Desafios para a proteção da infância e da adolescência no Brasil

  • 0

       No documentário “Morri na maré”, de 2014, é retratada a realidade de crianças e adolescentes que residem na favela Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, que enfrentam grandes dificuldades convivendo com a violência, troca  de tiros entre os moradores do complexo e a polícia, além do aliciamento ao crime. Nesse cenário, é perceptível que o atual corpo social brasileiro não reverteu essa problemática, tendo em vista que as favelas continuam à margem da sociedade. Dessa forma, é necessário adotar medidas capazes de proteger os jovens dessa triste realidade.

       Constata-se, a princípio, que, segundo o Artigo 227º da Constituição Federal, é  um dever assegurar com prioridade às crianças e adolescentes, o direito à vida, à saúde e à alimentação. Contudo, nota-se que não há o pleno exercício da Lei ao observar que o homicídio cresceu em 47% nos últimos 10 anos no Brasil, conforme dados do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância. Esse infeliz cenário está fortemente atrelado ao fato de que  a mídia não demonstra com clareza e veracidade as condições de vida que essa parcela da sociedade suporta, perpetuando, assim, uma realidade de exclusão social.

       Ressalta-se, ademais, que a questão social desses indivíduos vai muito mais longe, pois a existência de uma lei que não está em prática e as deixa em situação de abandono, traz consequências na vida adulta desses adolescentes, como a criação de transtornos mentais, a falta de perspectiva de um futuro sólido, devido ao fato de não saberem se ainda sobreviverão até a fase adulta. Nesse contexto, é possível comparar a atualidade ao cenário do Brasil de 1995 descrito por Maria Carolina de Jesus em seu livro “Quarto de despejo”, o qual critica o Estado pela sua negligência aos moradores das favelas e a falta de uma infância às crianças. Dessa forma, conforme relatado, os jovens vêm sofrendo indiligência continuamente durante os anos.

       Tendo em vista que foi discutido, é necessário, portanto, que os governos estaduais juntamente ao Poder Legislativo, por meio de investimentos financeiros e endurecimento das leis, promovam programas públicos, as crianças e adolescentes com atividades educativas em locais marginalizados. Além disso, paralelamente, é necessário a mídia relatar a verdadeira situação do Brasil realizando, dessa forma, que a população cumpra seu papel em garantir o bem-estar dessa camada social. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para uma realidade diferente da retratada por Maria Carolina de Jesus.

Compartilhar

3 Correções

  1. HASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHDHASHD

    • 0
  2. 1 -pg :Não é necessário o uso de aspas para título. Interessante a citação do documentário, porém acredito que você poderia construir de outra forma, tendo em vista a busca pela coesão do texto. Exemplo: “No documentário Morri na Maré, produção de 2014, a realidade das crianças moradoras do Complexo carioca da Maré é retratada, isto é, situações repletas de trocas de tiros, etc etc etc…”

    2pg: A utilização de dados é de suma importância para o favorecimento de ser argumento, muito bacana. Entretanto a palavra “Infeliz”, empregada durante o parágrafo, prejudica o caráter imparcial da redação – característico da dissertação argumentativa.

    3pg: “Resalta-se, ademais” colocado dessa forma prejudica a fluidez da leitura, entende?
    “as deixa em situação..” as quem? se for retomada de “indivíduos” então deveria ser “os deixa”. Bacana a citação do livro. Mas cuidado cm a estruturação do parágrafo, tente ver alguns exemplos de redações.
    4pg: A conclusão bem detalhada é um aspecto muito legal, parabéns. Mas cuidado com o uso das conjunções, porque elas podem atrapalhar a fluidez da leitura.

    • 0
  3. Olá, na intro ficou sem sentido vc dizer “morri na maré”, de 2014… Dá a entender que o autor é 2024.
    _________________________________________________________—______________________________________________________________________________________________________________________________________________———————————————————————————————-
    Nota:690

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.