DESAFIOS PARA A VACINAÇÃO NO BRASIL DO SECULO XXI

  • 0

Surgiu no Rio de Janeiro, em 1904, a Revolta da Vacina, a qual a população carioca negava-se a receber a imunização contra a febre amarela. Analogamente após mais de 100 anos dessa revolta, o movimento antivacina vem ganhando espaço no Brasil. Diante disso, é válido analisar os fatores que corroboram com essa problemática.

 

A priori, sabe-se que a vacinação é o método mais eficaz e de baixo custo para erradicar doenças ou prevenir  que as já eliminadas  voltem à tona. No entanto, nos últimos anos, tem-se observado a diminuição nas taxas de indivíduos imunizados devido ao receio de uma parte da população em relação aos efeitos  adversos desse método preventivo . Consequentemente,  com essa redução, observa-se o reaparecimento de doenças já erradicadas, como sarampo. Por isso, faz-se necessário a normalização do índice de vacinação no Brasil .

 

Outrossim, é válido ressaltar que a revolta da vacina ocorreu devido a desinformação da população sobre o assunto e, hoje, talvez o problema seja o excesso de informação. Nessa conjuntura, as publicações dos meios midiáticos, relacionados aos sintomas pós vacinação, tem tomado proporções enormes, no qual diversas notícias falsas vem se propagando. Por isso, devido às Fake News, a população torna-se receosa a irem se vacinar. Assim sendo, o aumento de pessoas contra a vacinação comprova  a atual descrença na ciência.

 

Logo, medidas tornam-se necessárias para alterar esse cenário.  Dessa forma, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com as instituições sociais, realizar campanhas de vacinação, por meio de  mutirões, com intuito de aumentar a cobertura vacinal no país.  Ademais, o Ministério da Saúde, em conjunto com os meios midiáticos, deve criar propagandas educativas, através de publicações nas redes sociais, em sites  informativos e programas televisivos, a fim de informar a população sobre os benefícios da vacinação e seus reais efeitos colaterais.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa Tarde!
    Vamos Lá!!

    -Introdução: contexto histórico legal(super ligado com o tema);
    Deixe claro quais são os seus argumentos que vão ser citados nos desenvolvimentos(vai ficar bem melhor!!).
    Sua introdução está um pouco pequena, desenvolva melhor!

    -Desenvolvimento: Coloque algum dado para se tornar ”válido” o seu argumento ou algum argumento de autoridade!
    Use melhor os conectivos e nexos!!
    Faça uma estrutura mais organizada na sua redação(percebi que vc voltou no 3° parágrafo algo que citou na introdução, seria melhor fazer isso na conclusão).

    Conclusão ou PI (Proposta de Intervenção): Dê uma solução ou conclua ela direito, pois citou o Ministério da saúde duas vezes com ações diferentes!

    Espero que te ajude!
    Fernanda Mello…………………………………………………………………………………………………………..

    • 1
  2. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 160
    Poucos erros.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200

    Competência 3 – coerência do texto – nota 200

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 200

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 120
    Essas soluções já existem, o que você pode estar querendo é dizer que elas devem se propagar. Mas você não apresentou nada realmente novo.

    NOTA FINAL: 880

    Obs.: cuidado com o “talvez”, porque faz parecer que você não tem confiança em relação ao assunto abordado. É melhor não usar.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.