoas)’’
    2- AÇÃO: “efetuar a aplicação de políticas públicas e leis mais radicais” e “desenvolver a empatia, respeitar as medidas do Ministério da Saúde e preocupar-se em se informar sobre a situação atual”
    3: MODO: AUSENTE
    4- FINALIDADE: ‘’ a fim de evitar aglomeração desnecessária e o contagio acelerado do vírus, visando garantir a proteção dos cidadãos brasileiros.’’ e “com o intuito de atenuar os casos confirmados e mortes já registradas.”
    5-DETALHAMENTO: AUSENTE
    NOTAS
    COMPETÊNCIA 1: 120
    COMPETÊNCIA 2: 200
    COMPETÊNCIA 3: 80
    COMPETÊNCIA 4: 160
    COMPETÊNCIA 5: 120
    NOTA: 680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.