Desafios para a valorização de comunidade e povos tradicionais no Brasil

  • 0

De acordo com a Constituição Federal, a preservação da cultura, é um direito de todo cidadão. No entanto, infelizmente, na realidade brasileira, o beneficio prometido está distante de se alcançar, tendo em vista que a desvalorização social é uma problematica recorrente. Nesse contexto, é necessário nessa questão de vulnerabilidade, que medidas sejam tomadas para amenizar o irrespeito colossal, motivado pela negligência governamental e o silenciamento.

Em primeiro analise, é notorio que o Poder Publico não cumpre seu papel enquanto agente fornecedor de direitos minimos. Embora a elaboração da Constituição Federal seja baseada no sonho do bem-estar social para todos os indivíduos, incluindo o dos povos tradicionais brasileiros. Nesse sentido, John Locke, configura no “Contrato Social” a garantia aos cidadãos brasileiros os direitos a liberdade e cultura, oque não acontece no País.

Outrossim, é importante apontar o silenciamento como outro fator importante para a contribuição da falta de mobilidade da população. Jane Austen afirma que a “metade dos indivíduos não consegue compreender os prazeres da outra metade”, logo, é perceptível que as dificuldade sofridas pelas comunidades é abundante e deve ser corrigida em todo território nacional.

Portanto, é preciso que medidas preventivas sejam realizadas, para que se encerre a desvalorização dos povos tradicionais, o governo, deve criar programas mediaticos, onde em progamas televisionais ocorra debates com participantes profissionais competentes para a divulgações informações. Além da criação de orgãos sociais e culturais para a proteção e zelo desses indivíduo. Espera-se assim, que se encerre a falta de empatia em todo o Pais

Compartilhar

7 Correções

  1. Introdução: Gostei da introdução, possui repertório, apresenta duas teses a serem discutidas. No começo há inadequação de vírgula quando você colocou “,” entre “cultura” e “é um direito”. Faltou acento nas palavras “benefício” e “problemática”

    D1: “ Em primeiro análise “ está errado, a escrita certa seria “ Em primeira análise “.
    Esse período que você põe “ embora a elaboração…” está sem sentido, ficou algo sem nexo e em aberto. Ao colocar o repertório, não houve produtividade, ou seja, você não relacionou e explicou de maneira aprofundada com o seu posicionamento.
    Faltou acento nas palavras “notório” e “mínimos”.

    D2: Gostei do começo. Você poderia ter colocado algum conectivo antes de citar Jane Austen, por exemplo: “Sob esse viés, Jane…”
    Senti falta de um maior aprofundamento na citação, para que haja a predominância de sua opinião. Também faltou citar as consequências da atual problemática. Há erro gramatical em “ as dificuldade“ o certo seria: “ as dificuldades “

    Conclusão: apresenta os cinco elementos, logo você alcançou o máximo de pontos na competência cinco.
    Há erro em: “ mediaticos “, faltou acento no “a”. Também há erros em “pogamas” o certo seria programas. Além disso, você escreveu: “desses indivíduo “, faltou “s” no final de indivíduos. “órgãos” é o certo, você escreveu “orgãos”.

    CI: 120 pontos
    CII: 160 pontos
    CIII: 160 pontos
    CIV: 160 pontos
    CV: 200 pontos
    Total: 800

    Você tem um ótimo potencial, basta estudar mais a ortografia, tempos verbais e aprofundar seus desenvolvimentos. Boa sorte, você vai longe <3

    • 1
  2. Bom dia! Irei fazer breves comentários sobre seu texto. Dê uma corrigida nos meus tb! OBG.

    INTRODUÇÃO: Excelente introdução, com repertório rico e bem embasada. Um conselho referente ao seguinte trecho ” Nesse contexto, é necessário nessa questão…”, creio que deveria utilizar outra palavra ao invés de NESSA, pois causa uma leve inconstância pelo termo NESSE citado anteriormente.

    D1: Desenvolvimento excepcional! Entretanto, falta um detalhamento / reforço no final do parágrafo.

    D2: Apresentação estável nesse desenvolvimento. Creio que vc deveria unir mais os períodos através de conectivos adequados. Fora isso, seu parágrafo está em concordância com o objetivo.

    CONCLUSÃO: Expôs uma boa proposta de intervenção apresentando todos os requisitos. Todavia, faltou um detalhamento ou uma especificação mais profunda nesse aspecto.

    Por fim, gostei bastante do seu textos, se atente nos aspectos citados e será muito feliz nas próximas. Tendo como base o ENEM, sua nota seria 960.
    Abraço!

    • 1
  3. Olá! Adorei seu texto e a sua forma de escrever! Espero que você atinja seus objetivos.

    Corrigi nas competências do Enem.
    C1: 200 (Domínio da norma culta da língua Portuguesa)
    C2: 200 (Excelente entendimento da proposta do texto)
    C3: 180 (Muita coerência no seu texto, porém achei o segundo desenvolvimento mais fraco e menos claro do que o primeiro, pelo menos para mim ficou um pouco vago)
    C4: 200 (Ótimo uso de elementos coesivos, com um repertório bem amplo)
    C5; 190 (Proposta de Intervenção completa, ao meu ver faltou apenas o público, “a quem seria direcionado” esses projetos).

    Nota: 970.

    Parabéns pelo seu texto! Você vai longe!

    • 1
  4. Olá. Tentarei corrigir sua redação seguindo os parâmetros de correção do Enem.

    C1: 200 (bom domínio da língua portuguesa)
    C2: 200 (você conseguiu compreender a proposta e articulou muito bem as ideias)
    C3: 200 (muito bem elaborada, fatos e argumentos bem definidos, aliados a repertórios sensacionais)
    C4: 200 (vc usa uma linguística excelente pra construir seu texto)
    C5; 200 (proposta de intervenção espetacular)

    Nota final: 1000
    Queira deus q o pessoa do INEP corrija essa magnífica redação da forma que eu corrigi.

    Beijos e abraços pra vc. E muito êxito nessa caminhada

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.