Iniciante

Desafios para a proteção da População LGBTQ+

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Segundo a Constituição de 1988, no artigo 5°, está prevista a igualdade entre os cidadãos e, também, o repúdio a qualquer preconceito no Brasil. Entretanto, o que se tem na realidade é incoerente a essas leis, pois é alta tanto a desigualdade quanto a discriminação. Dentre as minorias afetadas por isto, é possível lembrar a população LGBTQ+, que, desde muito tempo, sofre na sociedade, sendo vítima de violência moral e até mesmo física. Logo, faz-se necessário analisar esta problemática e destacar como um grande desafio a formação sócio – educacional.

Primeiramente, é necessário falar sobre uma das principais causas da vulnerabilidade dos LGBTQ+, que é a formação sócio – educacional. Com isso, indivíduos são ensinados, desde cedo, sobre a imoralidade dessa população, além do repúdio social — que inclui os preconceitos. Nesse sentido, tal cenário vai de encontro com o princípio de igualdade, do filósofo John Rawls, em que quanto maior a discrepância entre classes e povos, menor será a isonomia, o que deixa claro a grande desigualdade de gênero no país.

Em consequência disso, problemas graves são enfrentados por esse grupo na atualidade. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, somente em 2017, havia 1 morte a cada 20 horas, aproximadamente, no país, o que deixa evidente a alta vulnerabilidade que se encontra esse povo. Logo, faz-se necessário que o Estado aja, a partir do que está previsto na Constituição, a fim de mudar esse cenário.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para que seja melhorada tanto a proteção quanto a situação dos LGBTQ+ no Brasil. Para isso, cabe ao Estado, junto ao MEC, investir na educação, o qual modela conhecimentos e condutas na sociedade, ao repúdio à homofobia, através de aulas lúdicas e palestras, desde cedo na vida estudantil, a fim de que a vulnerabilidade desse grupo seja diminuída. Para que, assim, em um futuro próximo, a realidade hodierna possa ser mudada e a máxima defendida na Constituição possa ter mais alcance prático.

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4 Correções

  1. Nota. 1 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 140 – O candidato desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 03 – 120 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 04 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

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  2. Bom dia Rodrigo, tudo bem?
    Vou fazer um comentário geral no final, mas vou também apontar seus erros por competência, para melhor estudo do seu texto.

    C1: 200
    – Não encontrei nenhum erro gramatical
    C2: 200
    – Em relação ao tema, você não cometeu nenhum tipo de fuga ao tema
    – O seu repertório (Constituição, Dados do Grupo Gay da Bahia e o filósofo Jown Rawls) foi bastante rico e bem colocado
    C3: 40
    – Você na introdução não deixou claro os seus argumentos
    – No seu texto todo, só vejo um argumento, localizado no desenvolvimento 1, que é a precária formação socio-educacional desse grupo. Entretanto, você precisa trazer mais um argumento no seu Desenvolvimento 2, que você não trouxe
    – Você precisa citar todos os seus argumentos na introdução de forma superficial (você não fez isso)
    – Houve repetição de elemento coesivo, o que não deve acontecer ( o “logo” foi usado duas vezes e o “segundo” também – use sinônimos que podem ser encontrados no site sinonimos.com.br)
    – Esse não foi um erro em sí, mas como você deveria ter trazido dois argumentos, você precisa apresentar solução para ambos.
    – No desenvolvimento 2, sua argumentação foi bastante superficial (deveria ter argumentado mais)
    C4: 160
    – No desenvolvimento 2, não se deve usar o “em consequência disso”. Você está iniciando um parágrafo que deveria trazer um novo argumento, e não retomar um argumento antigo
    – Na conclusão, o uso do “através de” (dê uma pesquisada depois do porque está errado) está errado, substitua por “por meio de” ou “mediante”
    C5: 160
    – Em uma conclusão, para obter nota máxima, deve conter os seguintes elementos: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e efeito. No seu texto, a conclusão não apresenta um detalhamento, o que fez você perder 40 pontos.

    —comentário geral—

    Sua redação poderia ter sido melhor, mas você não deve se desanimar. Verifique os erros cometidos para assim você avançar na qualidade da sua redação e obter uma nota melhor, apesar de sua nota ter sido boa (nota final: 760)

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  3. Redação perfeita! Conseguiu defender os dois pontos abordados na introdução e abordou todos os critérios do texto dissertativo argumentativo.
    Dicas:
    Na parte: “o que deixa evidente a alta vulnerabilidade que se encontra esse povo. Logo, faz-se necessário que o”. Você repetiu o “que” três vezes e poderia ser evitado, mesmo que com a correção do enem poderiam deixar passar porque foi só esse erro, tome cuidado, se fosse no meu caso formulária a frase assim: o que deixa evidente a alta vulnerabilidade encontrada nesse povo. Logo, faz-se necessário que o….”
    E na parte da conclusão faltou fazer um “mini resumo” do que seu texto aborda.
    Mas tirando isso, sua redação esta incrível, com certeza iria tirar uma nota alta.

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  4. Uau… Parabéns pela redação. Na introdução faz logo uma bela citação, depreende-se logo então certo conhecimento acerca do tema. Tem uma boa distinção entre os parágrafos, coerência /coesão, respalda bem todas as palavras.Uma dica:na conclusão,mnão utilize só o Estado como agente principal, tente utilizar os Ministérios responsáveis por tal área, etc. Mas de qualquer forma, parabéns e continue treinando.

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