Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil

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Segundo a Constituição Federal de 1988, “Todos são iguais perante a lei”. Todavia, isso não se cumpre, uma vez que a desvalorização de comunidades e povos tradicionais do Brasil, se faz presente. Isso se dá pela falta de informação e a negligência governamental, o que é inadmissível.

A princípio, a desinformação da sociedade é uma das principais causas dessa problemática. Nesse viés, para o filósofo Voltaire, “O preconceito é opinião sem conhecimento”. Sob essa óptica, é perceptível que em pleno sec. XXI, grande parte da população brasileira se baseia em estereótipos e desvaloriza as comunidades tradicionais, como caatingueiros e ciganos, pela falta de informação sobre a importância desses povos para a miscigenação em que o Brasil é formado. O que é inadmissível.

Ademais, vale ressaltar o descaso governamental como outro fator responsável por esse impasse. Nesse viés, de acordo com o “Contrato Social”, de John Locke, “O papel do Estado é garantir o bem-estar social e os direitos dos cidadãos. Entretanto, isso não ocorre, já que a dizimação desses povos é crescente, devido a falta de atuação do governo no que rege à inclusão desses povos no meio social e o apoio para a exerção de seus direitos como cidadãos. O que é inaceitável.

Destarte, urge que medidas sejam tomadas. Cabe ao governo fazer a implementação de campanhas e palestras sobre as comunidades e povos tradicionais nas escolas e através das mídias, à exemplo de redes sociais, Rádio e Tv, com o objetivo de desconstruir estereótipos a respeito desses povos e fortalecer a inclusão social dos mesmos. Feito isso, o Brasil estará mais próximo de ter uma sociedade igualitária, como prevê a Constituição Federal.

 

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5 Correções

  1. Olá , não sou corretor mas irei corrigir sua redação de acordo com meu entendimento das competências, não irei levar em conta erros ortográficos pois podem ocorrer na digitação da redação.

    Intro: Você trouxe a constituição na sua introdução, como você não citou por completo, não é necessário colocar aspas, senti falta de uma introdução maior e uma argumentação melhor do repertório com tema. Suas teses são boas porém não recomendo colocar esse “O que é inadmissível na introdução.

    D1: Você começou bem, apresentou um repertório, porém não argumentou de forma tão sólida, senti falta de detalhamento, e vale ressaltar que você repetiu o “O que é inadmissível”, isso é muito penalizado, recomendo usar. Logo, é inadmissível que tal cenário continue a perdurar.

    D2: Seu desenvolvimento 2 está quase perfeito, acho que se você tivesse invertido ele com o primeiro ficaria melhor a estrutura geral, mas novamente esse final deveria ser alterado:

    Conc: Apresenta uma proposta boa, porém alguns erros gramaticais e ortográficos que irei ignorar pois podem acontecer na hora de digitar.

    No geral sua redação está boa, aconselho a treinar diversos temas, ler bastante livros difíceis para aumentar o vocabulário e ler algumas redações nota mil para manter como base.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200

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  2. Correção por partes
    Introdução: Gostei que usou repertório produtivo e legitimado, como também a apresentação de duas teses, mas achei que sua introdução ficou muito curta, você poderia ter contextualizado mais, por exemplo, poderia ter falado da importância da constituição diante da falta de valorização, algo assim.
    D1: Quando você aponta : “Ademais, vale ressaltar o descaso governamental como outro fator responsável por esse impasse.” sinto que faltou vc dar uma breve explicação, do jeito que vc colocou, ficou como se tivesse apenas jogado uma informação e pronto, deveria ter explicado mais. Depois disso, você utilizou repertório, deu pra entender seu ponto de vista, mas faltou você citar as consequências da conjuntura apresentada.
    Quando vc colocou “como cidadãos. O que é inaceitável.”
    Ao invés de ter colocado um ponto final, deveria ter colocado uma vírgula, para dar ideia de continuação de pensamento.

    D2: Assim como no D1, faltou deixar sua opinião mais em evidência. Também há erro no final, ao invés de vírgula você colocou ponto final entre “cidadãos” e “O que”.
    Faltou crase em “devido a” (tem crase no a por causa do devido)

    Proposta de intervenção: Acho que possui os 5 elementos, só tive dificuldade em achar o detalhamento, não identifiquei ao certo, mas acho que seria os exemplos que você colocou.
    Uma dica que dou: Antes de vc ter colocado “cabe ao governo”, poderia colocar um conectivo
    Ex: Logo, cabe ao Governo…
    e você escreveu Governo com g minúsculo, o certo seria com g maiúsculo, pois trata-se de uma autoridade.

    Notas por competência:
    CI: 120
    CII: 160
    CIII: 120
    CIV: 120
    CV: 200
    Total: 720

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  3. Oi, boa madrugada! Não sou professora (acabei de ganhar o título de aprendiz ali) mas vou tentar corrigir sua redação.

    – Introdução: curta, porém direta e comprindo todos os elementos necessários.

    – D1: parágrafo bem escrito, apenas senti falta de exemplificações para os estereótipos ou preconceitos que você mencionou, o que favoreceria sua nota na C3.
    ~ Gramática: repetição da frase “o que é inadmissível”, recomendo cortá-la da introdução. Além disso, não seria “séc XXI” (com acento)?

    – D2: senti falta de aprofundamento e seu repertório ficou pouco relacionado com o tema.
    ~ Gramática: repetição da palavra “povos” e da frase “o que é inaceitável” (você substituir a palavra inadmissível por inaceitável não deixa a frase menos repetitiva e redundante).

    – Conclusão: muito bem escrita, estruturalmente falando.
    ~ Gramática: Governo (letra maiúscula), sem crase no a (exemplo é uma palavra masculina), TV (letra maiúscula, pois é uma abreviação).

    – Geral: sua redação está boa, apenas recomendo você tomar cuidado com a repetição de palavras, além de evitar repertórios tão genéricos pois fica difícil relacionar eles com o tema de forma coesa.

    ~ Boa sorte, desculpa qualquer coisa ♡♡♡

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