Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

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A Constituição Federal de 1988 é o principal instrumento disponível para promover uma sociedade mais justa e igualitária, seus princípios herdados da Revolução Francesa e dos filósofos iluministas apontam os direitos dos cidadãos e os deveres do estado. Porém, na realidade brasileira, seus princípios não são aplicados em sua totalidade. O direito em ter a cultura valorizada é falho, principalmente devido à negligência estatal e a desigualdade.

Nesse sentido, a cultura africana sempre enfrentou vários desafios ao longo dos anos, Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, os negros tiveram a sua cultura oprimida e tiveram que se adequar a cultura dos colonizadores portugueses e com isso se formou um estereótipo a cerca dessa cultura tornando a julgada e esquecida pela sociedade em geral. Além disso, durante todos esses anos o estado brasileiro se mostrou negligente perante esse aspecto, mesmo com instituições destinadas a valorização das culturas. Segundo zgymunt Baumam, essas instituições são denominadas “instituições zumbis” que existem na teoria mas não cumprem sua função social na realidade.

Ademais, a desigualdade social e étnica são fatores que representam grandes desafios para a valorização africana visto que em grande parte das exposições de arte, somente as obras artísticas ligadas à elite e a padrões europeus ganham destaque e visualização. Devido a desigualdade social as oportunidades dessas pessoas não são as mesmas , por obterem um menor poder aquisitivo não conseguem adquirir um estudo de qualidade.

Portanto, para que os desafios para a valorização da herança africana sejam enfrentados, é necessário que o Governo Federal em conjunto com os Ministérios da cultura e educação trabalhem em conjunto para criar projetos de apresentação de obras literárias e a cultura africana para a população por meio de palestras nas escolas e nos meios de comunicação a fim de aumentar o conhecimento.

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9 Correções

  1. Seu texto aborda bem o tema e traz argumentos interessantes, como o contexto histórico da cultura africana e a citação de Zygmunt Bauman, que enriquece a redação. No entanto, alguns aspectos podem ser melhorados:

    1. Gramática e clareza: Há erros como “a cerca” (o correto é “acerca”) e problemas de pontuação que deixam algumas frases confusas. Além disso, termos como “cultura” e “valorização” aparecem repetidamente — variar o vocabulário ajudaria.

    2. Conexão entre ideias: Embora os parágrafos sejam relevantes, eles não se conectam tão bem. Por exemplo, o segundo e o terceiro parágrafos poderiam ser mais alinhados para dar fluidez à argumentação.

    3. Proposta de intervenção: A ideia é boa, mas faltam detalhes sobre como esses projetos seriam feitos. Por exemplo, quem seriam os responsáveis por executá-los e como isso impactaria a sociedade
    .
    Nota final: 600/1000
    Você está no caminho certo! Para melhorar, precisa prestar atenção nos detalhes gramaticais, trabalhar a transição entre as ideias e detalhar mais a solução.

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  2. Olá! Eu listei minhas sugestões de melhoria na ordem em que elas aparecem no texto. Também destaquei aspectos positivos. Espero que te ajude!

    ⏺️ INTRO
    C2) Repertório clássico: Constituição de 1988 (lembre-se sempre de colocar o ano). Gostei da relação com a Revolução Francesa e o Iluminismo. ✔️

    C1) Estado com letra maiúscula ao se referir a nações (Brasil, Alemanha, Japão, Canadá, Angola, Panamá, Austrália, etc.).
    Estado com letra minúscula para fazer referência a partes da federação (como SP, SC, MG, BA, AM), a menos que a palavra esteja no começo da frase (porque frases sempre são iniciadas com letra maiúscula).

    C3) Muito bem ao salientar que os principíos da Constituição não são aplicados “em sua totalidade”. Muitas pessoas se esquecem de fazer essa ressalva e, por causa de um único problema, afirmam que TODAS as leis não funcionam. Continue evitando generalizações errôneas, os corretores estão de olho! ✔️

    “O direito em (C1) ter a cultura valorizada é falho (C3)”
    C1) em => de
    C3) O direito não é falho, o direito é algo positivo que deve existir.
    => O direito de ter a cultura valorizada não é plenamente respeitado.

    C3) Muito bem! Você antecipou os argumentos que serão abordados no D1 e no D2. ✔️

    C1) “devido à negligência estatal e *a* desigualdade”. Crase => à desigualdade (suponho que possa ser um erro de digitação).

    ⏺️ D1
    C2) O tópico frasal não coincide com o argumento antecipado na introdução. Fique atento!
    C4) Evite a repetição de palavras, como “tiveram” e “cultura” (na segunda frase), pois isso atinge a sua coesão.

    C1) “se adequar *a* cultura dos colonizadores”
    Verbo transitivo indireto (exige preposição): quem se adequa, se adequa a algo.
    se adequar a+a cultura => a (preposição) + a (artigo) = à (crase)

    “e com isso (C1.1) se formou um estereótipo (C3.1) a cerca (C1.2) dessa cultura (C1.3) tornando a (C1.4) julgada e esquecida pela sociedade em geral(C3.2).”

    C1.1) Inicie uma nova frase em “e com isso”. Evite períodos muito longos.
    C1.2) a cerca => acerca
    C1.3) vírgula
    C1,4) tornando a => tornando-a

    C3.1) ⚠️ Lacuna argumentativa. Explique melhor como esse estereótipo se formou.
    C3.2) Generalização errônea. Todo mundo julga a cultura africana? Todo mundo esqueceu dela? Nesses casos, prefira escrever “grande parte da sociedade”.

    Sugestão de reescrita da segunda frase: Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, a cultura dos negros foi oprimida e eles tiveram que se adequar aos costumes dos colonizadores portugueses. Isso gerou um estereótipo negativo acerca dos hábitos de matriz africana, já que estes foram combatidos no passado.

    C1) “Além disso, durante todos esses anos * o estado brasileiro se mostrou negligente perante esse aspecto, mesmo com instituições destinadas a valorização das culturas. ”
    * vírgula
    estado brasileiro => Estado brasileiro
    “instituições destinadas *a* valorização das culturas” => crase

    “Segundo zgymunt Baumam (*), essas instituições são denominadas ‘instituições zumbis’ (C1.1) que existem na teoria (C1.2) mas não cumprem sua função social na realidade.”
    (*) Três erros na grafia do nome do filósofo Zygmunt Bauman. Normalmente, os corretores são benevolentes quanto a isso e não descontam pontos.
    C1.1 faltou vírgula para introduzir a explicação
    C1.2 faltou vírgula antes do “mas”

    C3) Senti falta de uma conclusão do parágrafo, reafirmando a sua tese ou destacando a necessidade de intervenção para mudar essa realidade.

    ⏺️ D2
    C1) Concordância: “a desigualdade social e étnica são fatores que representam grandes desafios”
    a desigualdade => singular ; são fatores que representam grandes desafios => plural (precisa concordar)
    Troque por:
    => as desigualdades social e étnica são fatores que representam grandes desafios
    ou => a desigualdade social e étnica é um fator que representa grande desafio

    “para a valorização africana * visto que * em grande parte das exposições de arte,”
    Faltou uma vírgula antes de visto que, pois você iria introduzir uma explicação.
    Faltou outra vírgula antes de “em grande parte das exposições de arte”, para isolar esse trecho que representa uma especificação.

    “as obras artísticas ligadas à elite e a padrões europeus”
    Paralelismo: ligadas à elite e aos padrões europeus

    “Devido a (1) desigualdade social (2) as oportunidades”
    => Devido à desigualdade social, as oportunidades

    C3) “as oportunidades dessas pessoas” Que pessoas?

    “por obterem um menor poder aquisitivo (C1) não conseguem adquirir um estudo de qualidade (C3)”
    C1) vírgula
    C3) ⚠️ Lacuna argumentativa. Faltou relacionar essa informação do estudo de qualidade com a valorização da arte africana.

    Além disso, novamente faltou uma frase de conclusão do parágrafo. (C3)

    ⏺️ CONCLUSÃO
    “é necessário que o Governo Federal *em conjunto* com os Ministérios da cultura e educação trabalhem *em conjunto* ”
    C4) A repetição do trecho “em conjunto” prejudica a coesão.
    C1) Ministérios da Cultura e da Educação (letras maiúsculas e paralelismo).

    Reescrita do parágrafo para corrigir aspectos da C1:
    Portanto, para que os desafios referentes à valorização da herança africana sejam enfrentados, é necessário que o Governo Federal, em conjunto com os Ministérios da Cultura e da Educação, trabalhe para criar projetos que apresentem a cultura afro-brasileira para a população, por meio de palestras nas escolas e nos meios de comunicação, a fim de aumentar o conhecimento da nação acerca de suas raízes.

    C5) Agente: Governo Federal em conjunto com os Ministérios
    Ação: criar projetos que apresentem a cultura afro-brasileira
    Meio: palestras nas escolas e nos meios de comunicação
    Finalidade: a fim de aumentar o conhecimento (tinha ficado muito vago, por isso eu incluí algumas palavras).
    Detalhamento: ??

    ⏺️ Sugestões de estudo:
    C1) Crase, paralelismo e uso da vírgula.
    C3) Parágrafo de desenvolvimento, sobretudo o tópico frasal e a frase de conclusão.

    ⏺️ Comentários finais
    Eu sei que são detalhes chatos, e que ler tudo isso pode sobrecarregar nossa mente com tantas informações. Sugiro que vá voltando nessa correção ao longo de alguns dias e, se tiver dúvidas ou discordar de meus comentários, responda por aqui e poderemos conversar. Eu estou evitando dar notas porque acho essa parte muito trabalhosa e, particularmente, não acrescenta muito no nosso processo de aprendizagem. O melhor mesmo é aprimorar os erros. Entretanto, se quiser que eu faça uma avaliação, pode pedir também.

    Parabéns pela redação! Você está próximo de uma nota muito boa.
    Boa sorte na sua jornada, continue escrevendo :-)

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  3. Competência 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa
    A redação apresenta alguns erros gramaticais e de pontuação que comprometem a clareza:

    “Devido ao contexto histórico em que o Brasil se formou, os negros tiveram a sua cultura oprimida e tiveram que se adequar a cultura dos colonizadores” – repetição de “tiveram” e falta de crase em “à cultura”.
    “a cerca dessa cultura” – o correto seria “acerca dessa cultura”.
    “Segundo zgymunt Baumam” – erro ortográfico no nome do autor (o correto é Zygmunt Bauman).
    “e étnica” – o “e” está isolado na frase, o que compromete a concordância.
    Esses erros indicam domínio insuficiente da norma culta.

    Nota: 80/200

    Competência 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento
    A redação demonstra compreensão adequada do tema, abordando a valorização da herança africana e mencionando o contexto histórico da opressão cultural. A referência à Constituição Federal e a Zygmunt Bauman é pertinente, mas a conexão entre esses repertórios e o tema poderia ser melhor desenvolvida.

    Nota: 160/200

    Competência 3: Capacidade de interpretação e organização dos argumentos
    A organização do texto segue uma estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, os argumentos são repetitivos em alguns trechos e carecem de maior coesão, especialmente na transição entre a negligência estatal e a desigualdade social.

    Nota: 120/200

    Competência 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação
    A redação utiliza poucos conectores argumentativos, o que compromete a fluidez do texto. A coesão textual poderia ser melhor trabalhada com mais conectores e transições claras entre as ideias.

    Nota: 80/200

    Competência 5: Proposta de intervenção
    A proposta de intervenção é coerente e detalha ações que podem ser implementadas pelo Governo Federal e os Ministérios da Cultura e Educação. No entanto, falta especificar como essas medidas seriam monitoradas ou executadas na prática, o que enfraquece a proposta.

    Nota: 120/200

    Nota Final:
    Competência 1: 80/200
    Competência 2: 160/200
    Competência 3: 120/200
    Competência 4: 80/200
    Competência 5: 120/200
    Nota Final: 560/1000

    A redação precisa de melhorias na gramática, coesão e detalhamento da proposta de intervenção. O aprofundamento dos argumentos e a correção dos erros gramaticais ajudariam a elevar a nota.

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