Iniciante

Desafios para a Vacinação do Brasil no século XXI

  • 0

Em novembro de 1904, houve uma grande revolta da população do Rio de Janeiro contra a vacina anti-varíola, que devido à falta de conhecimento sobre essa vacina se opuseram a aceitar serem vacinados. No Brasil contemporâneo, casos como esses está crescendo cada vez mais, visto que a propagação de notícias falsas  — nas mídias sociais principalmente-, a falta de conhecimento sobre a importância e a negligência governamental sobre a vacinação são fatores que contribuem para esse desafio.

No ano de 2018, o Brasil perdeu o certificado de conhecimento de país livre da doença Sarampo como consequência, já que a população verde-amarela se opõe a aceitar e buscar serem vacinados, pois, graças as notícias falsas sobre as reações da vacinação crescem com frequência. Um desses cenários da propagação da mentira- principalmente nas mídias sociais- é sobre os sintomas e mudanças que vão acontecer no corpo humano se forem vacinados contra a covid-19 já que  conforme o levantamento feito pela UPVacina (União Pró-Vacina) foram registrados um aumento de 383%  da circulação de notícias falsas e distorcidas.

Ademais, vale ressaltar também a falta de interesse do governo com investimentos na ciência, e a crença nos estudos e desenvolvimento das vacinas, um dos fatores que mostram diretamente o abandono a crença, foi a negligência do atual governo a comprar a vacina do laboratório Pfizer, mostrando a descrença e o aumento do desafio da vacinação.

Em síntese, o governo deve investir mais na ciência, de modo a ajudar nos estudos e criação de vacinas de novos e atuais vírus.  As mídias sociais também têm de buscarem criar posts sobre a importância e eficácia das vacinas, garantindo que a população saiba e sejam influenciados ao certo.

Compartilhar

4 Correções

  1. “Em novembro de 1904, houve uma grande revolta da população do Rio de Janeiro contra a vacina anti-varíola, que devido à falta de conhecimento sobre essa vacina se opuseram a aceitar serem vacinados .No Brasil contemporâneo, casos como esses está crescendo cada vez mais, visto que a propagação de notícias falsas — nas mídias sociais principalmente-, a falta de conhecimento sobre a importância e a negligência governamental sobre a vacinação são fatores que contribuem para esse desafio.”
    OBS 1 – (Porque se opuseram? erros de concordância verbal em “opuseram” “está”
    OBS1 – Primeiro se parte do Geral (Brasil) depois para o particular (RJ)

    “No ano de 2018, o Brasil perdeu o certificado de conhecimento de país livre da doença Sarampo como consequência, já que a população verde-amarela se opõe a aceitar e buscar serem vacinados, pois, graças as notícias falsas sobre as reações da vacinação crescem com frequência. Um desses cenários da propagação da mentira- principalmente nas mídias sociais- é sobre os sintomas e mudanças que vão acontecer no corpo humano se forem vacinados contra a covid-19 já que conforme o levantamento feito pela UPVacina (União Pró-Vacina) foram registrados um aumento de 383% da circulação de notícias falsas e distorcidas.”
    OBS 1 – Falta de coesão no primeiro período
    OBS 2 – Erro de concordância nos conectivos e verbos empregados

    “Ademais, vale ressaltar também a falta de interesse do governo com investimentos na ciência, e a crença nos estudos e desenvolvimento das vacinas, um dos fatores que mostram diretamente o abandono a crença, foi a negligência do atual governo a comprar a vacina do laboratório Pfizer, mostrando a descrença e o aumento do desafio da vacinação.”
    OBS 1- Falta de coerência sobre qual crença se refere

    “Em síntese, o governo deve investir mais na ciência, de modo a ajudar nos estudos e criação de vacinas de novos e atuais vírus. As mídias sociais também têm de buscarem criar posts sobre a importância e eficácia das vacinas, garantindo que a população saiba e sejam influenciados ao certo.”
    OBS 1 – Erro concordância em “buscarem”
    OBS 2 – Marcas de pessoalidade

    • 1
  2. Boa noite,

    Alguns pontos que valem ser mencionados:

    Há alguns problemas de concordância no início da sua redação, a exemplificar: ” No Brasil contemporâneo, casos como esses está crescendo cada vez mais”, onde ao invés de “está” deveria ser “estão”. No 2° parágrafo, ocorre também erro no uso do verbo, onde o ideia seria usar “opôs” e não “opõe”.

    Faltam também o uso de vírgulas e pontuações em certas partes do texto. No mais, está bom.

    Nota final: 650

    N

    • 1
  3. Boa tarde, me chamo Kaique e segue minha opinião, espero ajudá-la.

    Em novembro de 1904, houve uma grande revolta da população do Rio de Janeiro contra a vacina anti-varíola, que devido à falta de conhecimento sobre essa vacina se opuseram a aceitar serem vacinados. (1) No Brasil contemporâneo, casos como esses está crescendo cada vez mais, visto que a propagação de notícias falsas — nas mídias sociais principalmente-, a falta de conhecimento sobre a importância e a negligência governamental sobre a vacinação são fatores que contribuem para esse desafio. (2)
    1 – Alusão histórica pertinente ao tema;
    2 – Encaminhamento da tese com três argumentos: a propagação de notícias falsas; a falta de conhecimento sobre a importância; e negligência governamental sobre a vacinação;
    Erro singular/plural: casos como esses está crescendo = casos como esses estão crescendo.

    No ano de 2018, o Brasil perdeu o certificado de conhecimento de país livre da doença Sarampo como consequência, já que a população verde-amarela se opõe a aceitar e buscar serem vacinados, pois, graças as notícias falsas sobre as reações da vacinação crescem com frequência. (3) Um desses cenários da propagação da mentira- principalmente nas mídias sociais- é sobre os sintomas e mudanças que vão acontecer no corpo humano se forem vacinados contra a covid-19 já que conforme o levantamento feito pela UPVacina (União Pró-Vacina) foram registrados um aumento de 383% da circulação de notícias falsas e distorcidas. (4)
    3 – Fonte desse dado? Por qual análise o certificado foi retirado? Como as notícias falsas foram propagadas? (Tente responder essas perguntas para não causar dúvidas ao leitor).
    4 – Quais cenários? Quais mídias sociais e qual e a forma de divulgação (foto, texto ou vídeo por exemplo)? Quando foi feito o levantamento?
    O parágrafo apresenta apenas duas orações tornando a leitura extensa.

    Ademais, vale ressaltar também a falta de interesse do governo com investimentos na ciência, e a crença nos estudos e desenvolvimento das vacinas, um dos fatores que mostram diretamente o abandono a crença, foi a negligência do atual governo a comprar a vacina do laboratório Pfizer, mostrando a descrença e o aumento do desafio da vacinação. (5)
    5 – Como essa falta de investimentos é observada? Um fator ou dois fatores relevantes? Falta de interesse e negligencia não se relacionam? Revisar esse parágrafo!
    O parágrafo apresenta apenas uma FRASE extremamente longa, sem nenhuma pausa na leitura (Projeto de texto deficitário, revisar a elaboração das ideias).

    Em síntese,(6) o governo deve investir mais na ciência, de modo a ajudar nos estudos e criação de vacinas de novos e atuais vírus. As mídias sociais também têm de buscarem criar posts sobre a importância e eficácia das vacinas, garantindo que a população saiba e sejam influenciados ao certo (7)
    6 – Ausência de tópico frasal ou retomada de ideias (fica a seu critério);
    7 – Análise da proposta de intervenção:

    Proposta 1
    Quem? (Qual área ou setor do governo); Não apresenta.
    O que? investir mais na ciência;
    Como? (Meio/Modo); Não apresenta.
    Efeito? (Finalidade); ajudar nos estudos e criação de vacinas de novos e atuais vírus;
    Detalhamento: Não apresenta.

    Proposta 2
    Quem? mídias sociais;
    O que? criar posts sobre a importância e eficácia das vacinas;
    Como? (Meio/Modo); Não apresenta.
    Efeito? (Finalidade); garantindo que a população saiba e sejam influenciados ao certo;
    Detalhamento: Não apresenta.

    Ambas as propostas apresentam escassez de informações e complementações. Segue abaixo as notas:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS (Erros de ortografia (digitação talvez), Erro de singular/plural e períodos extensos com acentuação equivocada)
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 120 PONTOS (Estabelece outros conceitos, porém não os vincula de forma aprofundada a argumentação).
    C3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é quebrada devido à carência de aprofundamento).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS (a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados correção).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS (Apresenta proposta com a aplicabilidade e viabilidade que deixam a desejar devido a estruturação das mesmas-duas propostas).
    NOTA FINAL: 600
    Bons estudos e parabéns por escrever novamente, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-lo.

    • 1
  4. Ambas as propostas apresentam escassez de informações e complementações. Segue abaixo as notas:
    C1. LÍNGUA PORTUGUESA: 120 PONTOS (Erros de ortografia (digitação talvez), Erro de singular/plural e períodos extensos com acentuação equivocada)
    C2. ABORDAGEM / GÊNERO: 120 PONTOS (Estabelece outros conceitos, porém não os vincula de forma aprofundada a argumentação).
    C3. DEFESA / COERÊNCIA: 120 PONTOS (Apresenta uma defesa inicial porém a coerência é quebrada devido à carência de aprofundamento).
    C4. COESÃO E ARTICULAÇÃO: 120 PONTOS (a coesão é prejudicada por alguns desvios apontados correção).
    C5. PROP. DE INTERVENÇÃO: 120 PONTOS (Apresenta proposta com a aplicabilidade e viabilidade que deixam a desejar devido a estruturação das mesmas-duas propostas).
    NOTA FINAL: 600
    Bons estudos e parabéns por escrever novamente, essa é a minha mais objetiva análise espero que possa ajudá-lo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.