Desafios para combater a violência doméstica no Brasil

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, não é o que se observa na atual sociedade brasileira, uma vez que a violência doméstica tem crescido no país. Sob esse prisma, cabe destacar as crianças e os idosos como os grupos mais afetados por tal problemática, sendo a falta de atenção para com o comportamento das crianças e a ausência de acompanhamentos de rotina para idosos sendo alguns dos desafios para combater o problema.

Em primeiro plano, cabe salientar a falta de atenção com o comportamento infantil. Dito isso, o filósofo Imannuel Kant afirma que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Consoante a essa premissa, tal afirmativa se faz verdade na vida de crianças que vivem em ambientes agressivos e que são submetidas à determinadas agressões, uma vez que, inclusos nessa realidade, tendem a repetir os atos de seus agressores nas escolas, por exemplo, sendo agressivos com seus professores e colegas. Além disso, a violência sofrida pode causar sequelas psíquicas,as quais tornam muitas crianças apáticas e antissociais. Portanto, a desatenção para essas características torna-se um desafio a ser superado.

Ademais, também é importante destacar a ausência de acompanhamentos de rotina, por parte dos órgãos de saúde, para o grupo de idosos. Nesse grupo, a violência, na maioria das vezes, se manifesta de forma física, caracterizada por espancamentos que ocasionam traumas corporais. Dessa modo, visto que em muitos casos eles recebem cuidados médicos de seus cuidadores, tais traumas acabam por agravar o seu estado clínico. Devido a isso, e por serem, muitas vezes, bastante dependentes, esses idosos não têm autonomia para realizar a denúncia, muitas vezes desencorajados pelo medo. Dessa forma, torna-se evidente a importância do acompanhamento de rotina por profissionais da saúde, visando identificar uma possível violência.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dito isso, o Ministério da Educação deve promover atendimentos psicológicos em escolas por meio da criação de uma lei que torne tal ação obrigatória. Essa medida tem o objetivo de atender as crianças visando identificar, através de um profissional psicólogo, possíveis características de violência doméstica. Ademais, o Ministério da Saúde deve agir de modo a acompanhar a rotina dos idosos por meio de visitas mensais realizadas por médicos geriatras com a finalidade de analisar o quadro de saúde e possíveis traumas ocasionados por violência. Por fim, tais atitudes visam superar os desafios para combater a violência doméstica no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Boa tarde? EU irei corrigir sua redação por partes, espero que possa lhe ajudar.
    Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas. No entanto, não é o que se observa na atual sociedade(sociedade duas vezes no mesmo parágrafo, isso não lhe tira ponto de cara, mas ter diversas repetições podem ocasionar perda na COMPT 4) brasileira, uma vez que a violência doméstica tem crescido no país. Sob esse prisma, cabe destacar as crianças e os idosos como os grupos mais afetados por tal problemática, sendo a falta de atenção para com o comportamento das crianças e a ausência de acompanhamentos de rotina para idosos sendo (sendo apareceu pela segunda vez) alguns dos desafios para combater o problema. (VEMOS AQUI A DELIMITAÇÃO DOS DOIS ARGUMENTOS, ISSO CRIA UMA EXPECTATIVA DE QUE CADDA PARÁGRAFO SUBSEQUENTE FALARÁ SOBRE ELES NA ORDEM APRESENTADA)
    Em primeiro plano, cabe salientar a falta de atenção com o comportamento infantil. (tópico frasal, ótimo e de acordo com a tese)Dito isso, o filósofo Imannuel Kant afirma que o ser humano é aquilo que a educação faz dele.(Immanuel Kant é um repertório mal envelhica,mal vista, extremamente coringa, extremamente usada por TODAS as pessoas em diversos temas de redação, não demonstra conhecimento dos estudantes e já pode causar efeitos negativos na su redação. NÃO está errado, você pode usar, mas pode acabar n sendo eficiente e bem vista) Consoante a essa premissa, tal afirmativa se faz verdade na vida de crianças que vivem em ambientes agressivos e que são submetidas à(não tem crase aqui, veja que “determinada” tem quase uma função pronominal ao indicar um núcleio de sujeito que no caso seria um grupo de determinadaas coisas) determinadas agressões, uma vez que, inclusos nessa realidade, tendem a repetir os atos de seus agressores nas escolas, por exemplo, sendo agressivos com seus professores e colegas. Além disso, a violência sofrida pode causar sequelas psíquicas,as quais tornam muitas crianças apáticas e antissociais. Portanto, a desatenção para essas características torna-se um desafio a ser superado.
    Ademais, também é importante destacar a ausência de acompanhamentos de rotina, por parte dos órgãos de saúde, para o grupo de idosos. Nesse grupo, a violência, na maioria das vezes, se manifesta de forma física, caracterizada por espancamentos que ocasionam traumas corporais.(AFIRMOU ISSO, MAS PRECISA DE DADOS PARA FUNDAMENTAR E SER CONSIDERADO UM ARGUMENTO LEGITIMADO) Dessa modo, visto que em muitos casos eles recebem cuidados médicos de seus cuidadores, tais traumas acabam por agravar o seu estado clínico. Devido a isso, e por serem, muitas vezes, bastante dependentes, esses idosos não têm autonomia para realizar a denúncia, muitas vezes(MUITAS VEZES REPETIDO DUAS VEZES, FIQUE ATENTO A ISSO) desencorajados pelo medo. Dessa forma, torna-se evidente a importância do acompanhamento de rotina por profissionais da saúde, visando identificar uma possível violência.
    Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dito isso, (segunda vez que você usa esse conectivo) o Ministério da Educação(AGENTE) deve promover (AÇÃO)atendimentos psicológicos em escolas por meio (MEIO)da criação de uma lei que torne tal ação obrigatória. Essa medida tem o objetivo de atender as crianças visando identificar, através de um profissional psicólogo, possíveis características de violência doméstica.(MODO E FINALIDADE) Ademais, o Ministério da Saúde deve agir de modo a acompanhar a rotina dos idosos por meio de visitas mensais realizadas por médicos geriatras com a finalidade de analisar o quadro de saúde e possíveis traumas ocasionados por violência. Por fim, tais atitudes visam superar os desafios para combater a violência doméstica no Brasil.
    Sua redação,no geral,está muito bem desenvolvida e escrita segundo os critérios do ENEM. vamos para a atribuição de notas?
    COMPETENCIA 1 – Sua gramática segue os padrões exigidos, com poucos ou nenhum desvio que comprometa a leitura do texto – 200
    COMPETENCIA 2 – Sua tese foi bem apresentada, e seus argumentos apresentados na ordem, obedecendo os critérios do texto argumentativo-dissertativo. O repertório, no entanto, não se mostrou diversificado, no qual seu segundo desenvolvimento não houve nenhum, e a sua limitação ao genérico KANT apoia esse problema. 160 pontos
    COMPETENCIA 3 – ótima organização textual, argumentos bem selecionados. 200 PONTOS
    Competência 4 – Repetição de algumas palavras, e de conectivos, apesar que sua diversidadade linguística é ótima. Os erros parecem ser por falta de atenção na escrita, tais como o mencionado na introdução e desenvolvimento. 160 pontos
    Competência 5 – Proposta completa. 200 pontos
    TOTAL – 920 pontos, no entanto, com uma segunda redação, sua redação pode variar até 40 pontos a mais. Continue se aperfeiçoando que o seu 1000 ou muito próximo dele, chega. Foque no repertório do seu texto!

    • 0
  2. Oie, tudo bem?
    Vamos lá!
    INTRODUÇÃO:
    – Bem completa!
    – Contém CONTEXTUALIZAÇÃO e TESE.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    – Bem estruturado!
    – Contém TÓPICO FRASAL e EXPLICAÇÃO.
    – Erro de escrita na palavra “DessA”, que deveria estar escrita dessa forma: “DessE”.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    – Completo!
    – Também tem a presença do TÓPICO FRASAL e da EXPLICAÇÃO.
    – Penso que tu poderias não repetir o “muitas vezes”, como ocorreu na 4 frase deste parágrafo.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/CONCLUSÃO:
    – Muito boa!
    – Contém AGENTE, MODO e EFEITO.
    – Bem detalhada, o que é bem importante!
    Parabéns pela redação! :)
    Espero ter ajudado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.