Na temporada 1 da série “La Casa de Papel”, exibida na Netflix, o personagem Moscou sofreu um ataque de ansiedade durante o roubo da Casa da Moeda da Espanha e assim ficou imobilizado por um tempo. Fora do meio fictício, a realidade não é diferente, visto que a população mundial vem apresentando grandes marcas de distúrbios de ansiedade, provocada principalmente com o advento das novas tecnologias do século XX e a omissão da sociedade.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância que as tecnologias trouxeram para o mundo, avançando na comunicação e as descobertas cientificas. Diariamente as pessoas são bombardeadas de informações em seus aparelhos móveis, a qual leva a filtração para a mente. A insegurança ou medo de estarem desatualizadas por um curto período, aumenta cada vez mais, principalmente por parte dos adolescentes, público alvo das novas tecnologias e que desenvolvem grandes síndromes e problemas emocionais.
No âmbito familiar e na sociedade, onde muitas vezes não é detectado facilmente, vem ganhando grandes proporções para a ansiedade. A omissão por parte da sociedade em muitas vezes não querer a ajuda de um psicólogo ou profissional de saúde, acarreta ainda mais o problema. Vale ressaltar o desconforto e a interrupção nas atividades diárias que levam as pessoas a precisarem de tratamento, é desempenhado pelos principais sistemas de saúde, o qual foi garantido como direito universal.
Portanto, é evidente que são necessárias medidas capazes de promover o bem estar social da população. O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, devem planejar e moverem ações, como a estruturação do sistema de saúde, a fim de tornar mais expansivo e palestras para os jovens aprenderem a lidarem com o uso da internet, para assim combater a ansiedade.
Desafios para combater a ansiedade na contemporaneidade
Compartilhar
iacidara
Nossa o que falar da sua redação, além de maravilhosa e bem atenta aos acontecimentos atuais, e comportamento humano. Primeiro começando falando da série, para falar de algo tão pontual em nossa sociedade que está muito doente, e logo após o começo da pandemia começou a piorar.
Já na seu desenvolvimento eu aconselho em usar dados, fontes, alguma coisa sobre o assunto e algum filosofo ou sociólogo ou até mesmo na área da saúde, como, “No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos). “A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos – um amor líquido. A segurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos.” (Bauman em Modernidade Líquida: sobre a fragilidade dos laços humanos). Somos uma sociedade de pessoas com notória infelicidade: solidão, ansiedade, depressão, destruição, dependência; pessoas que ficam felizes quando matam o tempo que foi tão difícil conquistar. Erich Fromm.
E também pode dizer De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro e o quinto em casos de depressão. Conforme o levantamento da OMS, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.
Sua intervenção vou lhe dizer que ficou muito boa parabéns com sua determinação. Agora sua nota de acordo com as competências do ENEM, Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 780, muito bom, continue tentando, está no caminho.