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Desafios para a redução da desigualdade entre as regiões no Brasil

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“Por cima das casas,cal \ Frutas em qualquer quintal\ Peitos fartos,filhos fortes\ Em todas as mesas,pão” . Esse trecho da música “Vilarejo” da cantora Marisa Monte idealiza um mundo livre dos males gerados pela fome e pela pobreza. Todavia,no Brasil,essa canção é muito irreal,pois,no país,há a predominância da desigualdade regional,a qual retira de tantas pessoas a chance de ter uma vida digna. Desse modo,os principais desafios para reduzir esse problema são o acesso desigual à educação e a persistência da miséria.

Nesse sentido,cita-se a Carta Magna de 1988,que garante aos brasileiros o direito à educação. Entretanto,avaliando a enorme discrepância entre as regiões nacionais quanto à inclusão ao processo educacional,nota-se que diversos cidadãos não acessam esse bem constitucional,porque grande parte deles vivem em locais,onde faltam escolas e o trabalho é a única fonte rentável de sustento familiar. Então,fica explícito a falta de igualdade no acesso à informação na sociedade,já que,conforme a reportagem global “Desigualdades regionais no Brasil”,muitas populações nordestinas não desfrutam de um ensino de qualidade enquanto,para muitos sulistas,esse principio se trata de um enorme privilégio.

Ademais,segundo o ativista Martin Luther King,a injustiça,em qualquer lugar,é um retrocesso social. Logo,o Brasil é bastante atrasado ao se notar o seu persistente quadro de miséria em certos lugares,visto que ele é causado devido,sobretudo,à falta de planejamento de certas cidades ou partes delas ,onde áreas de moradias e de lazer são más distribuídas ou más construídas às populações mais pobres. Sob essa óptica, esse cenário de calamidade é incoerente,diante de uma nação,cujo lema de sua bandeira principal é “Ordem e progresso”.

Portanto,o Ministério da Cidade junto ao MEC deve exigir as prefeituras a construir escolas públicas e de qualidades em distintos pontos das regiões do Brasil [ áreas urbanas e rurais],por meio do investimento em profissionais capacitados em alfabetizar e transmitir diferentes conhecimentos aos alunos. Posto isso,essa ação será tomada,a fim de reduzir as desigualdades regionais no país.

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7 Correções

  1. Olá, Vitor! Como pediu, vim corrigir, e se tiver algum erro me comunica, ta? :)

    INTRO
    –> isole “da cantora Marisa Monte” entre vírgulas, por se tratar de aposto
    –> redundância: “Todavia,no Brasil,” e “pois,no país”, se você já tinha especificado que ocorria no Brasil, não precisava falar isso de novo
    –> citação perfeitamente contextualizada à tese, além de ser algo fora do senso comum, o que chama a atenção do corretor já de cara
    –> respeitou a estrutura padrão e trouxe uma tese de 2 argumentos, que serve de norte para os corretores

    D1 [acesso desigual à educação]
    –> retire a vírgula após “1988”
    –> retire a vírgula após “vivem em locais”
    –> na passagem “falta de igualdade no acesso à informação na sociedade” aconselho a reavalia-la, pois ‘acesso à informação’ volta-se mais para o sentido de mídia, e não da escola em si. De qualquer forma, acredito que não está errada, devido ao contexto, mas uma reformulação desta cairia melhor
    –> quanto a sua argumentação/problematização, ficou bastante desenvolvida aliada ao repertório que você trouxe, pois você debateu em cima de um ponto de vista e ainda trouxe exemplos/citações, o que valorizou ainda mais o seu posicionamento
    –> quanto à estruturação, percebi que você gosta de trabalhar com 2 repertórios em cada parágrafo de desenvolvimento: um no tópico frasal e outro na afirmação. Em tempos normais eu não aconselharia isso, mas você soube desenvolver bem ambos repertórios, no quesito argumentativo, agora, voltando para a estruturação, houve falha, pois você acabou não trazendo a tese de fechamento, isto é, a sua opinião final, em vez disso, você finalizou o parágrafo argumentando em cima de uma citação, o que não é aconselhável a se fazer.

    D2 [persistência da miséria]
    –> erros na colocação da virgula no ultimo periodo
    –> ja neste parágrafo acredito que você poderia ter feito uma maior abordagem quanto a problemática da miséria, uma vez que esta é bastante abrangente e você mais focou no quesito moradias, o que não está errado, mas devido ao que você trouxe na introdução como uma problemática “persistência da miséria”, era de se esperar uma abordagem mais ampla, em vez de uma superficial.
    –> você finalizou o parágrafo com uma citação (da bandeira) mas, ao contrario do D1, foi incorpora-la a sua opinião, obedecendo a estrutura modelo-padrão

    CONCLUSÃO
    –>ação: exigir as prefeituras a construir escolas públicas e de qualidades
    –>agente: Ministério da Cidade junto ao MEC
    –>meio: por meio do investimento em profissionais capacitados em alfabetizar e transmitir diferentes conhecimentos aos alunos
    –>finalidade: a fim de reduzir as desigualdades regionais no país.
    –>detalhamento: áreas urbanas e rurais

    –> isole “junto ao MEC” entre virgulas
    –> ausência de crase: “as prefeituras” (às)
    –> erro de concordância: “prefeituras a construir” (construirem)
    –> retire a vírgula após “será tomada”
    –> não trouxe uma retomada a partes do texto

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 840 [representativa]

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  2. Boa noite!
    Olha você escreve bem, porém deve ver exemplos de redações notas mil e também entre lá no meu canal no youtube que tem umas redações completas…

    Sua introdução está boa, porém alguns erros de digitação e concordância;

    Desenvolvimentos bons, porém ficou faltando ser mais completo em suas explicações e ser mais crítico nos desfechos finais;

    A intervenção está incompleta, pois precisa ter: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO….

    ========================================

    C1 = 160
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 180 ====================== 880 PONTOS

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  3. C1: 160 (a banca do Enem só dá 120 se houver erros de truncamento ou justaposição de períodos (separação errada das frases por pontos ao envez de vírgulas e visce-versa) aliados a erros gramaticais. Não vi esses erros na sua redação, então é 160 mesmo
    C2: 160 : elucide mais o tema na introdução, você fala que existe desigualdade, mas não explicita que é entre as regiões do Brasil e, você foge um pouco do tipo dissertativo argumentativo quando faz “metalinguagem” do tipo : cita-se a Carta Magna ou dessa forma os desafios são, meio que você tá falando com o corretor que tá citando ou que está apresentando os problemas, e isso deveria ser feito de forma mais natural nesse tipo de texto. Não diga que está citando, apenas cite, ou não diga : esses são os problemas, diga que existem problemas e eles são tais. Do jeito que você escreveu parece que você escreve já sabendo que quem vai ler sua redação sabe que o você vai apresentar problemas tais e sim, o corretor sabe que você vai falsr disso, mas você não pode fazer isso dessa forma, imagine que o corretor é uma pessoa alheia quando for escrever a introdução. Ah, e evite colocar textos em verso diretamente, é estilísticamente feio e também tira pontos dessa competência dependendo do corretor. Você poderia dizer “segundo a letra da música de tal pessoa o Brasil é alegre…” todavia….,
    C3: 160, os repertórios são relacionados ao Brasil, tente relacioná-los mais ao tema, e porque você fez aquela comparação entre sudeste e nordeste no D1?apresente a fonte do que você falou, principalmente em casos assim pois isso foi pode ser interpretado como pura xenofobia, uma vez que o nordeste possui o estado com a melhor rede pública de ensino ( Ceará),entao deixe isso mais sólido falando por exemplo que o Maranhão possui a pior educação pública do país no ano tal, segundo tal fonte.

    C4: 200
    C5: 120

    Sua conclusão só tem 3 elementos : agente, ação, meio

    Sempre que quiser colocar um detalhamento, a fim de evitar equívocos de correção, coloque esse detalhamento ou entre travessões ou em outros período ” o MEC deve fazer tal por meio de tal objetivando tal. Tal ação deve ser feita…” ou então coloque “o MEC deve fazer tal, por exemplo :tal”, se o detalhamento estiver “misturado” à ação, ele não passa de uma parte da ação, e não o detalhamento.

    Existe uma tentativa de colocar uma finalidade no final mas essa finalidade é inválida como elemento porque ela não resolve seus argumentos da tese, ela só resolve o problema todo do tema, sua finalidade deveria ser algo que resolva a miséria e o acesso desigual à educação para aí sim resolver a problemática maior.

    Nota: 800

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  4. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
    Nota final: 840

    Obs: Tome cuidado com regras básicas de pontuação e ortografia. Também revise regras sobre ordem sintática e regência verbal. Busque variar um pouco mais no repertório sociocultural, trazendo dados estatísticos e citações de especialistas na área. Perceba, para sustentar seus argumentos, você utilizou por exemplo, o trecho de uma música e uma frase de uma personalidade histórica, o que de fato é muito positivo ao texto, mas variar em relação ao tipo de argumentação também seria interessante. Sobre a proposta de intervenção, faltou explicar a finalidade do projeto e detalhar com maior especificidade. Evite começar o último parágrafo com a sua proposta de intervenção já incisiva. Ao invés disso, tente contextualizar mais uma vez para situar o leitor. Ex: “Portanto, diante de uma realidade de disparidades econômicas e desigualdade sociais, o Ministério da cidade…”. Não esqueça também de retomar a tese. Essa retomada pode inclusive ajudar na progressão textual. No mais, parabéns pela estruturação do seu texto e pela coerência de ideias.

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  5. C1: 120. Cuidado com as vírgulas e com a coerência textual;
    C2: 200!
    C3: 200!
    C4: 200!
    C5: 160. Senti falta do detalhamento.

    Total: 880.

    Dica: senti que você se alongou muito na introdução e isso lhe tirou um pouco do espaço para a conclusão, mas, lembre-se: os cinco pontos obrigatórios (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento) já lhe garantem 200 pontos. Seja mais cuidadoso(a) na competência 5 e estará quase perfeito.

    Parabéns! Se puder, corrija a minha de volta. Obrigada :)

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  6. Por cima das casas,cal \ Frutas em qualquer quintal\ Peitos fartos,filhos fortes\ Em todas as mesas,pão” . Esse trecho da música “Vilarejo” da cantora Marisa Monte idealiza um mundo livre dos males gerados pela fome e pela pobreza. Todavia,no Brasil,essa canção é muito irreal,pois,no país,há a predominância da desigualdade regional,a qual retira de tantas pessoas a chance de ter uma vida digna. Desse modo,os principais desafios para reduzir esse problema são o acesso desigual à educação e a persistência da miséria.

    Nesse sentido,cita-se a Carta Magna de 1988,que garante aos brasileiros o direito à educação. Entretanto,avaliando a enorme discrepância entre as regiões nacionais quanto à inclusão ao processo educacional,nota-se que diversos cidadãos não acessam esse bem constitucional,porque grande parte deles vivem em locais,onde faltam escolas e o trabalho é a única fonte rentável de sustento familiar. Então,fica explícito a falta de igualdade no acesso à informação na sociedade,já que,conforme a reportagem global “Desigualdades regionais no Brasil”,muitas populações nordestinas não desfrutam de um ensino de qualidade enquanto,para muitos sulistas,esse principio se trata de um enorme privilégio.

    Ademais,segundo o ativista Martin Luther King,a injustiça,em qualquer lugar,é um retrocesso social. Logo,o Brasil é bastante atrasado ao se notar o seu persistente quadro de miséria em certos lugares,visto que ele é causado devido,sobretudo,à falta de planejamento de certas cidades ou partes delas ,onde áreas de moradias e de lazer são más distribuídas ou más construídas às populações mais pobres. Sob essa óptica, esse cenário de calamidade é incoerente,diante de uma nação,cujo lema de sua bandeira principal é “Ordem e progresso”.

    Portanto,o Ministério da Cidade junto ao MEC deve exigir as prefeituras a construir escolas públicas e de qualidades em distintos pontos das regiões do Brasil [ áreas urbanas e rurais],por meio do investimento em profissionais capacitados em alfabetizar e transmitir diferentes conhecimentos aos alunos. Posto isso,essa ação será tomada,a fim de reduzir as desigualdades regionais no país.

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  7. Parabéns pela redação e a dica é assistir vídeos no YouTube sobre correção para você aprender mais sobre as exigências do enem.
    Pontos nas competências:
    1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase. Nota: 120
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente. Nota: 120
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto. Nota: 120
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. Nota: 160
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos. Nota: 160
    Continue treinando e sucesso!

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