Quando os escravos, vindos da África, desembarcaram no território brasileiro durante a escravidão, trouxeram consigo a cultura do continente que perpetua no país até os dias atuais. Nesse sentido, observa-se que a herança africana enfrenta desafios em sua valorização no Brasil, isso se deve tanto à invisibilidade dos costumes africanos quanto à omissão midiática do tema.
Sob essa perspectiva, é notório que a invisibilidade da cultura advinda da África é um dos principais motivos do revés. O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, assegura que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Todavia, é indiscutível que o artigo funciona somente na teoria, visto que na prática, os descendentes africanos não possuem a total valorização de sua cultura de forma parecida aos demais cidadãos brasileiros, logo, não são tratados de modo igual no país. Como consequência disso, a herança africana permanece invisível e desvalorizada em meio à sociedade brasileira.
A omissão midiática é mais um dos fatores do impasse. “A mão que controla o jornal, o rádio e as telas, governa o país” – a frase, de Learned Hand, ressalta que a gestão estatal tem o poder de manipular os conteúdos midiáticos oferecidos para a sociedade, podendo usar para benefício próprio. Desse modo, é explícito que a mídia influencia negativamente na valorização da herança africana, uma vez que omite que o governo não disponibiliza caminhos para a população aprofundar seus conhecimentos acerca da cultura vinda do continente africano.
Portanto, os desafios causados pela invisibilidade do tema e omissão midiática necessitam de soluções. Dessa maneira, o Estado deve criar espaços públicos e ações – como centros culturais e programas sociais -, por meio de verbas governamentais, a fim de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a cultura africana. Somente assim, os empecilhos para a valorização da herança africana no Brasil serão vencidos.
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Compartilhar
iamkauaan
Sua redação está boa e com repertórios fundamentados.
C1- 160
C2- 200
C3- 140 à 160
C4 – 160
C5 – 200 (Proposta completa)
entre 860 e 880
Na sua D2 faltou um operador argumentativo para iniciar o parágrafo.
O texto em geral está bem produzido, acredito que poderia ter argumentado e aprofundado mais no tema.
Sua escrita é ótima. Parabéns!
lucass167
a redação possui ótimos argumentos e repertório, além de ter um ótimo desenvolvimento tanto 1 quanto no 2 e uma conclusão ótima também. Parabéns pela redação muito boa que você fez, ela muito provavelmente pode chegar a uma nota 900+, meus parabéns, você vai conseguir seu objetivo! Sua redação está incrível!
Daniely Nascimento de Almeida
Muito bom, com ótimos argumentos e repertórios, conclusão também saiu ótima, bem articulada, com ótimos desenvolvimentos tanto no 1 quanto no 2, com ortografias corretas, lhe desejo uma boa sorte no Enem, tenho certeza que se as questões Estivem como a redação, você vai chegar onde almeja!