Desafios para a ressocialização de detentos

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A série “Segunda Chamada”, produzida pela Rede Globo, em um de seus episódios aborda as dificuldades de uma detenta para se ressocializar na sociedade. De maneira análoga a história da série, muitos detentos sofrem para se ressocializar novamente. Isso se deve, majoritariamente, pela passividade dos governantes e pelo preconceito social provindo da sociedade.

 

Sob esse viés, convém analisar de que maneira a postura dos governantes influencia no entrave. De acordo a constituição brasileira de 1988, conhecida como cidadã, é dever do Estado fornecer princípios básicos e inalienáveis aos indivíduos de maneira igualitária. Entretanto, ao observar os desafios enfrentados por ex-detentos na reinserção à sociedade, percebe-se que o ideal da carta Magna não é respeitado. Por conseguinte, os governantes não investem de forma efetiva para a ressocialização de detentos, o que acarreta na repercussão da reincidência e desprestígio das normas legais referidas.

 

Ademais, outro fator a salientar é o preconceito social enfrentado pelos detentos. Segundo o ator Paulo Autran: “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida”. Isso decorre, principalmente, pela falta de conhecimento advinda de grande parte da população. Nesse sentido, a educação é o meio fundamental para o combate ao preconceito. Logo, devido à carência dessa educação originando o preconceito, os detentos optam por se desintegrarem da sociedade.

 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a participação social no processo de ressocialização de detentos. Assim, sugere-se que o Governo Federal, na figura do Ministério Público, realize projetos de ressocialização de detentos, por meio de novos empregos e ONG´s acolhedoras, a fim de facilitar o processo de reinserção do indivíduo. Além disso, o Ministério da Educação deve suceder projetos de conscientização no ambiente escolar, através de palestras e debates mostrando a importância de se acolher detentos na sociedade. Dessa forma, espera-se que a população entenda o significado negativo do preconceito social, com o fito de diminuí-lo na contemporaneidade e impedir que assim como na série “Segunda Chamada” detentos sofram com a ressocialização.

Por favor, se puderem dar nota por competência. Obrigada!

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1 Correção

  1. Olá Dhamys, como vai?
    *Na introdução você apresenta bem o tema com uma outra área do conhecimento (OAC) pertinente, problematiza e apresenta a tese, ou seja você cumpre a cartilha de uma boa introdução, mostra que tem um projeto de texto o que é ótimo pra competência 3. Então parabéns pela introdução, apenas algumas objeções: cuidado com o uso da palavra “história” para se referir a enredos ficcionais. É preferível a palavra “estória”. Há uma diferença fundamental entre ambas: História trata de fatos reais que aconteceram, enquanto estória designa acontecimentos fictícios. Cuidado com a repetição da palavra “ressocializar”. Sugiro que antes que começar a escrever você faça uma paráfrase das palavras principais do tema. Em “de maneira análoga a história” o “a” é craseado.
    *No D1 você argumentou muito bem, trouxe novamente uma OAC produtiva, cumpriu o argumento da tese, e adorei seu fechamento reforçando o tópico frasal. Apenas uma objeção: você argumentou dizendo que os detentos não têm os seus direitos sociais assegurados, e em seguida vc inicia o outro período com “Por conseguinte”, sendo q o motivo dos políticos não investirem é a causa do problema e não a consequência. Então no lugar de “por conseguinte” deveria haver um “Isso é resultado”.
    *No D2 vc novamente faz uma ótima argumentação, usa uma citação para embasar, e tem um parágrafo coeso. Única objeção: a palavra “desintegrar” pode soar um tanto imprecisa. Sugiro palavras mais objetivas como “dissociar”.
    *Na Pi eu encontrei os 5 elementos mas tome muito cuidado no uso do detalhamento do agente, pois o corretor pode achar que é apenas uma parceria para a ação. Mas lógico, não são todos que pensam assim, mas sugiro que busque detalhar ou o meio ou a ação. E também tome muito cuidado com o uso do “através” para indicar meio, pois “através” significa “atravessar” algo, e corretores mais rígidos podem ter isso como erro. Sugiro “por intermédio”, “mediante” etc
    notas:
    C1: 160 (encontrei mais de dois desvios gramaticais, mas não comprometem o sentido do texto)
    C2: 200 (OAC produtiva, é um texto diss-arg, fala do tema)
    C3: 200 (argumenta muito bem, tem um projeto de texto)
    C4: 160 (uso incorreto do conectivo “por conseguinte”)
    C5: 200 (tem os 5 elementos)
    total: 920
    Nota maravilhosa, parabéns pelo texto, percebo que você tem tudo pra mandar bem na red do enem. Perdão pela demora e pela correção prolixa, parabéns novamente e sigamos progredindo :)

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