Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

  • 0

De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, o silêncio é cumplice do preconceito, de fato, percebe – se que no Brasil ocorre um silêncio com base no preconceito em relação as comunidades e aos povos tradicionais do Brasil e a falta da valorização junto ao descaso do mesmo.

Em primeiro lugar, é evidente o preconceito de grande parte da população em relação aos povos indígenas, não só eles quanto aos outros 27 povos tradicionais reconhecidos oficialmente, então é de extrema importância que todos nós brasileiros mantenha o respeito e a empatia e que eles possam ter mais visibilidade e voz ativa nas tomadas de decisões perante aos direitos de si mesmo.

Ademais, os povos tradicionais do Brasil, merecem ser valorizados, pois cuidam da nossa maior riqueza, que é a natureza, com muito carinho e amor, sendo assim, a carta da Amazônia 2021 é inegavelmente importante, pois muita das vezes, as grandes empresas só pensam no próprio lucro, e não se preocupam com as causas que irão acontecer na biodiversidade e com as comunidades e povos tradicionais brasileiros, que dependem da natureza para sobreviver.

Portanto, é mister que os estados tomem providências cabíveis para resolver o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira em torno do problema, urge ao Ministério da educação e cultura (MEC) , através de verbas governamentais, criar campanhas publicitárias nas mídias e palestras nas escolas, informando o quão importante as comunidades e os povos tradicionais são, e que o governo crie leis que irão proteger todos esses povos, diante a violência da natureza. Feito isso, podemos garantir a dignidade e uma melhora a todos.

 

 

Compartilhar

3 Correções

  1. NOTA: 360

    Opa, Boa Noite :D Bora lá Tom.
    *Em sua Introdução, notei que só há uma único período :( e é sempre interessante deixar a mostra as problemáticas ou algo que vai desenvolver nos desenvolvimentos, na citação da Filósofa, se a filósofa de fato escreveu “o silêncio é cumplice do preconceito”, recomendo deixar em “aspas”, você só não usará aspas quando você não tiver certeza se for isso que ela disse, e também, quando usar um repertorio, como neste caso, feche o período, para não ficar tão extenso, e causar estranheza para o corretor..
    *Vamos Lá. Há um erro critico em sua Redação, não pode se por, ou incluir-se eu sua redação..
    “então é de extrema importância que todos (Nós) brasileiros…”. Aqui também tem que haver mais de um período. No mínimo 3, o primeiro é a apresentação de seu desenvolvimento, que no seu caso seria o Preconceito
    o segundo seria um repertorio, e já o Terceiro seria seu posicionamento com total clareza sobre o que apresentou, utilizando a Norma-Padrão da Escrita, em que não se usa nada referente a 1° ou a 3° pessoa. EX: Nessa perspectiva, nota-se que é de extrema importância que os brasileiros mantenham o respeito e a empatia, para que assim, os povos originários consigam ter mais visibilidade e voz ativa..
    Além disso Tom, tem uns desvios gramaticais de concordância, (.. que todos nós brasileiros mantenha o resp…) <– brasileiros no plural, mantenha no singular.
    *No Desenvolvimento 2:, 1 Período também.
    1° Introdução
    2°Repertorio sociocultural
    3°Tese/seu ponto.
    *Conclusão: Parabéns!! há uma introdução na conclusão está correto. Quando for falar de Ministérios, ou algum órgão, se atente de sempre por a Primeira Letra maiúscula, Exemplificando.. (MEC) Ministério da Educação. Este cultura que tu pois não existe, ai entraria como um erro a mais em sua Competência 1, não cabe ao MEC fazer campanhas em Mídias, seria o das Comunicações (MCTI). Quando for falar de outra ação de outro agente, por um PONTO FINAL. De resto Okay.

    Considerações Finais, meu caro, muitas pessoas ultimamente estão procurando modelo para seguir e tudo mais, outros para ter um norte, eu te recomendo ir atrás de um norte.. pois ainda falta uns pequenos ajustes para conseguir a nota máxima, não desanime faça o máximo do Máximo.. melhore esses negócios de Períodos Principalmente.

    C1-80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
    C2-80 apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
    C3-40 Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionado ao tema ou incoerente e sem defesa de ponto de vista.

    C4-40 Articula o texto de forma precária.

    C5-120 Apresenta bem uma proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Porém, só há 3 elementos na proposta de intervenção. Por isso, sempre apresenta a proposta relacionada ao tema com 5 elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.