Desafios para combater a violência infantil no Brasil

  • 2

O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o direito à vida e à saúde. Entretanto, a violência infantil no Brasil hodierno contraria esses direitos. Pois, a falta de canais infantis de denúncias e a escassez de campanhas publicitárias são os principais fatores que culminam na problemática em questão.

Em primeira análise, a Constituição Federal de 1988 afirma que menores de 18 anos não possuem formação mental completa. Logo, não há canais para as próprias crianças denunciarem o que as deixam dependentes de algum adulto realizar as denúncias. Segundo Émile Durkheim, filósofo francês, é dever do Estado assegurar o funcionamento correto da sociedade. Nessa lógica, é negligência governamental não criar um canal exclusivo para os jovens e crianças denunciarem o abuso.

Paralelo a isso, de acordo com o sociólogo Max Weber, nada está fora do contexto social. Nessa perspectiva, a falta de abordagem sobre a violência infantil resulta em uma sociedade onde muitos não sabem nem o seu significado. Durante a Ditadura Militar no Brasil o governo através das redes midiáticas alienou a população por anos. Nesse âmbito, as campanhas para combater a violência infantil teriam um alcance maior do que na época ditatorial.

Portanto, o debate sobre os desafios para combater a violência infantil no Brasil é imprescindível ponto final nesse contexto, cabe ao Governo Federal e a Polícia Federal criar através de jogos e aplicativos infantis um canal de denúncia interativa de profissionais para prestar assistência com a finalidade das próprias vítimas denunciarem de forma não suspeita. Outrossim, cabe ao Ministério de Telecomunicações e a Vara Infantil divulgar por meio de campanhas publicitárias semanais nos meios de informação, a respeito da violência infantil, seu conceito, tipos e de como denunciar, com o intuito informar e incentivar a população a denunciar.

Caro corretores, eu não havia muitas propostas para o debate do tema, então se possível quando corrigirem colocar um possível eixo o qual eu poderia explorar na temática eu serei grata. Agradeço.

Compartilhar

3 Correções

  1. D1 > Muito bem argumentado, parabéns!

    “Portanto, o debate sobre os desafios para combater a violência infantil no Brasil é imprescindível ponto final nesse contexto, cabe ao Governo Federal e a Polícia”
    deveria haver um ponto final depois de “contexto”

    gostei muito da sua solução também, acho que o texto se relaciona bem como um todo e é bastante coeso e coerente.
    Mas concordo que apenas as decnúncias seriam como tratar o sintoma do problema da violência e que é sempre mais efetivo enfrentar a raiz do problema, a causa.

    particularmente acho que tem um pouco da cultura da violência como ferramenta para educar, as palmatórias, por exemplo.
    então, uma solução interessante seria a implementação de “educação para o lar” voltada para mães e pais uma vez por semana nas escolas públicas e acompanhamento psicológico para pais e alunos mensalmente.

    Acredito que com essa solução, somada à publicidade das denúncias, você resolveria a causa do problema [a longo prazo] e a consequência do problema [a curto prazo].

    Acho que sua nota ficaria entre 880~920
    não vi erros gramaticais.
    em resumo, acho que só a solução é que mereceria mais atenção.

    abraços!

    • 1
  2. Oie, espero que a minha correção te ajude.

    Introdução:
    ▪︎O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o direito à vida e à saúde. Entretanto, a violência infantil [1] no Brasil hodierno [2] contraria esses direitos. [3] Pois, [4] a falta de canais infantis de denúncias e a escassez de campanhas publicitárias são os principais fatores que culminam na problemática em questão.

    Obs.:
    ▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
    ▪︎3- Poderia ter feito uma transição mais bem feita.
    Ex.: Entretanto, essa garantia não é exercida na prática, visto que existem alguns desafios para combater a violência infantil no Brasil hodierno.
    ▪︎4- A conjução explicativa “pois” não pode ser utilizada no início de um período, já que ele exige uma vírgula antes e, nesse caso, não pode colocar a vírgula porque senão a tese ficará junto com a transição, e não pode. Então, substitua por um conectivo: dessa forma, diante dessa perspectiva, nesse viés, nesse parâmetro, nesse contexto, nesse sentido, etc.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Em primeira análise, a Constituição Federal de 1988 afirma que menores de 18 anos não possuem formação mental completa. [1] Logo, [2] não há canais para as próprias crianças denunciarem o que as deixam dependentes de algum adulto realizar as denúncias. Segundo Émile Durkheim, filósofo francês, é dever do Estado assegurar o funcionamento correto da sociedade. Nessa lógica, é negligência governamental não criar um canal exclusivo para os jovens e crianças denunciarem o abuso.

    Obs.:
    ▪︎1- Não use o repertório no início do parágrafo, já que, no início, é o tópico frasal, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.
    ▪︎2- Uso inadequado do conectivo “logo”, visto que ele é um conectivo conclusivo, aqui você deve explicar o seu tópico frasal e, para isso, use esses conectores:
    • Isso se deve ao fato de/da/do
    • Isso ocorre porque
    • Isso ocorre devido à/ao
    • Isso acontece porque
    • Isso acontece devido à/ao
    • Isso decorre de/da/do
    • Esse fato pode ser tomado como relevante, já que

    ▪︎obs.: utilize um desses e explique o porquê daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer, em mais ou menos duas ou três linhas. Esses conectores evitam que o seu texto fique expositivo.
    ▪︎Faltou explicar a relação do seu repertório com o seu assunto. Além disso, você argumentou pouquíssimo e faltou o encerramento do parágrafo.
    ▪︎Encerramento do parágrafo: é aqui que você fecha o seu parágrafo. Nesse momento, expõe-se uma opinião, reafirmando o seu ponto de vista para o leitor. Lembre-se sempre que deve ser concluído com um conectivo conclusivo: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, logo, assim, portanto, em suma.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Paralelo a isso, de acordo com o sociólogo Max Weber, nada está fora do contexto social. [1] Nessa perspectiva, a falta de abordagem sobre a violência infantil* resulta em uma sociedade onde [2] muitos não sabem nem o seu significado. Durante a Ditadura Militar [3] no Brasil [4] o governo através [5] das redes midiáticas alienou a população por anos. Nesse âmbito, as campanhas para combater a violência infantil* [6] teriam um alcance maior do que na época ditatorial.

    Obs.:
    ▪︎1- Mesma coisa do desenvolvimento um, não use o repertório no início do parágrafo. Tenho uma dúvida: essa frase de Marx Weber foi exatamente o que ele disse? Se sim, tem que colocar as aspas, se você pegou e colocou com suas palavras está ok.
    ▪︎2- Uso inadequado da palavra “onde”, uma vez que significa lugar físico, substitua por “em que, que, o qual”.
    ▪︎3 e 4- Ausência de vírgulas.
    ▪︎5- Uso inadequado da palavra “através”, pois significa algo que atravessa, substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    ▪︎6- Cuidado com a repetição, pois é descontado na competência quatro.
    ▪︎Faltou explicar o tópico frasal, encerrar o parágrafo e argumentar mais.

    Conclusão:
    ▪︎Portanto, o debate sobre os desafios para combater a violência infantil [1] no Brasil [2] é imprescindível ponto final nesse contexto, cabe* ao Governo Federal [3] e a Polícia Federal criar [4] através [5] de jogos e aplicativos infantis um canal de denúncia interativa de profissionais para prestar assistência [6] com a finalidade das próprias vítimas denunciarem de forma não suspeita. Outrossim, cabe* [7] ao Ministério de Telecomunicações e a [8] Vara Infantil divulgar [9] por meio de campanhas publicitárias semanais nos meios de informação, a respeito da violência infantil, seu conceito, tipos e de como denunciar, com o intuito [10] informar e incentivar a população a denunciar.

    Obs.:
    ▪︎1 e 2- Ausência de vírgulas.
    ▪︎3- As iniciais de “governo federal” agora são minúsculas.
    ▪︎4- Ausência de vírgula.
    ▪︎5- Uso inadequado da palavra “através”, pois significa algo que atravessa, substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    ▪︎6- Ausência de vírgula.
    ▪︎7- Repetição.
    ▪︎8- Ausência de crase, pois vai concordar com “cabe”.
    ▪︎9- Ausência de vírgula.
    ▪︎10- Com o intuito de*.
    ▪︎Sempre foque em apenas uma proposta de intervenção, pois não é preciso fazer duas resoluções para o problema, foque em apenas uma e detalhe ao máximo. Além disso, não se prolongue muito, o número de linhas deve ser, no máximo, sete.
    ▪︎Faltou um pouco de organização e um pouquinho mais de detalhamento, até dava pra transformar em uma.

    Reescritura:
    ▪︎Portanto, medidas precisam ser tomadas para pôr em prática os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, cabe ao Ministério de Telecomunicações e à Vara Infantil divulgar informações sobre a violência infantil no Brasil, por meio de campanhas publicitárias semanais nos meios de informação, relatando casos a respeito da violência infantil e os tipos, além de depoimentos de pessoas que passaram por isso, bem como psicólogos para cuidar da saúde mental da vítima, com o intuito informar e incentivar a população a denunciar esse ato hostil.

    Nota:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 720

    • 0
  3. Vou ir classificando por parágrafos.

    1º: O parágrafo está bom. Porém, tente inserir outra área do conhecimento, como filmes, séries, música e acontecimentos históricos. A gente ainda está treinando, então é bom buscar esses tipos de conteúdo para enriquecer melhor o texto. Mas não se acomode a sempre fazer uma pesquisa antes, pois no ENEM não será possível.
    Na parte “Brasil hordieno” tente substituir por atual sociedade brasileira, ou Brasil contemporâneo. Já que o ‘hordieno’ pode atrapalhar a fluidez do seu texto.
    A tese boa e clara, assim o corretor vai ser o que você vai defender ao longo do texto.

    2º: Eu substituiria o “logo” pela palavra “por outro lado”. O logo dá um sentido de continuidade.
    Poderia usar a escola como canais de denúncias.
    A partir do “nessa lógica”, você apenas apresentou as causas e esqueceu das consequências. Tente detalhar melhor o desenvolvimento.
    3º: A sua citação sobre o Max Weber está muito rasa, tente explicar sobre o que ela se trata, mas de acordo com o tema.
    Aqui há uma vígula “Durante a Ditadura Militar no Brasil, o governo”.
    Neste paragrafo novamente tem apenas as causas.
    4º: Têm todas as exigências pedidas.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.