“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

  • 0

 

Segundo  a teoria do contrato social de Thomas Hobbes- é dever do estado garantir os serviços necessários para o bem-estar populacional-entretanto isso não ocorre no Brasil, visto que as comunidades e povos tradicionais não são valorizados e uma boa parte deles não tem acesso a direitos básicos. Nesse sentido, nota-se que há desafios para garantir a importância deles, devido ao descaso com a educação básica e a falta de proteção ao ecossistema.

Durante a pandemia do coronavírus,boa parte das  crianças e adolescentes que fazem parte de comunidades indígenas,ribeirinhas e quilombolas não tiveram acesso à educação básica,isso por  que não tinham internet para poder assistir às aulas que eram olline, muitas dessas crianças e jovens foram prejudicadas com a paralisação dos estudos,o que acarretou no atraso educacional.

As terras indígenas no Brasil vêm sendo invadidas e destruídas há anos – em geral, por garimpeiros e grileiros de terras, apesar da criação de leis para proteção do território indigena,essas leis não têm sido colocadas em prática e os garimpeiros continuam realizando invasões,sem respeitar os limites legais.

Portanto, o governo federal  em parceria com Ongs,por meio de verbas governamentais devem assegurar a educação de qualidade para todas as comunidades e povos tradicionais,criar campanhas de conscientização em praças públicas e organizar palestras em escolas visando ressaltar a importância desses povos para a cultura brasileira.Além disso garantir a eficácia de leis para a proteção de terras habitadas por eles.para que dessa forma a valorização a esses povos seja realizada da forma certa.

Compartilhar

3 Correções

  1. A sua redação não fugiu ao tema em nenhuma vez, mas apresentou limitação de repertórios e muitos desvios gramaticais (períodos longos, coloca o travessão para explicar algo onde não precisava, porques utilizado de maneira errada e entre outros). O texto também apresentou limitação de recursos coesivos e os argumentos estão pequenos. Mas no geral, está bom.
    C1: 120 pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha
    de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    C2: 120 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do
    texto dissertativo-argumentativo, com introdução, argumentação e conclusão.
    C3: 120 pontos – Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto,
    organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente.
    C4: 120 pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco
    diversificado de recursos coesivos.
    C5: 120 pontos – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à
    discussão desenvolvida no texto.

    Nota final: 600

    Mas não desista de continuar, você tem potencial para redigir, só precisa de treino e instruções adequadas. Até mais!

    • 0
  2. Bem estruturado, ótimo repertório sociocultural.
    Domínio da norma culta padrão excelente.
    Proposta de intervenção muito bem contextualizada, além dos argumentos também. A única coisa que senti falta, foi o gancho na conclusão, citar o filósofo da introdução seria um acréscimo positivo na sua redação.
    Sendo assim, não vejo uma nota ruim para você. Não sou o melhor corretor, pois pretendo ter mais conhecimento de cada competência para poder ajudar mais as pessoas.
    Portanto, minhas aposta seria entre 880 e 900

    • 0
  3. Sua redação está boa, pontos de desenvolvimento otimos e bem coesos com o tema.
    Senti falta de refências filosoficas, ou/e mais refências sobre o assunto, mas não deixou escapar o tema portanto está otima.
    Fiquei um pouco confusa quando colocou garimpeiros no meio, mas compreendi seu ponto, talvez seja algo pessoal mas acredito que poderia ter mencionado outra coisa no lugar de garimpeiros,mas eles possuem sim grande impacto na desvalorização e até mesmo representa perigo não só para casa desses povos, mas para vida deles. Por exemplo, acredito que seria interessante você mencionar reportagens de garimpeiros que mataram, ou até sequestravam tais pessoas , o que é gravissimo e não vemos tanta repercussão quanto outros assuntos.
    Mas o seu texto está otimo, coeso, não está repetitivo.

    E adorei a conclusão otima ideia para a resoluçaõ do problema.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.