Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. De maneira similar à realiade, nota-se o oposto do que o autor prega, uma vez que as comunidades e os povos tradicionais no Brasil, são desvalorizados pela população. Desse modo, é notório destacar tanto a negligência estatal quanto a falta de informações midiáticas como causadores desse cenário.
Precipuamente, é fulcral pontuar a negligência estatal como impulsionador desse revés. Segundo Thomas Hobbes, ‘ é dever do estado garantir o bem-estar da população”. Entretanto, sabe-se que a realidade é outra, uma vez que a falta de oportunidades disponibilizados nas cidades, com o intuito de que exibam conhecimentos e técnicas que ajudarão a população na preservação da natureza, é faltosa.
Em segundo plano, é lícito ressaltar que a falta de informações midiáticas favorecem para a causa supracitada. Percebe-se que pouco se fala das comunidades e povos tradicionais no Brasil, através da mídia ( televisão, internet, celular). Logo, a população pouco conhece suas origens e seus valores, e assim, são desvalorizados pela sociedade, no qual, torna-se um desafio para reconhecimento e sua inclusão na legislação.
Portanto, medidas exequíveis deverão ser tomadas em prol de melhorias. Sendo assim, cabe ao governo Federal, juntamente com o Tribunal de Contas da União, mediante reuniões com o intuito de criar campanhas publicitárias, através da mídia e de influencers digitais, revelando a importância desses para a sociedade. Além disso, cabe ao estado iniciar projetos diversos em escolas, a fim de cada criança crescer reconhecendo o valor de cada cultura. Desse modo, a coletividade alcançará a Utopia de More.
Lucasjs04
Olá, me Chamo Lucas e sou professor de redação. Posso fazer uma correção detalhada do seu texto a partir das competências do Enem. Se tiver interesse, me manda uma mensagem através do meu e-mail: [email protected].
Eu cobro apenas um valor simbólico ($2,50), pois o intuito é ajudar a todos. Boa sorte! Abc.
henriquessant
Você começou bem a introdução, repertório, contraste e tese. Nos desenvolvimentos há falta de conectivos e argumentação.
Conclusão está legal, mas falta detalhamento.
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 160
C5- 160
/840