Iniciante

Desafios para a vacinação do Brasil no século XXI

  • 0

No início do século XX, houve, no Rio de Janeiro, a chamada Revolta da Vacina, movimento de contestação da população devido ao uso obrigatório das vacinas, por causa da epidemia de varíola na cidade. Nos dias atuais, embora não seja tão rigoroso, grande parte dos brasileiros têm receio ao uso desse agente defensor, pelo fato de notícias incoerentes em relação a estes circularem e, também, por causa da falta de estímulo do Estado. Logo, faz-se necessário discutir sobre o tema e desafios a serem superados.

Em primeira lugar, é importante analisar sobre o baixo incentivo do governo ao uso das vacinas. Nesse sentido, tal questão é pouco destacada nas mídias, sendo que essa fica restrita somente a cartazes hospitalares. Ademais, as notícias falsas em relação a esses produtos são um outro desafio, devido a sua rápida disseminação na sociedade . Com isso, surgiu o movimento “anti-vacina”, que prega o não uso desses agentes, o qual possui muitos adeptos.

Em consequência disso, problemas têm aparecido no país na atualidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados novos casos de sarampo desde 2018, após tal doença ter sido considerada erradicada, sendo um dos principais motivos a baixa vacinação. Com isso, fica evidente a necessidade de ações que visem a mudar esse cenário. Nessa perspectiva, as mídias podem ser de suma importância, pelo fato de seu alto poder de persuasão.

Portanto, depreende-se que são necessárias medidas que visem a uma maior vacinação no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Saúde, junto à Mídia, alertar a população sobre a importância do uso desse agente defensor, mediante propagandas que chamem a atenção do público e que, também, cheguem a todas as gerações — de crianças a idosos—, a fim de que o uso desse possa ser mais abundante no país. Outrossim, os mesmos anúncios também podem incentivar a sociedade a não acreditar em simples boatos, destacando os perigosos das notícias falsas. Então, assim, no futuro, o bem mais precioso da vida das pessoas, que é a saúde, possa estar em maior garantia.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá,, tudo bem?
    A citação do início é perfeita e se adequa muito bem ao tema, contudo, não achei sua tese bem desenvolvida ,marque-a com mais força,gostei também que você marcou direitinho os argumentos que serão desenvolvidos.
    Olha, essa sua estratégia de colocar as causas em um parágrafo e consequências em outro é válida, mas é muito perigosa, porque corre o risco de não serem desenvolvidas corretamente, então uma dica seria que você colocasse em um parágrafo um problema, por exemplo o descaso estatal, desenvolvendo suas causas e consequências, e no outro parágrafo fizesse a mesma coisa, só que com outro problema.
    Sua intervenção tem todos os elementos marcados , está boa, mas uma sugestão é que você retome no final a citação da introdução, só pra deixar o texto cíclico.
    ESPERO TER AJUDADO …

    • 1
  2. HELLO =)

    De inicio parabéns pela redação.

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 180 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 200– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 –200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    INEXISTÊNCIA DOS 4 ÚLTIMOS ELEMENTOS NA SUA CONCLUSÃO. Visto que cada agente vale 20 pontos, preste atenção para expor todos na sua conclusão.

    OBS GERAIS:
    – Tome cuidado, em relação ao uso excessivo das virgulas isso leva o corretor á perceber que você não tem argumentos o suficiente para expor na sua redação.
    – Seja mais objetivo nas suas palavras e/ou frases. Quando mais objetivo você for, mais chance você tem de tirar notas melhores.
    – Sempre quando for expor algum dado em sua redação, procure colocar a fonte, porque se não fica um tópico frasal solto,ou seja, FAMOSO ”FIO SOLTO”. Não deixa muito claro, a sua argumentação.
    – CUIDADO com o uso das crases, conjunções verbais…

    Você escreve muito bem, Parabéns! Boa introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Sucesso ^_^

    • 1
  3. oii, vou deixar observaçoes em maiuscula

    No início do século XX, houve, no Rio de Janeiro, a chamada Revolta da Vacina, movimento de contestação da população devido ao uso obrigatório das vacinas, por causa da epidemia de varíola na cidade. UM POUCO LONGO ESSA INTRODUÇÃO E COM VARIAS VIRGULAS, TENTE TROCAR A ORDEM DA FRASE POIS PODE EXCLUIR ALGUMAS VIRGULAS ; ) …. estes circularem e(, também,) EU CORTARIA ESSA PARTE por causa da falta de estímulo do Estado. Logo, faz-se necessário discutir sobre o tema e desafios a serem superados.

    Com isso, surgiu o movimento “anti-vacina”, que prega o não uso desses agentes, o qual possui muitos adeptos. MUITO BOM TER RELACIONADO, ESSE ARGUMENTO REMETE HISTORIA, MAAAS ESTÁ UM POUCO INCOERENTE POIS VEJA: o movimento anti vacina decorreu quando o governo nao explicou o que era uma vacina quando ela surgiu, simplesmente invadiam casas com o exercito e os medicos e pronto. Imagine quem nao tinha conhecimento e levou aquele susto! depois sim, o governo explicou e pronto, começaram a vacinação de forma decente. Enfim, só reflexao, mas com poucas linhas que escrevi vc poderia fazer um boom nesse desenvolvimento que permaneceu fraco

    Em consequência disso, problemas têm aparecido no país na atualidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados novos casos de sarampo desde 2018, QUANTOS CASOS? QUE PORCENTAGEM? PONTO FINAL + CONECTIVO E COMEÇA OUTRO PERIODO após tal doença ter sido considerada erradicada, sendo um dos principais motivos a COM CRASE baixa vacinação. Com isso, fica evidente a necessidade de ações que visem a mudar esse cenário PQ?. Nessa perspectiva, as mídias podem ser de suma importância PQ? PRA QUE? COMO?, pelo fato de seu alto poder de persuasão EM BENEFICIO DE QUE?
    TENTE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS PARA NAO FICAR FRASES SOLTAS LARGADAS DE QUALQUER JEITO AI.

    Ministério da Saúde AGENTE, junto à Mídia, alertar a população sobre a importância do uso desse agente defensor AÇAO, mediante propagandas que chamem a atenção CATIVEM TALVEZ ? MELHOR? SIM , NAO do público e que, também, cheguem a todas as gerações MODO — de crianças a idosos DETALHAMENTO—, a fim de que o uso desse DESSE OQ? possa ser mais abundante no país TERIA A FINALIDADE. Outrossim, os mesmos anúncios também REPETIÇÃO COM ESSE TBM VIU KKKKK podem incentivar a sociedade a não acreditar em simples …

    • 1
  4. • Introdução: Está excelente com os argumentos e tese apresentados ;
    •Desenvolvimentos: Argumentos bons e bem desenvolvidos ;
    •Conclusão: Faltou o modo/meio.
    COMPETÊNCIA 1 (200):
    – Uso da norma culta e poucos desvios;
    COMPETÊNCIA 2 (200):
    -Repertório bom e dentro do tema;
    COMPETÊNCIA 3 (200):
    – Redação com projeto de texto;
    – Desenvolvimento das informações apresentadas;
    COMPETÊNCIA 4 (200):
    – Uso de conectivos;
    – Poucas repetições;
    COMPETÊNCIA 5 (160):
    – Apresentou 4 dos 5 elementos;

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.