No Período Colonial, a população negra foi reprimida e desvalorizada, devido à aculturação e tentativa de esquecimento das raízes da cultura no país, através do eurocentrismo. Não tão distante do hiato temporal, é visto que tal narrativa perdura no hodierno em temas como desafios para valorização das heranças africanas no Brasil atual. Desse modo, faz-se pertinente discutir acerca do silenciamento midiático, bem como da omissão escolar.
Diante desse cenário, nota-se que a inércia midiática contribui para a perpetuação de desafios acerca da valorização da cultura africana. Nesse sentido, segundo o autor George orwell, a mídia controla a massa. Assim, devido ao menosprezo dado pelos canais digitais a cultura africana, o que se pode ver na ausente abordagem do tema, por exemplo, em filmes, propagandas ou notícias, os cidadãos brasileiros condicionados a refletir a postura midiática, passam a ignorar e enxergar a situação como algo relevante, e, assim, leva-se a banalização das raízes africanas como parte da cultura brasileira. Em decorrência disso, e somada à desinformação, há a marginalização do povo mencionado.
Ademais, percebe-se que é a omissão escolar atua na continuação de problemas relacionados à valorização da herança africana. Nessa conjuntura, conforme o sociólogo Immanuel Kant, o homem é aquilo que é educação faz dele. Nessa perspectiva, tal ideia sintetiza a responsabilidade das instituições de ensino na formação cidadã dos seus discentes, ao conectar as suas realidades a outras, como a do povo africano e seu papel na construção da nação. Tendo isso em vista, nota-se que a precariedade do ensino, bem como de sua base curricular, prejudicam o êxito da mencionada formação, já que são escassos os modelos e focos educacionais que embasam a importância da cultura africana para a sociedade como centro de estudo. Dessa forma, enquanto é inércia escolar for a ideia, a valorização dos povos africanos na história será a exceção.
Portanto, medidas necessárias para combater os impasses relacionados à valorização da cultura africana no país. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação-órgão responsável por assegurar os direitos educacionais-, em parceria com o Ministério da Comunicação, promover a maior disseminação de informações acerca da participação africana na formação da nação, mediante filmes ou notícias que abordem a temática, bem como a modificação dos modelos de ensino vigentes, ao acrescentar o estudo da herança africana como a matéria curricular, com o fito de evitar a desinformação da população, proporcionar a formação cidadã e valorizar a cultura africana como primordial para a história do Brasil. A partir dessas medidas, será possível evitar o quadro visto na época do Período Colonial.
juferreira96
Competência 1: A redação está bem estruturada e com vocabulário adequado, mas apresenta alguns pequenos deslizes gramaticais e de concordância. Por exemplo, a frase “a omissão escolar atua na continuação de problemas” poderia ser mais precisa em termos de construção e sentido, já que “atua” não parece o verbo mais adequado nesse contexto. Além disso, o uso de “como centro de estudo” em uma das frases é um pouco ambíguo. No geral, a redação é compreensível, mas apresenta falhas pontuais.
Nota: 160/200
Competência 2:
A redação compreende bem o tema proposto e desenvolve argumentos pertinentes para a questão da valorização da herança africana. No entanto, a proposta de intervenção poderia ser mais detalhada e desenvolvida, especificamente no que tange a como as medidas sugeridas (como a modificação do currículo e a maior disseminação de informações) seriam implementadas na prática. A menção ao sociólogo Immanuel Kant é interessante, mas não se encaixa muito bem, já que Kant não é o melhor autor para o tema, e a citação precisa de mais clareza.
Nota: 180/200
Competência 3:
A redação apresenta uma boa linha de argumentação sobre a importância de incluir a história africana no currículo escolar, e as ideias são consistentes. No entanto, seria interessante aprofundar os argumentos e exemplos que sustentam a defesa dessa inclusão, para evitar uma abordagem mais superficial. A relação entre a precariedade do ensino e a valorização da cultura africana poderia ser mais bem articulada, demonstrando melhor a conexão entre esses elementos.
Nota: 160/200
Competência 4:
A redação utiliza corretamente conectivos e estrutura lógica, mas há espaço para um melhor desenvolvimento da coesão textual. Algumas transições entre as partes do texto poderiam ser mais claras, principalmente na parte que sugere as medidas de intervenção, que aparece um pouco abruptamente. Além disso, a construção de algumas frases não é completamente fluida.
Nota: 160/200
Competência 5:
A proposta de intervenção é pertinente, propondo uma modificação do currículo e a disseminação de informações sobre a história africana. Contudo, a proposta precisa ser mais detalhada, explicando como exatamente os Ministérios da Educação e da Comunicação iriam viabilizar essas ações. A redação também poderia abordar mais diretamente como garantir que essas mudanças sejam efetivas e permanentes, com a inclusão da cultura africana como um aspecto central da educação.
Nota: 160/200
Nota final estimada: 820/1000
A redação apresenta bons argumentos, mas há pontos a serem melhorados, como a clareza na exposição das ideias, a argumentação mais aprofundada e a proposta de intervenção mais detalhada
LeticiaChristinadaSilvaMoraes
Competência 1: Domínio da norma culta da língua portuguesa
Você demonstrou bom domínio da língua, com vocabulário formal e expressões precisas. Há alguns deslizes gramaticais e de pontuação que poderiam ser corrigidos:
Em “a cultura africana” seria mais adequado dizer “à cultura africana”.
“É visto que tal narrativa perdura no hodierno” poderia ser reescrito para melhorar a fluidez (por exemplo: “observa-se que essa narrativa ainda perdura atualmente”).
Expressões como “é inércia escolar for a ideia” têm erros gramaticais e dificultam a compreensão.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 2: Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação
Você compreendeu bem o tema e desenvolveu a argumentação focada na valorização das heranças africanas, relacionando o problema ao contexto histórico e contemporâneo. Além disso, a menção ao eurocentrismo e a temas como silenciamento midiático e omissão escolar enriquece o texto. A relevância do tema foi bem explorada, embora referências a autores como George Orwell e Immanuel Kant pareçam ligeiramente forçadas, o que interfere na clareza do argumento.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 3: Seleção e organização das informações
A redação é bem organizada, com uma estrutura clara e argumentos bem distribuídos. Cada parágrafo trata de um aspecto específico do problema, o que facilita a compreensão. A conclusão, no entanto, poderia ser mais direta ao sugerir as propostas, e algumas frases soam redundantes, como “promover a maior disseminação de informações acerca da participação africana na formação da nação”.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 4: Análise crítica dos argumentos
Você apresentou uma reflexão crítica válida sobre o papel da mídia e da escola na valorização da cultura africana. A citação de autores enriqueceu o texto, mas a contextualização de Orwell e Kant poderia ser melhor explorada para que parecessem mais integradas ao tema. Uma análise mais aprofundada da influência dessas instituições tornaria o argumento ainda mais robusto.
Nota estimada: 160-180/200
Competência 5: Elaboração de proposta de intervenção
A proposta de intervenção está presente e contempla os elementos exigidos: ação, agente, meio e finalidade. No entanto, faltou um pouco mais de detalhamento sobre como essas mudanças poderiam ser implementadas. Seria interessante incluir etapas específicas para a modificação curricular e uma explicação mais clara sobre o papel de filmes e outras mídias na mudança social.
Nota estimada: 140-160/200
Nota Final Estimada
Com base nas avaliações acima, uma nota provável para a sua redação ficaria entre 700 a 780 pontos. Seu texto é claro, pertinente ao tema e demonstra domínio, mas com pequenos ajustes e um cuidado maior com os detalhes gramaticais e a fundamentação, poderia se aproximar ainda mais da nota máxima.