Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

  • 1

Em meados do século XX, os pataxós – população indígena – foram expulsos de suas terras, em meio à uma devastação local e imposição autoritária. Paralelamente ao ocorrido, percebe-se no Brasil atual, tentativas semelhantes de silenciar comunidades de origens e culturas similares. Desse modo, verifica-se que a expansão agrícola comercial é uma das causas que colabora a dispersão e a desvalorização dos povos tradicionais.

Nessa perspectiva, observa-se que a lógica do capitalismo contemporâneo, vinculada ao agronegócio é extremamente nociva às comunidades tradicionais. Uma vez que, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, registrou-se o maior índice de desmatamento no país, em 15 anos, a área devastada é igual oito vezes a cidade do Rio de Janeiro. Fator o qual influencia negativamente a vida dessas populações.

Dessa maneira, nota-se que a sobrevivência dos povos tradicionais ao longo das gerações encontra-se cada vez mais em risco. O nomadismo torna-se um conceito frequente no cotidiano dos nativos, que também lidam com a incerteza em relação à continuidade de seus costumes naturais. De acordo com um pensamento do filósofo Heráclito, “nada é permanente, exceto a mudança”, transcorrendo ao contexto, este é um processo reversível, o qual inicia-se com a valorização das comunidades nativas.

Portanto, para que os povos tradicionais tenham o seu devido reconhecimento, cabe ao governo – órgão responsável pelo bem-estar social – promover campanhas e organizações de preservação ambiental, por meio do corte de gastos, com políticos que não desempenham suas funções com eficiência, de modo que assim, as comunidades nacionais tenham o seu direito constitucional à posse de terras assegurado, e a manutenção de seus hábitos garantida.

 

 

Redação ENEM –

Obrigado pela atenção…….. espero que tenha gostado!

Por favor, na correção coloque a nota juntamente da análise :)

 

 

 

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi, boa noite. Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação. 🌌🌠

    🔶 Introdução: bem organizada e escrita, no entanto, você só citou um dos argumentos que seria desenvolvido durante o texto (a causa) e eu acho que as palavras-chave (desvalorização dos povos tradicionais) se encaixaria melhor na segunda frase. No todo, está boa e o seu repertório foi perfeito.
    🔹A crase ocorre quando há a junção do artigo feminino a e da preposição a (a+a=à). Então, na segunda linha, não há crase, apenas se você retirar o artigo “uma”.

    🔶 D1: senti falta de desenvolvimento, você não explicou a relação entre o desmatamento e os povos tradicionais, o que derruba completamente o seu argumento. Tenta seguir a estrutura: tópico frasal + repertório + causa + consequência + fechamento do parágrafo. Nesse caso, sua causa seria o aumento do desmatamento e a consequência seria a ameaça à territórios indígena preservados.
    🔹Vírgula depois de agronegócio e retire a vírgula depois de país.

    🔶 D2: Achei bem confuso, principalmente porque a frase que você trouxe, nesse contexto, parece mais um apoio ao nomadismo, então seu argumento (que eu não consegui entender direito qual era) ficou bem contraditório.

    🔶 Conclusão: não sinto que sua proposta de intervenção resolveu os problemas que você propôs.

    1) não ficou clara a conexão entre meio ambiente e o tema, deixando essa ideia perdida.
    2) em nenhum momento do texto você trouxe a questão da ineficácia do Governo (com letra maiúscula).

    🔶 Geral: seu texto, apesar de direto, está emaranhado de informações, sem ficar claro o objetivo de nenhuma delas dentro do parágrafo. Recomendo estudar o uso de conectivos e da vírgula, treinar mais a utilização dos seus repertórios e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Uma dica que funcionou muito para mim é fazer um esqueleto da redação antes de começar a escrever mesmo, isso ajuda a não se perder nas ideias.

    🔶 Nota:

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200

    🔹Total: 720

    Boa sorte, continue estudando ♡♡♡

    • 0
  2. Olá! Abaixo segue a correção da sua redação:
    -1° parágrafo: não é necessário crase em “em meio à uma devastação…”; sua tese é “tentativas semelhantes de silenciar comunidades de origens e culturas similares…”, OK!
    – 2° parágrafo: “agronegócio” está equivocado; e não a necessidade de crase em “extremamente nociva às comunidades tradicionais.”; e o termo “uma vez que” está usado de modo que não liga com o resto da oração, porque,”uma vez que” significa por causa de ter acontecido um fenômeno originou outro, assim fica indevido nesse contexto; e poderia alterar o verbo “registrou-se” por apenas “registrou”. Além disso, falta acentuação em “influência” e vírgulas em “influência (,) negativamente (,) a vida dessas populações.”;
    – 3° parágrafo: poderia alterar o techo “[…] ao longo das gerações encontra (X) cada vez mais em risco. O nomadismo torna (X) um conceito frequente (do) cotidiano…”; e faltou explicar o porque de ocorrer o nomadismo;
    Ps: no 2° e no 3° parágrafo faltou mais desenvolver sobre o assunto;
    4° parágrafo: apresenta-se apenas uma proposta de intervenção, o ideal são duas; e faltou o detalhamento de como pode realizar a proposta que foi apresentada.
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    Total: 600.
    Bons estudos :)

    • 0
  3. Sua redação está completa, tem a cabeça, o corpo e o final dele..

    Sua tese está clara e com todos os requísitos de informar o que será dito ao longo do texto. No desenvolvimento está o=ótimo, sem enrolação, e com clareza e dados para confirmar seu ponto de vista. A única coisa que eu mudaria é na parte ´´Uma vez que, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, registrou-se o maior índice de desmatamento no país, em 15 anos, a área devastada é igual oito vezes a cidade do Rio de Janeiro. Fator o qual influencia negativamente a vida dessas populações.´´ talves se você colocasse em que ano i=o IBGE apontou este dado ficaria mais completa, mas de resto está ótimo.
    Pontuação e gramática otimos também.
    ]E sua conclusão possui uma proposta de intervenção real e concreta.

    Otimo traballho.

    • 0
  4. Redaçao moderadamente boa, porem houve alguns erros que merecem ser pontuados, um deles sao os desvios gramaticais, como a falta de virgula nos detalhamentos. Outro problema foi a falta de topicos frasais, que caso sua redaçao seja destinada ao enem sao de suma importancia, afaltou alguns conectivos que sao muito importantes alem de uma fragilidade na argumentaçao. Tamebm faltou os elementos basicos da conclusao

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.