Desafios para a vacinação no século XXI

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende a manutenção do respeito entre povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto á questão da proteção das doenças virais com a vacinação. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da ignorância populacional com a escolha da não vacinação e do retorno do vírus.

A priori, é preciso atentar para as decisões populacionais presente na questão. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça a justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange a importância da vacinação.

Além disso, a proeminência da vacina encontra terra fértil no possível retorno viral. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Essa liquidez que influi sobre a questão da vacinação no Brasil, funciona como um forte empecilho para sua resolução.

Logo medidas estratégicas são necessárias para alternar esse cenário. Para que isso ocorra, o MEC juntamente com o Ministério da Cultura deve desenvolver palestras em escolas, para alunos de Ensino Médio, por meio de entrevistas com vítimas do problema, bem como especialistas sociais do ministério, como objetivo de trazer mais lucidez sobre a importância da vacinação e atingir um público maior. Dessa maneira, é possível que o problema da não vacinação permaneça no passado brasileiro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, gostei da sua construção tem um bom repertório, só achei que você poderia ter deixado mais claro os seus argumentos ficou um pouco vago pra mim fazendo um comparativo da introdução com o desenvolvimento. Mas de maneira geral está bem construída com pequenos desvios, o que no meu ponto de vista não prejudica na leitura.

    Parabéns

    • 1
  2. Olha, eu achei sua redação muito bem construída, porém, acredito que tem alguns erros de coesão nela :/
    Acho que seria legal você já expor seus argumentos na introdução, deixar claro o que você vai falar em cada um dos desenvolvimentos. Dito isso, pareceu que você argumentaria de outra forma quando lê-se só a introdução, você diz em um primeiro momento que os desafios são em virtude da ignorância populacional, porém, no D1 você diz que prevalece um sentimento de insegurança quanto a importância da vacinação (mas não é questão de ignorância?). Entende?
    De qualquer modo, só esse ponto que eu fiquei meio confuso, sua redação está bem redigida e com um bom vocabulário. Parabéns e bons estudos :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.